Qual a melhor cadeira de escritório? | Blog eGlu

Cadeira de escritório: como escolher a correta?

Por

Samadi Coelho

cadeira escritório confortável horas de trabalho

Invista em cadeiras adequadas para longas horas de trabalho

Você já deve ter ouvido o quanto é importante manter a postura! Ao longo dos anos, a coluna vertebral pode começar a apresentar sinais de desconforto, principalmente em pessoas que trabalham muito tempo sentadas.

Por isso, a escolha correta da cadeira de escritório influencia diretamente na boa postura e bem-estar corporal, ou seja, a cadeira bem estruturada resulta em conforto e mais saúde.

Uma pesquisa do ergonomista norte-americano, E.R. Tichauer, revelou que uma cadeira adequada ao usuário acrescenta quarenta minutos produtivos em cada dia trabalhado. E faz sentido, uma pessoa que não se sente confortável na posição sentada tende a se levantar a todo instante para relaxar a musculatura.

Existem vários tipos de cadeiras de escritório no mercado, porém é necessário levar em conta a qualidade e o modo como se adéqua melhor ao seu corpo, evitando síndromes como a LER (lesão por esforço repetitivo).

Ergonomia

ergonomia postura certo errado coluna vertebral

A posição correta para não estressar os músculos e não danificar a coluna vertebral

Você sabia que as cadeiras de escritório não têm mais a função exclusiva de assento? Muito mais que isso, elas oferecem conforto e comodidade ao usuário, fornecendo condições ideais de trabalho.

A Norma Regulamentadora 17 (NR 17) estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características dos profissionais, proporcionando conforto, segurança e desempenho eficiente.

A cadeira de escritório deve apresentar obrigatoriamente encosto para o apoio da lombar, altura ajustável e pés para equilíbrio. Além disso, o apoio de braços é indispensável e o estofamento deve ser de material adequado.

A ergonomia garante a integração do usuário com o assento e para que isso aconteça, a cadeira deve apresentar as dimensões básicas para sustentar o corpo humano. Os joelhos têm que formar ângulo de 90º com a cintura, os pés devem ficar totalmente encostados no chão e os antebraços devem permanecer nos apoios laterais (para que fiquem confortáveis e, na hora de digitar, não fiquem com os punhos tensionados).

Material e Design

A superfície da cadeira deve ser de um material que permite a eliminação do suor nos locais que estiverem em contato corporal. Existem inúmeros materiais, dos mais tradicionais, como borracha, plástico e aço aos mais sofisticados, como bambu, alumínio ou fibra de carbono.

Entre tantas opções, escolha aquela que atenda às necessidades de comodidade e design. Por exemplo, em ambientes quentes, os materiais de panamá, camurça, couro ou gobelin não são indicados.

A cadeira com telinha de nylon é fácil de limpar e permite maior ventilação. O revestimento em couro, tanto sintético quanto natural, é muito bonito, confortável, fácil de limpar – basta um pano úmido, mas não oferece ventilação tão boa.

As cadeiras são partes importantes também na decoração do escritório. Afinal, requinte e ergonomia devem ser sempre considerados, aliando produtividade e estética no mesmo espaço.

Fabricadas em diversos estilos, as cadeiras ergonômicas contemplam todos os ambientes de trabalho, como executivo, home office e coworking (espaço com vários profissionais de áreas diferentes). Normalmente, são elaboradas para promover o conforto do usuário, mantendo a produtividade pessoal e evitando inúmeras pausas ao longo do expediente.

Já as cadeiras executivas são imponentes, confortáveis e perfeitas para cargos altos, passando uma imagem de formalidade e poder. Conhecidas como cadeiras presidente, elas são fabricadas em tonalidades escuras como carvalho escuro, marrom e preto.

Encosto

cadeira encosto alto confortável

Aposte em cadeiras com encostos altos e apoio à base do pescoço

Um dos grandes pontos de uma cadeira de escritório é oferecer uma boa sustentação do seu tronco. Um encosto com espuma ou mesmo em formato “L” sanfonado pode fazer toda a diferença no conforto e qualidade do seu cotidiano.

De acordo com a NR 17, o encosto deve ter largura mínima de 40cm e ajustável ao corpo com inclinação antero-posterior (de frente para trás). A regulagem da inclinação do encosto é muito importante para que se possa relaxar a musculatura, pois o usuário não consegue ficar por muito tempo na posição de 90º.

A regulagem da altura do encosto também permite proporcionar maior liberdade de movimentos, adequando-se integralmente à postura de cada pessoa.

Braços de apoio

O braço de uma cadeira de escritório tem como objetivo dar apoio à parte do antebraço e cotovelos, enquanto realiza o trabalho no computador, a fim de que haja um nivelamento do seu braço e sustentação para aliviar a tensão sobre os ombros e coluna vertebral.

Os apoios de braço devem ter regulagem de 20 a 25cm, a partir da superfície de assento. Fique atento às cadeiras com apoios de braço projetados para frente, pois podem encostar à mesa e comprometer a ergonomia.

Inclinação

cadeira relaxamento confortável alongar os músculos

Algumas cadeiras possuem o recurso de inclinação que permite dar aquela espreguiçada

A regulagem da inclinação do encosto também é muito importante para que se possa relaxar a musculatura, auxiliar na ergonomia e no conforto do usuário. Esse mecanismo, conhecido como relax, permite que o encosto se incline e a pressão seja ajustada entre o suave ou forte, de acordo com o peso da pessoa.

Esse sistema de regulagem, muito adotado por executivos, estica o corpo de vez em quando e mantém a coluna apoiada, ajudando a alongar os músculos das costas que ficam tensos após horas na mesma posição.

Regulagem de altura

A regulagem de altura é a mais comum nas cadeiras de escritório, geralmente fabricadas em aço com o acionamento à gás, esse mecanismo oferece um deslizamento mais suave na hora do ajuste.

Para melhor adaptação à altura do usuário, a regulagem deve ser ajustável entre 37 e 50cm com relação ao piso. É essencial que a sola dos pés esteja totalmente apoiada no chão e os joelhos a 90º.

De acordo com a norma regulamentadora, a densidade ideal do assento (base estofada) precisa estar entre 40kg/m3 e 50 kg/m3. Assim, o peso do profissional será distribuído de maneira uniforme sobre o assento, evitando pressão inadequada na região posterior da coxa e dos glúteos.

Rodinhas

cadeiras rodinha pés rodízio movimentação

As cadeiras devem ser giratórias para não torcer a coluna na hora de se movimentar

As cadeiras giratórias e com rodinhas são indicadas para profissionais que passam muito tempo em frente ao computador e precisam de mobilidade, sem levantar-se ou fazer movimentos que prejudiquem o corpo.

As cadeiras devem conter 5 pés com rodízios, permitindo a mobilidade mínima e, ao mesmo tempo, auxiliando na segurança do usuário em pequenos movimentos.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página