Dicas para escolher o Monitor Gamer ideal

Por

Robinson Ferreira

Está pensando em comprar um monitor gamer para melhorar a sua experiência em jogos? Saiba que nem sempre é fácil escolher este item, que é um dos principais elementos de um setup gamer. Para isso, o e-Glu vai te ajudar com algumas dicas para escolher o monitor ideal para jogos. Vamos lá!

Tamanho da tela

A primeira coisa que vem à cabeça quando se trata do tamanho da tela é “quanto maior, melhor”. Porém, nem sempre essa é a escolha certa. É preciso levar em consideração que o tamanho do monitor está associado ao tamanho do espaço onde ele será utilizado. Telas muito grandes podem gerar desconforto ao visualizar conteúdos rápidos em diversas partes do display. Apesar de ser um gosto pessoal, o ideal é optar por tamanhos entre 21 e 27 polegadas.

monitor gamer aoc agon 24.5 polegadas

Monitor Gamer AOC Agon 24.5″

Resolução

Ao contrário da regra para a escolha do tamanho da tela, aqui sim, quanto maior a resolução, melhor a qualidade das imagens. Contudo, você deve estar atento às configurações da sua máquina. Para aproveitar a resolução 4K ao máximo, a placa de vídeo precisa oferecer suporte a essa resolução. Caso contrário, haverá um desperdício, pois, além de investir em um monitor mais caro, você não vai aproveitar a alta qualidade de imagens que ele pode oferecer.

Taxa de atualização

Também alinhada ao desempenho da placa de vídeo, a taxa de atualização, medida em Hertz (Hz), representa o número de vezes que a imagem atualiza por segundo. Quanto maior a capacidade de troca de imagens estáticas, maior será a sensação de fluidez do jogo. Portanto, quanto maior for o índice de atualização, melhor será a nitidez e a capacidade de atualizar as informações na tela. O ideal é optar por uma taxa de atualização entre 120Hz e 240Hz.

monitor gamer curvo samsung odyssey 27 polegadas

Monitor Gamer Curvo Samsung Odyssey 27″

Adaptive Sync (Sincronia adaptativa)

O termo Adaptive Sync refere-se às tecnologias de sincronização de imagens. Atualmente, as tecnologias de monitores mais conhecidas são a G-Sync (NVIDIA) e FreeSync (AMD). Estas tecnologias ajudam a reprodução de imagens sem cortes. Vários modelos de monitores para jogos possuem essas tecnologias e, pensando em obter a máxima performance, o ideal é optar pelo monitor que ofereça a mesma tecnologia do fabricante da placa de vídeo da sua máquina.

Tempo de resposta

O tempo de resposta indica a velocidade que um monitor leva para reproduzir uma imagem, fazendo a troca das cores ou sombras. O tempo é medido em milissegundos e sua variação está entre 0,5ms e 5ms. Quanto menor for o tempo de resposta, mais suaves serão os movimentos. Para evitar borrões e fantasmas, o ideal é optar por valores abaixo de 2ms.

monitor gamer acer nitro 4k 28 polegadas

Monitor Gamer Acer Nitro 4K 28″

Conectores

Por fim, o tipo de conexão é um fator importante a ser levado em conta. Os melhores modelos de monitores para jogos costumam oferecer as saídas HDMI, DVI e DisplayPort. Se o objetivo é obter a máxima definição, opte por modelos que ofereçam a conexão HDMI ou DisplayPort. Este último oferece uma taxa de atualização mais alta em relação aos demais. E não se esqueça de que o seu PC gamer precisa ter uma saída compatível.

Avalie a relação custo-benefício

Antes de decidir qual a melhor opção, verifique as configurações da sua máquina e busque por um monitor para jogos que possa ser explorado ao máximo de suas funcionalidades. No Pontofrio você encontra diversos modelos e configurações. Garanta um equipamento de alto desempenho e esteja pronto para encarar qualquer desafio!

ilustração Luis Ventura

Ilustração: Luis Ventura

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página