Saiba tudo sobre o novo Windows 8

O sistema operacional mais importante e mais usado do mundo, o Windows, já tem uma nova versão. O sucessor do Windows 7, que fez fama e conquistou o título do melhor sistema já lançado pela Microsoft, tentará repetir a façanha e promete inúmeros recursos inéditos.

teclado virtual tablet Windows 8 Microsoft

O novo Windows 8 já está chega instalado em alguns computadores e notebooks à venda, e chega nas edições Windows 8, Windows 8 Pro e  Windows 8 Enterprise. A primeira é destinada ao público doméstico, enquanto as duas outras são reservadas para profissionais e para grandes empresas.

Ainda será lançada uma versão dedicada a tablets e com menos recursos, chamada Windows RT, e que contará com benefícios próprios como uma versão sensível ao toque para portáteis do pacote Office (com os aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote).

Novos recursos

O salto prometido pelo Windows 8 se deve a uma grande variedade de novos recursos, que vão desde aspectos técnicos como o suporte nativo à portas USB 3.0 (um padrão ainda mais rápido que beneficia o uso de periféricos modernos como discos rígidos externos e câmeras digitais), bem como funcionalidades práticas que facilitarão o dia a dia de qualquer usuário.

Windows Store Windows 8 download aplicativo loja

Dentre as novidades está a Windows Store, uma loja virtual com a venda de aplicativos destinados ao Windows 8. Mais prática, é também a forma mais segura de baixar softwares. Com isso, a Microsoft estará um passo adiante na iniciativa de proteger seus usuários de malware, vírus e ameaças digitais que costumam vir anexadas a softwares de aparência inofensiva.

E a estrutura do sistema foi feita para que ele seja a versão mais rápida do Windows já lançada! A empresa promete um tempo de inicialização reduzido, para que você possa trabalhar e se divertir muito mais rapidamente!

Interface Metro

Eis que surge um dos principais diferenciais do Windows 8: sua interface baseada em blocos, que aparece pela primeira vez no sistema operacional, mas que muitos já devem ter visto em programas como o Windows Media Center, ou ainda no tocador portátil Zune, ou no sistema para smartphones Windows Phone.

interface metro design blocos dinâmicos tiles Windows 8 Microsoft

Também chamada de Interface Metro, ela tem como característica seus blocos dinâmicos. Basicamente, cada aplicativo tem um bloco, que funciona como um ícone animado, capaz de mostrar informações pertinentes. O ícone do email, por exemplo, pode mostrar o número de mensagens não lidas, enquanto o ícone de um programa de rede social pode mostrar o número de interações e assim por diante.

Aplicativos poderão compartilhar interface semelhante, mas quem sentir saudade do estilo tradicional do Windows, pode alternar a partir de um bloco específico, que mostra a área de trabalho. Essa interface dinâmica foi pensada para telas sensíveis ao toque e pelo fato de que o novo Windows também dará as caras em tablets e dispositivos super portáteis.

Windows 8 Microsoft navegador IE10 Internet Explorer 10 browser

A história do Windows

A família Windows é uma velha conhecida dos usuários de computadores pessoais. Quando surgiu, em suas primeiras versões lá em meados da década de 80, oferecia uma alternativa à até então principal forma de interação com os PCs: a linha de comando. Uma forma mais intuitiva, foi avançando até que chegou à sua primeira grande edição: o Windows 3.1.

Mas, o maior salto veio com o Windows 95. O sucessor da versão 3.1 deu o fim à linha de comando do DOS e introduziu conceitos que até hoje estão entre os usuários, como o menu Iniciar e a área de trabalho. Do 95 para o Windows 98 muito se manteve, aí a Microsoft se arriscou em versões como o Windows 2000 e o Windows ME, que não foram muito bem recebidos.

A reconquista do mercado veio com o Windows XP, que até a chegada da atual versão, era o sistema mais utilizado da Microsoft. O Windows Vista foi importante, mas muito criticado por seus altos requisitos de hardware. Ainda assim é inegável o seu valor para trilhar o caminho que tornou o Windows 7 o software mais querido lançado pela empresa de Bill Gates.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página