iOS 8, novo Mac OS X Yosemite e muito mais na convenção da Apple

iOS 8, novo Mac OS X Yosemite e muito mais na convenção da Apple

novidades-wwdc14

As novidades da Apple no WWDC 14

A Apple aproveitou seu evento Worldwide Developer Conference, realizado no dia 2 de junho de 2014 nos Estados Unidos, para anunciar as novidades de seus sistemas operacionais e softwares.

Sob os holofotes estiveram o iOS 8 (nova versão do sistema portátil que abastece os iPhones e os iPads) e também o novo OS X, chamado de Yosemite, que abastece computadores de mesa e notebooks da companhia.

Nesse post comentaremos o que rolou de mais importante do evento e o que vem aí para esse ano. Não perca tempo e fique por dentro de tudo rapidinho!

O iOS 8

novo-ios-8

Vamos começar dizendo para quem é o iOS 8. A cada nova versão, o sistema operacional portátil fica mais poderoso, o que quer dizer que eventualmente acaba excluindo alguns modelos mais antigos dos smartphones e tablets da Apple. Se você tem um iPhone 4S ou aparelho posterior, está com sorte. O iOS 8 foi desenhado para iPads a partir da versão 2 e também para iPod Touch a partir da quinta geração.

Quais iPhones, iPads e iPods são compatíveis com o novo iOS 8?

aparelhos-compativeis-ios-8

A ferramenta de busca da Apple, Spotlight, ficará mais poderosa e agora será capaz de buscar além de contatos, mensagens e aplicativos no seu iDevice. Ela também buscará em mapas, artigos da Wikipedia, lojinha do iTunes e até mesmo horários de cinema. A gente não sabe como esse último funcionará para o Brasil, mas seria muito legal que estivesse totalmente localizado para os nossos cinemas.

O teclado também ganhará um auxiliar importante: o QuickType. É uma boa notícia para quem invejava o Swype do Android, já que o novo teclado aprenderá com os hábitos do utilizador e trará também sugestões de palavras mais usadas. Falando em praticidade, as notificações ficarão interativas, e agora é possível curtir status do Facebook ou responder mensagens recebidas direto pela central de notificações do iOS.

Para correr atrás do WhatsApp e do Snapchat, o aplicativo Mensagens será mais poderoso: permitirá trocar pequenas mensagens de áudio e vídeo, terá mensagens que se apagam automaticamente e compartilhamento de localização. E para confrontar o Dropbox, o iCloud também será remodelado, ganhará um app e permitirá acessar arquivos salvos direto em um Mac.

O aplicativo de Fotos preservará as alterações realizadas nas imagens, mesmo quando elas forem movidas entre iPhones e iPads, mas o que ganhou nossa atenção de verdade foi o Family Sharing, que permitirá que até seis pessoas de uma mesma família compartilhem os aplicativos comprados, desde que cada conta esteja configurada com o mesmo cartão de crédito!

saude-ios-8

Por fim, a Apple também está criando o tracker HealthKit, com monitoramento de saúde e exercícios físicos, e repaginando a Siri, que receberá integração com o app de reconhecimento de músicas Shazam e permitirá até mesmo comprar faixas no iTunes! Ah, ela também reconhecerá 22 novos idiomas (com sorte, o português do Brasil estará entre elas, né?!)

OS X YOSEMITE

os-x-yosemite

A coisa mais importante do sistema operacional OS X é que ele terá visual repaginado e se aproximará mais do iOS com o visual “flat” ganho no iOS 7. A central de notificações também está mais parecida com a do iPhone e iPad, mas poderá ser personalizada a partir da instalação de widgets e apps, inclusive desenvolvido por terceiros e veiculados pela App Store.

Assim como no iOS 8, a busca também será complementada e trará resultados online da Wikipedia e Apple Maps. A exibição do Spotlight em uma janela também ficou mais bonita que aquela janelinha cansada do Finder. O iCloud também ganhará um aplicativo que funcionará da mesma forma que o Dropbox, sincronizando dados com iPhones e iPads, além de exibir os documentos a partir do Finder.

O Safari passou por uma cirurgia estética avançada, com uma barra de endereços mais inteligente, que sugere artigos na Wikipedia – bem como um botão de compartilhamento parecido com o do Safari para iOS. Um recurso chamado Tab View no navegador mostra todas as abas abertas em miniatura. O Mail também será atualizado.

ligacao-entre-dispositivos

Adoramos um recurso chamado Handoff. Ele integra OS X e iOS perfeitamente, permitindo que você comece um e-mail em um e termine no outro, e o mesmo com documentos. O Airdrop também relaciona Macs e iDevices pela primeira vez! Isso é sensacional. E para quem trabalha ou tem um Mac em casa, ficará mais fácil atender chamadas ou responder SMS: poderá fazê-lo direto pelo computador!

Quanto e quando?

O iOS 8 deve estar pronto dentro de três meses. Por enquanto, os desenvolvedores podem baixar uma versão de testes. Essa versão está disponível amplamente pela internet, mas não recomendamos a sua instalação já porque ela pode (e deve) apresentar instabilidades. O melhor é esperar mesmo até que a versão final – gratuita – esteja lançada.

O OS X Yosemite seguirá seu antecessor Mavericks e também será gratuito. Deve ser lançado, também, por volta de setembro via App Store. Um programa beta, de testes, começará agora no meio do ano.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página