Qual o celular perfeito para você?

Com a grande variedade que existe de telefones celulares, uma questão reside na cabeça de muitos consumidores: qual é o melhor telefone celular? Além da diferença entre cada modelo, dentro da telefonia móvel há subcategorias de produtos, cada uma dirigida para um público e, por conta disso, é preciso ter um entendimento do que cada um representa antes de escolher um aparelho.

Dos mais simples, com recursos suficientes para ligar, aos mais elaborados, com funções dignas de computadores de bolso para o acesso à internet, os telefones celulares acabaram saindo da tarefa de comunicação via voz para o mote “conectar pessoas”.

Quer descobrir qual é o ideal para você? O E-Glu do Pinguim vai ajudá-lo!

Os modelos mais básicos

Os modelos básicos

Quem pretende usar um telefone para ligações, pode contar com os modelos mais comuns de aparelho. Há uma infinidade de modelos das mais variadas marcas e de faixas de preço que vão desde os celulares mais baratos até alternativas um pouco mais caras.

Todos os aparelhos são capazes de ligar, possuem agenda de contatos, capacidade de envio de mensagens de texto SMS (e a maioria envia também mensagens MMS) e recursos comuns como alarme, relógio e calendário. Um telefone desses tem como vantagem, também, a simplicidade de uso, sendo ideal para quem não quer perder tempo aprendendo a usar um telefone.

Para o público mais exigente, ainda dentro dos telefones mais básicos, existe o que muitos chamam de “feature phones”. Esse tipo de aparelho oferece mais recursos, alguns deles com câmera digital, sintonizador de TV (analógico e digital), outros com GPS, conexão à internet Wi-Fi e 3G, tocador de MP3 ou rádio FM.

Nessa categoria também se encontra os telefones dual chip, uma conveniência para quem quer ter dois números em um mesmo dispositivo, seja para separar a vida pessoal da profissional sem precisar de dois celulares, seja para aproveitar as promoções de duas operadoras diferentes. Dois chips não são suficientes? Existem versões de três chips e até quatro chips!

Celulares inteligentes

Qual o celular perfeito para você?

Quando a internet para telefones celulares começou a surgir, viabilizou-se a criação de um outro tipo de aparelho. Os smartphones, que na tradução livre seriam como “telefones inteligentes”, e que tem como objetivo mantê-lo conectado à internet o tempo todo.

Os smartphones trocaram a função principal do telefone, de chamada por voz, pela praticidade de ter no seu bolso suas redes sociais preferidas (imagine só ter Facebook, Orkut e Twitter na hora que quiser!), seu email sempre atualizado e acesso aos seus programas de comunicação mais práticos, como MSN, Skype e Google Talk sempre à mão. São também ótimos aparelhos para reprodução multimídia, como músicas, vídeos e fotografias.

Mas, em contrapartida, são aparelhos mais caros e dependem de um custo extra para que todas as suas funções sejam aproveitadas. Aparelhos com conexão 3G dependem da contratação de planos de dado assinados mensalmente (verifique taxas, condições de uso e disponibilidade com a sua operadora).

Alternativamente, se você quiser um smartphone mas não concorda com a contratação de pacotes de dados, pode usar a placa de rede Wi-Fi que costuma ser embutida nesses aparelhos para acessar a internet a partir de sua casa (desde que você tenha, também, um roteador sem fio e um acesso à internet, é claro) ou de estabelecimentos comerciais espalhados pelo mundo inteiro.

Android X iPhone X Windows Phone

Qual o celular perfeito para você?

Não é só nas funções que os smartphones se parecem com computadores de bolso. Eles também são aparelhos com sistemas operacionais modernos, capazes de receber a instalação de uma vasta gama de aplicativos, que são transferidos via download pago ou gratuito a partir de lojas virtuais disponíveis no aparelho.

Fique atento para o fato de que existem, hoje, três principais sistemas portáteis. A Apple fabrica com exclusividade o iPhone, que utiliza o iOS. É o smartphone mais famoso do mundo e por isso atrai muitos desenvolvedores de aplicativos. A Google entrou no mercado com o seu Android, um sistema muito utilizado pelo fato de que é aberto e foi incluído em todo tipo de aparelho. São muitas as fabricantes que trabalham com esse sistema e, portanto, é boa a oferta de modelos disponíveis.

Por fim, a Microsoft entrou na disputa com o seu Windows Phone, integrado a outras soluções da empresa e que tem como diferencial a facilidade de uso e a integração a serviços como redes sociais, por exemplo.

Rádios Nextel 

Os aparelhos Nextel

Falamos de smartphones e de telefones celulares mais básicos, mas há ainda um segmento importante da telefonia móvel, que é o de rádios Nextel.

Essa tecnologia permite, além da ligação para telefones comuns, a comunicação via ondas de rádio com outros equipamentos Nextel. Mais barato para esse tipo de comunicação via rádio, é uma boa opção para empresas ou famílias que dependam de comunicação frequente.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página