Os melhores processadores para jogos | Blog eGlu

Os melhores processadores para os jogos em PCs e notebooks

Por

Adriano Camargo

melhores processadores para games

Um processador potente faz grande diferença para seus jogos

Quem usa o notebook ou desktop para se divertir com os games sabe muito bem como é chato os momentos de lentidão durante uma partida. Situações como essa pode significar o fatídico “game over” de um jogo.

E para evitar esse tipo de contratempo, vale saber que o processador é um dos componentes de maior importância e relevância do computador. Para facilitar esse entendimento, podemos fazer a seguinte comparação: o processador seria o motor do “carro” ou o “cérebro” de uma pessoa.

O processador que irá acelerar, organizar e preparar a troca dos dados entre os componentes, como acontece com a memória RAM, o disco rígido e placa de vídeo. Engana-se quem pensa que se trata de um item simples. Com mecanismo complexo, pode fazer a diferença para a boa fluidez de um game.

Os PCs mais modernos costumam ter processadores com 4, 6 ou até 8 núcleos. Mas, até onde essa maior quantidade de núcleos influencia no processamento e desempenho da máquina? Na verdade, vai depender do aplicativo que o usuário for utilizar. Quanto mais núcleos tiver, a realização de multitarefas será privilegiada, indicado para quem usa vários aplicativos ao mesmo tempo ou para softwares que necessitam mais potência do processador.

processador desempenho jogo

O processador é de grande importância para o bom desenrolar do game

O uso do processador em um jogo!

O processador se manifesta de duas formas quando você está jogando. Uma delas exige um grande volume de processamento vinculado à inteligência artificial. Sendo responsável pelas rotinas que determinam o comportamento dos inimigos em um jogo de tiro ou um carro na pista de corrida, por exemplo.

O outro desempenho do processador para um jogo está ligado ao processamento propriamente dito. O desenrolar das situações em um ritmo normal. Isso diz respeito à taxa de atualização da tela de maneira mais estável.

Agora, que já conhece as principais funções e particularidades de um processador, se liga nas dicas que o e-Glu vai apresentar, indicando as principais marcas, que podem ser de grande importância para quem tem como foco principal os jogos.

A Intel e a AMD são as marcas mais famosas de processadores do mercado de PCs e notebooks. A popular Intel tem uma diversificada quantidade de famílias de processadores: Core, Pentium, Celeron, Xeon, Atom, entre outras. Mas, como o foco são os games podemos citar a Linha Core e a Xeon.

linha processadores core intel

A linha Core permite uma avançada experiência com os jogos. Crédito: Intel

Linha Core da Intel

A Linha Core dispõe dos modelos i3, i5, i7 e i9. O Core i5 tem potencial para rodar programas mais “pesados” permitindo um desempenho dinâmico e fluido, com opções entre 4 e 6 núcleos. O Core i7 tem com principal atributo a agilidade, perfeito para os PC Gamers e até para o uso em softwares mais profissionais, além de contar com opções de 4 e 8 núcleos.

Core i5 7400
Um modelo intermediário é o Core i5 7400 da Intel. Da sétima geração, ele irá deixar seu computador ou laptop com um bom desempenho. Possui velocidade que pode variar de 3.0 a 3.5 GHz e 6 MB de memória em cache. Além de dar conta das tarefas costumeiras, também roda os jogos de forma fluida mantendo uma boa performance.

Core i5 8400
Indicado para variadas possibilidades, o Core i5 8400 da Intel é um Hexa-Core com velocidades que podem variar de 2.8 a 4.0 GHz, devido ao turbo. Da oitava geração, o modelo também dispõe de 9 MB de cache. Seu processamento gráfico integrado possui uma placa gráfica UHD Graphics 630 que pode rodar a até 1050 MHz.

Core i7 7700
Para quem busca algo mais potente com alto desempenho para os jogos, os processadores da linha Core i7 são os mais indicados. O Core i7 7700 pode ser encontrado com 4.2 GHz de velocidade e 8 MB de memória cache. Se quiser dar uma turbinada, experimente integrá-lo a uma placa de vídeo dedicada, como a GTX 1080 ou a GTX 1070 Ti.

Core i7 8700K
Pertencente à linha K de processadores da Intel, podemos citar o Core i7 8700K. Um Hexa-Core que pode ser considerado, na atualidade, um dos melhores processadores gamer. Tem velocidades que variam de 3.7 a 4.7 GHz podendo se comportar como uma CPU de 12 núcleos, além de contar com 12 MB de memória cache. Sua placa de vídeo integrada é uma UHD Graphics 630, a mesma do Core i5 8400.

processadores linha ryzen AMD

A AMD possui variados modelos da linha Ryzen. Crédito: AMD

Linha Ryzen da AMD

Já os processadores da linha AMD, não são tão populares quanto os da Intel, mas também competem muito bem no processamento dos jogos. Vale a pena prestar atenção na quantidade de núcleos, fator que eleva o desempenho operacional da máquina. Podemos citar os modelos: AMD Ryzen, AMD Ryzen PRO, AMD A-Series e o AMD FX.

O processador AMD Ryzen tem como destaque seu desempenho superior, sendo considerado um modelo multitarefas. O AMD A-Series tem uma performance um pouco mais baixa que o Ryzen, mas com um bom custo-benefício, útil para um notebook gamer devido ao seu baixo consumo energético. Já o AMD FX se evidencia por sua quantidade de núcleos com forte predominância para os amantes dos games.

Ryzen 3 2200G
O Ryzen 3 2200G consegue combinar processador e placa de vídeo em uma performance bem convincente. De segunda geração, o modelo da AMD é um Quad-Core que pode ser encontrado nas velocidades de 3.5 a 3.7 GHz. O integrado processador gráfico Vega 8 pode atingir até 1100 MHz de velocidade. Com ele não será preciso adquirir uma placa de vídeo para rodar jogos mais leves.

Ryzen 5 2400G
Aplicado em diversos tipos de uso, o Ryzen 5 2400G da AMD é um Quad-Core de segunda geração com opções de velocidade entre 3.6 e 3.9 GHz. Também possui processamento gráfico integrado com um GPU Vega 11 que, além dos 11 núcleos atinge uma velocidade de 1250 MHz, bem interessante para jogos mais poderosos, não necessitando uma placa de vídeo dedicada.

Ryzen 7 1700
O Ryzen 7 1700 é um dos melhores processadores da AMD concentrando alto desempenho e performance. Com oito núcleos físicos e alcançando até 4.0 GHz de velocidade, ele é uma boa opção para quem está em busca de um computador que consiga fazer o streaming de jogos em alta definição de forma simultânea, além do uso em programas de modelagem 3D ou imagens complexas do Photoshop, por exemplo.

De forma geral é preciso considerar uma série de fatores antes de escolher entre os diferentes modelos e opções de processadores. Como o conjunto da máquina, seja ela, um PC Gamer ou um Notebook. Sabendo as demandas do usuário e os programas que mais serão usados, será possível entender a forma que o processador irá contribuir e descomplicar para a melhoria do desempenho.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página