Dia Nacional das histórias em quadrinhos e a Turma da Mônica | Blog Eglu

30 de Janeiro – Dia nacional das histórias em quadrinhos. De Nhô Quim à Turma da Mônica

Por

Edevaldo Figueiredo

Dia nacional do quadrinho

História em Quadrinhos

Você sabia que o dia do quadrinho no Brasil é comemorado em 30 de janeiro? Sabe o motivo pela escolha dessa data? Se não sabe, tudo bem, nós vamos responder essas e outras questões a todos os fãs de HQs, e, em especial, fãs da Turma da Mônica.

De nacionalidade italiana e radicado brasileiro, foi com Angelo Agostini que tudo começou. Em 30 de janeiro de 1869, a sua história em quadrinhos chamada Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte foi publicada na revista Fluminense.

Assim como o pintor francês Jean-Baptiste Debret que retratou, em quadros, as suas andanças pelo Brasil Colonial nos anos de 1817, Agostini mostra em suas HQs, um importante período de transição do nosso País, a migração do homem do campo para a vida urbana.  Esse projeto foi tão importante para Angelo e a sociedade, que a partir de 30 de janeiro de 1984 foi instituído no Brasil o dia do quadrinho nacional.

Hoje em dia, composta basicamente por pequenas falas descritas em balõezinhos, onomatopeias que indicam sons, estrelas de tamanhos variados que remetem a dor, linhas que dão sequência à história e tiras que introduzem o narrador ao texto.

Presente em diversos países, as histórias em quadrinhos são chamadas de diversas formas pelo mundo afora. Nos Estados Unidos, por exemplo, elas foram batizadas de Comics devido aos seus primeiros textos terem uma pegada mais para o lado da comédia.

Seguindo agora pela Europa, a França adotou o nome de bandes-dessinées, pois eram publicadas em tiras ou bandes de jornal. Na Itália chama-se Fumetti, na Espanha é conhecida como Tebeo. No Brasil adotamos o nome de Gibi, isso graças a uma antiga revista de história em quadrinhos que foi lançada no país em 1939. Na época, a palavra Gibi significava moleque, negrinho, porém, com o tempo a palavra passou a ser associada aos HQs.

TURMA DA MÔNICA, O FENÔMENO BRASILEIRO DOS QUADRINHOS

gibi turma da mônica

Tirinha da Turma da Mônica

Considerada uma das histórias em quadrinhos brasileira de maior sucesso no País, tendo como idealizador o cartunista e empresário paulista Mauricio de Sousa, e no caminho para completar 60 anos de existência, os gibis da Turma da Mônica hoje são reconhecidos não somente no Brasil, mas em vários outros países.

Os primeiros desenhos feitos por Mauricio começaram a ser conhecidos através de tirinhas de jornal onde o cachorrinho Bidu e o pequeno aprendiz de cientista Franjinha eram os protagonistas. Mas foi após alguns anos desse projeto, que o formato conhecido atualmente iniciou a sua aparição. Vamos conhecer um pouco dos principais personagens da turma da Mônica?

MônicaNervosinha, baixinha e dentuça, ela  tem como melhor amigo o seu ursinho de pelúcia Sansão. Moradora do bairro do limoeiro, essa menina que adora se vestir de vermelho não guarda desaforo, principalmente quando alguém resolve mexer com o Sansão. O Cebolinha sabe muito bem disso, ele vive apanhando dela.

Cebolinha: Com um corte de cabelo diferente, todo espetado, Cebolinha tem o hábito de trocar a letra “R” por “L” quando fala. Barato, vira, Balato, Ponto Frio, vira Ponto Flio, e por aí vai. Sempre de camisa verde e short preto, esse menino adora provocar a Mônica, mas no final, acaba levando “coelhadas” dela.

Cascão: Você conhece alguém que nunca tomou banho? Não? Pois agora você será apresentado ao garotinho Cascão. Melhor amigo do Cebolinha e inimigo número 1 da água, esse menino nunca enfrentou um chuveiro. Ele também adora criar confusões com a Mônica, mas sempre sai perdendo. Inventar brinquedos e passear com o seu bichinho de estimação, um porquinho, é o seu passatempo favorito.

Magali: Linda, meiga e melhor amiga da Mônica, a doce Magali é uma verdadeira comilona. Capaz de devorar tudo que ver pela frente, ela mantém a sua bela forma física, magra e esbelta. Quizinho, o filho do padeiro, é apaixonado por ela. O gatinho Mingau é seu bichinho de estimação.

Bidu: Cão de estimação de Franjinha, Bidu adora acompanhar a turminha nas aventuras mais incríveis. Filosofar e conversar com objetos como a dona pedra é com ele mesmo. Conviver  com o cachorrinho Bugu é uma de suas dificuldades, pois ele vive querendo tomar o seu lugar.

Franjinha: O cientista da turma e dono do cão Bidu, ele adora realizar invenções num pequeno galpão de sua casa. Usando sempre os seus amigos nos experimentos, esse menino é aliado do Cebolinha e Cascão contra a Mônica. Muitos dos seus inventos são para ajudá-los, mas nem sempre dão certo e acaba levando “coelhadas” da bravinha da turma.

Sansão: O bichinho de pelúcia inseparável da Mônica, o azulzinho Sansão vira e mexe está nas mãos do Cebolinha e Cascão que dão nó nas orelhas dele. Ciente disso e muito nervosa, a menina do vestido vermelho faz de tudo para ter o seu bichinho de volta. Coitado do Cebolinha e Cascão, parece que eles não sabem com quem estão mexendo.

Na medida em que a Turma da Mônica foi conquistando mais e mais fãs,o seu fundador foi trabalhando em outras séries infantis como a turma do Chico Bento, turma da Tina, turma da Mata, entre outros. Grandes editoras nacionais como Abril e Globo já publicaram diversos títulos no formato de gibis, mas atualmente quem cuida das novas edições é a italiana Panini.

 

OS NOSSOS LEITORES CRESCERAM… E AGORA?

turma da mônica jovem

A turma agora é jovem – criação feita especialmente para o leitor Juvenil

Para continuar cativando os seus fãs e não perder um público tão fiel, que é leitor das historinhas de Mauricio de Sousa, foi criado a Turma da Mônica Jovem.

Nessa nova roupagem os personagens que outro dia eram crianças, agora cresceram e seguem com os seus sonhos e aventuras presentes no dia a dia de qualquer jovem da vida real.

Em entrevista para alguns sites, Mauricio de Sousa revelou recentemente que vem trabalhando para amadurecer ainda mais os seus personagens tornando-os adultos com idade média de 23 anos. Agora é esperar para mais um grande sucesso!

Gostaria de saber um pouco sobre o perfil de cada um dos jovens? Vamos apresentá-los para vocês:

A personalidade forte da Mônica vem desde a infância e, claro, continua na fase jovem. Mesmo após ter colocado aparelho nos dentes, ela continua dentucinha, que por sinal, é um dos seus charmes.  Ela até chegou a namorar com o Cebola, mas como vivem de briguinhas, hoje são apenas bons amigos, apesar do ciúmes que um sente pelo outro.

Sem o diminutivo no nome, aquele menino extravertido e inteligente, adotou o nome de Cebola. Com mais cabelo, esse jovem deixou de trocar a letra “R” por “L”, mas quando ele fica nervoso, esse problema volta a atacá-lo. Apaixonado pela Mônica, o seu sonho que antes era dominar a rua do bairro do Limeiro, agora ele tem como objetivo, conquistar o mundo.

E vejam que interessante uma das maiores mudanças ocorridas com o crescimento dos personagens, certamente vem do Cascão, é a que mais se destaca. Antes inimigo número 1 do chuveiro, hoje ele não perde uma chance para tomar banho e ficar limpinho e cheiroso.  Praticar esportes é o que ele mais gosta de fazer; estudar já não é o forte dele.

Outro que desistiu do diminutivo no nome foi o cientista da turma, Franjinha agora gosta de ser chamado de Franja. Hoje ele trabalha em um museu, perdeu a timidez e namora a linda Marina.

De comilona sem qualquer limite a uma moça preocupada com a alimentação saudável, a linda Magali continua em ótima forma física. Aquele menino filho do dono da padaria, o Quim, é hoje o seu namorado. O gato Mingau ainda é o seu companheiro de passeio.

MUITO ALÉM DOS QUADRINHOS

entrada parque da turma da mônica

Diversão para toda família

Dona da maior marca infantil brasileira, a Turma da Mônica estampa milhares de produtos em todo o País. Desde perfumaria, vestuários, acessórios, alimentos, até itens para bebês como as fraldas turma da Mônicabrinquedos como os bonecos e quebra-cabeças , são alguns exemplos de produtos e categorias que possuem itens em seus catálogos licenciados pela Mauricio de Sousa Produções.

Outro nicho de mercado em que Mauricio atua é o mundo dos parques de diversão. Foi a partir da sua primeira unidade instalada no Shopping Eldorado, em São Paulo, que o empresário dos quadrinhos tomou interesse por essa área e acabou investindo também em outras unidades nas cidades do Rio de Janeiro e Curitiba. Atualmente, existe apenas um parque temático com a marca Turma da Mônica. Ele está instalado no shopping SP Market, localizado na capital paulista.

NA TELA DA TELEVISÃO E DO CINEMA

Considerado como o Walt Disney brasileiro, o espírito empreendedor de Mauricio de Sousa começou a tomar interesse pelo mundo da televisão em meados de 1960, canal esse que faz sucesso até hoje.  Emissoras brasileiras de sinal aberto e fechado e algumas presentes por países europeus, asiáticos e africanos, mantêm em suas programações a exibição dos desenhos da Turma da Mônica.

Presente também no mundo do cinema, essa turminha teve as suas primeiras aparições nos filmes Aventuras da Turma da Mônica (1982), A Princesa e o Robô (1983) e Uma Aventura no Tempo (2007). Também foram feitos vários DVDs da turma com muitas histórias para as crianças curtirem em casa e, atualmente, o canal no Youtube da Turma da Mônica está fazendo um grande sucesso com mais de 1 milhão de seguidores.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página