Notas Olfativas de Perfumes: o que são? | Blog eGlu

Você saberia identificar as notas olfativas do seu perfume favorito?

Por

Indiana Braga

perfumes importados

Perfumes florais possuem uma ótima aceitação

Assim como a música, os perfumes se valem das notas para serem sentidos da maneira mais agradável, levando em consideração o gosto pessoal de cada indivíduo. Mas, enquanto as notas musicais totalizam sete, as notas de perfume utilizam dezenas de famílias olfativas para comporem as três categorias que formam o arranjo final do produto. Parece confuso? O Pontofrio descomplica pra você! Vem com a gente conhecer este universo de aromas, que você vai ver como é simples identificar os cheiros predominantes.

As notas olfativas nada mais são que a combinação equilibrada de substâncias aromáticas, responsáveis por doar ao perfume uma personalidade única. Categorizadas em 3 tipos, elas são disseminadas e percebidas pelas nossas narinas em momentos distintos, ou seja, as notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam, sendo elas: as de cabeça (também conhecidas como “saída” ou “topo”), as de coração (que podem ser chamadas como “meio” ou “corpo”) e as de fundo (também denominadas de “base”). Isso explica bastante o fato de as fragrâncias mudarem na nossa pele, à medida que o tempo passa.

Mas, antes de conhecermos cada nota e algumas das famílias olfativas, é importante ressaltar que os perfumes são compostos por óleos essenciais, também conhecidos como essência ou absoluto, extraídos da natureza ou fabricados sinteticamente. E que, durante o processo de fabricação, esses óleos são misturados à água e ao solvente (geralmente álcool), dando origem ao perfume que você tanto ama.

Agora sim, vamos aos tipos de notas e suas diferentes famílias: 

Notas olfativas de cabeça (topo ou saída)

perfume importado feminino

Notas de saída são as primeiras a atingirem o nosso olfato

Estas notas podem ser comparadas aos primeiros acordes de um perfume, pois são percebidas logo no primeiro contato com o produto. Mas, assim como são as primeiras a atingirem o nosso olfato, também evaporam com uma velocidade impressionante.

Por mais que sejam passageiras, as notas de saída não devem ser negligenciadas de maneira alguma, afinal a primeira impressão é a que fica. Quem nunca provou um perfume na loja, naqueles famosos papeizinhos, e achou o cheiro agressivo ou enjoativo e o descartou?

Logo, é extremamente importante que os fabricantes se atentem às combinações, para deixar sempre a melhor impressão. E as famílias que se apresentam de uma forma muita receptiva nesta categoria de nota de cabeça são os perfumes cítricos e as fragrâncias refrescantes.

Notas olfativas de coração (meio ou corpo)

perfumes doces

Notas florais combinam bastante com os românticos

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. Lembra-se dessa frase em O Pequeno Príncipe, aclamada obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry? Ela define muitíssimo bem as notas de meio, que são, de fato, a essência da fragrância, localizada exatamente na metade do processo de evaporação.

Por evaporarem mais lentamente, essas notas olfativas dão personalidade ao produto, apresentando-se realmente como o corpo da fragrância, a sua identidade. Elas chegam ao olfato logo após a evaporação das notas de cabeça, quando o perfume começa a ser absorvido pela pele.

Voltando ao caso do papelzinho da perfumaria: quem nunca o carregou na bolsa e, chegando em casa, sentiu o perfume novamente e teve uma nova percepção, acompanhada de uma agradável surpresa? Isso acontece porque as notas de coração são, geralmente, mais suaves e polidas, sendo muito bem representadas pelas famílias olfativas florais e as frutais adocicadas (não cítricas).

Notas olfativas de fundo (base)

perfume amadeirado

Perfumes amadeirados transmitem sofisticação e praticidade

É preciso ter em mente que cada nota existe para ser sentida em um momento predeterminado, motivo pelo qual as notas de fundo não podem ser antecipadas e nem atrasadas, por isso a necessidade de combinar as famílias adequadamente.

As notas de fundo ou de base aparecem na transição das notas de coração, sendo possível perceber as duas atuando conjuntamente, o que acaba sendo considerado o tema principal do perfume. Mas, são as notas de fundo que dão profundidade e solidez à fragrância, promovendo uma fixação muito mais duradoura.

Por serem derivadas de moléculas maiores e mais pesadas, essas notas olfativas evaporam mais lentamente, podendo perdurar por um longo período, inclusive na roupa. Perfumes dessa natureza costumam ter em sua composição substâncias integrantes das famílias amadeirada, oriental e especiarada (derivadas de especiarias).

E então, conseguimos ou não conseguimos descomplicar esse tema pra você? Agora, que já possui o conhecimento necessário para identificar cada nota olfativa, aproveite a variedade de perfumes disponível no Pontofrio e escolha a sua próxima fragrância!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página