Os benefícios e funcionalidades de um Headset Gamer!

Por

Adriano Camargo

Quem gosta de se divertir com um jogo de videogame sabe da importância que o realismo gráfico influi em seu melhor aproveitamento. Pois, fique sabendo que, para alcançar a maior imersão com o universo virtual, a qualidade sonora também não pode ser descartada, sendo de extrema importância em muitas oportunidades. E aí que entra a função do headset gamer!

headset gamer

O principal companheiro dos games!

Companheiro das jogatinas e fiel parceiro, o headset gamer é o acessório mais importante para muitos gamers, muitas vezes, até mais vital que um bom mouse ou teclado, para quem é adepto do jogo por computador.

Saiba escolher

E, se você não souber escolher, ele pode comprometer totalmente seu desempenho nos jogos, principalmente em jogos de tiro em primeira pessoa, onde cada movimento precisa ser detectado pelo jogador.

O primeiro fator é determinar para qual plataforma irá utilizar o fone gamer, pois o PC é bem mais democrático, aceitando diversos tipos de conexões e modelos disponíveis, até mesmo permitindo a instalação de softwares de equalização sonora.

headset gamer pc conexões

Verifique se o headset gamer possui o conector certo para onde pretende usar

Já para os videogames será necessário verificar sua compatibilidade, como os headsets com conexão do tipo P2, bem tradicionais, e também os que possuem conexão USB. Veja o que mais se adapta à sua necessidade.

Quanto ao som, engana-se quem pensa que quanto mais alto o volume suporta, melhor é o fone. Ou quanto maior o grave, melhor! Quando o assunto são games, o equilíbrio deve prevalecer. Procure modelos com uma reprodução de áudio livre de distorções, mesmo com o volume elevado, pois, o excesso de grave mistura as frequências e prejudica a direção sonora.

Conforto

O conforto é uma característica de grande importância para um headset gamer, principalmente, pois quem joga costuma utilizá-lo por longos períodos. Uma boa dica é ficar atento ao material que o produto escolhido é feito. Dê preferência para os mais leves e com hastes mais flexíveis. Com isso, você ajusta melhor o arco em sua cabeça e não fica com a sensação de aperto, sem falar na fadiga e tensão muscular.

headset gamer conforto

A qualidade é essencial para quem utiliza o headset por muitas horas

Outro fator está relacionado à qualidade das espumas auriculares e que terão contato direto com sua orelha ou a região ao redor dela, conforme o modelo escolhido. Dê preferencia para as mais macias e maleáveis, que se moldam melhor ao contato com a orelha. Já as conchas auriculares ou ear cups costumam ser revestidas por couro sintético ou tecido, para melhor respiro. Alguns modelos vêm com copos rotacionáveis, permitindo um melhor encaixe.

Microfone

Os microfones de um headset podem ser encontrados na forma fixa, destacável, móvel ou, até mesmo, retráteis. Por uma questão de comodidade, os mais indicados são os destacáveis, móveis ou retráteis, caso não precise deles com tanta frequência ou não jogue os games multiplayer.

headset gamer microfone

Os microfones destacáveis, móveis ou retráteis são os mais indicados

Quanto à qualidade do microfone de um fone de ouvido gamer, existem modelos com cancelamento de ruídos, para que sua voz seja emitida de forma mais clara e nítida, sem os sons metálicos ou as interferências que deixam a voz como um robô. Verifique também se o cabo do microfone é maleável, para o melhor ajuste da altura e da posição em frente a boca e para evitar os ruídos de respiração.

Qualidade sonora

A distinção sonora é um fator primordial para quem utiliza um headset gamer, sendo útil, principalmente, em jogos de tiro, os chamados FPS (jogos em primeira pessoa). Ele consegue transmitir o som da movimentação de um adversário, para que a pessoa identifique mais rapidamente que ele está se aproximando. Recursos como sound station são fundamentais para ajudar a perceber os sons de uma forma mais global e multidirecional.

headset gamer qualidade sonora

Perfeito para os jogos de tiro em primeira pessoa!

O headset gamer funciona como uma espécie de “sexto sentido”, lhe orientando de onde vem os passos e a origem dos tiros. Sendo possível, inclusive, perceber se o som de uma bala está mais distante ou mais perto. Outro destaque desse acessório está relacionado aos jogos multiplayers, pois, garante uma boa comunicação entre os jogadores de uma equipe.

Com ou sem fio

Os fones gamer sem fio ou wireless funcionam com banda de 2.5 GHz ou, habitualmente dito, via Bluetooth. Normalmente, vem acompanhado de um suporte para recarregá-lo, que é conectado ao computador ou um videogame, por exemplo.

Um headset sem fio costuma ser mais pesado que os com fio, com a possibilidade de precisar parar de jogar em determinadas ocasiões para realizar seu carregamento. A vantagem é a mobilidade de uso, podendo ficar com ele e andar pelo ambiente com tranquilidade.

headset gamer fio wireless

Tem opções com ou sem fio!

Dessa forma, os fones com fio são mais práticos para começar a usar, pois, basta conectá-lo na porta USB ou fazer uso do cabo de 3.5mm, como você preferir. Quanto à questão da qualidade de áudio, os headsets com fio sofrem menos com interferências e atrasos de transmissão, pois já estará conectado ao aparelho. Portanto, cabe a você escolher o que acha melhor, dependendo do seu perfil de jogador!

As diferenças entre um headset e um headphone

A nomenclatura pode até soar parecida, mas, eles têm diferenças que podem ser fundamentais para quem busca um ou outro modelo. O certo é que ambos se caracterizam por possuírem um arco envolvendo a cabeça.

Um headset é útil para quem precisa fazer outras tarefas, enquanto está com o fone nos ouvidos, como digitar ou até atender ao telefone, por exemplo, devido à presença do seu microfone. Eles podem possuir um ou dois fones, se conectar via cabo USB, Bluetooth ou plug RJ11. Além disso, podem ser encontrados com ou sem fio. E o headset gamer é o perfeito para quem gosta de jogar e quer usufruir de uma melhor experiência nos jogos.

headset gamer experiência

Headset Gamer, a melhor experiência com os jogos

Já o headphone é ideal para quem gosta de ouvir músicas, não possuindo microfone externo, sua principal diferença entre eles. Mesmo assim, é possível encontrar modelos com microfone embutido. O headphone pode ser com ou sem fio e, por ser próprio para a transmissão de áudios, tem uma qualidade sonora mais potente, em relação a um headset.

O importante é saber que são inúmeras as opções e, com certeza, um headset estará dentro das suas preferências, fazendo a diferença em seu desempenho como gamer. Além disso, ele servirá para outras possibilidades de uso!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página