5 Dicas para Fazer um Macarrão Delicioso – E-glu

5 dicas para fazer um macarrão delicioso

Por

Isaura Naffin

5 Dicas Fazer Macarrão Saboroso

Faça um macarrão delicioso – Disponibilizado por cocoparisienne em https://pixabay.com

Quem não gosta de um prato quentinho de macarrão? Ainda mais nesse frio! Para deixar seu almoço ou jantar ainda mais delicioso, reunimos alguns segredinhos simples, mas que fazem toda a diferença na hora do preparo.

1- Descubra a medida correta de macarrão para cada pessoa

Vai fazer uma macarronada somente para você ou para uma galera? Saiba que o cálculo aproximado é de 100 gramas por pessoa, então um pacote de meio quilo de massa alimenta até 5 pessoas.

2- Utilize uma panela com tamanho adequado

Ao cozinhar o macarrão, é de suma importância levar em consideração o tamanho da panela, que deve ser mais alta do que larga. Considere 1 litro de água para cada 100 gramas, utilizando uma panela que comporte a quantidade que vai fazer. Assim, você evita que a massa grude ou não cozinhe corretamente, além de evitar respingos de água fervida por todo o fogão.

Tipos Macarrão

Tipos de macarrão – Disponibilizado por RitaE em https://pixabay.com

3- Tempo de cozimento ideal

O cozimento do macarrão é um dos pontos importantes para garantir o sabor dessa delícia. Tenha como referência o tempo de cozimento indicado pelo fabricante. O “al dente” é o modo que geralmente as pessoas mais gostam.

Para saber quando está nesse ponto, retire um pedaço da massa que está sendo cozida e morda, ela deve oferecer alguma resistência ao ser mordida, sem derreter facilmente ou ficar pegajosa.

4- Não é necessário utilizar azeite

Tem o costume de adicionar um fio de óleo ou azeite durante o cozimento da massa? Isso é desnecessário! Porque o óleo cria uma película/, o que dificulta que o molho penetre no macarrão, deixando-o mais pesado e interferindo no sabor.

Outra coisa, ao escolher o molho, leve em consideração o tipo de massa, as simples ficam ótimas com molhos mais elaborados, enquanto que as recheadas ficam melhores com molhos mais comuns, como exemplo, ao sugo.

5- Não precisa lavar a massa, se for comer o macarrão logo

Após a massa chegar ao ponto ideal de cozimento, não precisa lavar o macarrão se servi-lo logo em seguida. Somente é preciso escorrê-lo e misturá-lo ao molho. Mas, se for comer somente depois de um tempo, opte por lavá-lo em água corrente, interrompendo assim a cocção.

Hummm, deu até uma fominha! Siga as dicas e venha compartilhar com a gente se a sua macarronada ficou ainda mais saborosa. Conte-nos a sua experiência!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página