É dia de comemorar o Orgulho Geek!

Por

Luis Ventura – 21 de maio de 2020

mundo geek cultura nerd

O dia 25 de maio é uma data muito especial para os fãs do universo nerd, porque nela é celebrado o dia do Orgulho Geek. A origem da celebração é recente e surgiu na Espanha, em 2006, logo se espalhando pelo mundo (graças à propagação oferecida pela internet).

A escolha da data se deu pela coincidência de três fatos marcantes dentro da cultura geek.

O primeiro está relacionado ao livro O Guia do Mochileiro das Galáxias. Essa obra é um ícone da cultura Nerd e tem como destaque uma toalha, descrita pelo autor do livro, Douglas Adams, como elemento básico de sobrevivência de qualquer mochileiro espacial. Falecido em 11 de maio de 2001, o autor recebeu uma homenagem, exatamente, 14 dias após sua morte (25 de maio), de seus fãs, que saíram às ruas carregando suas toalhas.

O segundo é por causa do lançamento do primeiro filme da série Star Wars, outro ícone desta cultura. A premiére do longa-metragem Episódio IV: Uma Nova Esperança aconteceu em 25 de maio de 1977.

Há ainda uma terceira versão, que associa a data a outro fato marcante de um outro ícone da cultura geek, que seria o dia da instauração da República de Discword, uma série escrita pelo britânico Terry Pratchett. Por isso, além de dia do Orgulho Nerd, a data também recebe os nomes de Dia da Toalha, dia do Star Wars e de Glorioso 25 de maio.

O que é ser um Nerd?

Ser visto como um nerd já foi algo ruim. Antigamente, eles eram vistos como aquelas pessoas estudiosas, que não tinham tempo ou não gostavam de sair com os amigos, de namorar e por aí vai. Mas, a celebração do Dia do Orgulho Nerd fez com que todos esses conceitos fossem mudados. Atualmente, essas pessoas também passaram a ser conhecidas como geeks, que virou um termo mais amigável, associado às pessoas consumidoras de produtos relacionados a filmes, ciências, games e informática. Por isso, essa indústria e esse nicho de mercado tem crescido muito nos últimos anos, ganhando, inclusive, uma data de celebração a esse universo, o que lhes garante uma grande relevância.

E para você que curte demais esse universo e está querendo ou precisando mudar alguns itens em seu espaço, separamos algumas dicas que vão deixar você cheio de vontade para fazer isso. Confira:

Cadeira gamer

Cadeira Gamer MX9

Cadeira Gamer MX9

Todo nerd que se preza precisa ter um trono condizente com o seu status. Ops, quero dizer cadeira gamer. Isso mesmo, que tal jogar seus jogos preferidos ou maratonar aquela série que acabou de sair, com muito conforto e sem prejudicar a saúde, usufruindo de uma postura corporal correta? Então está aí, você precisa de uma cadeira gamer. Veja alguns modelos que destacamos para você:

1 – Cadeira Gamer MX9 – Seu design é inspirado nos assentos de carros esportivos, sendo ergonômica, confortável, reclinável, giratória e perfeita para quem passa longas horas sentado à frente de uma tela.

2 – Cadeira Gamer Sports Galaxy – Cadeira com características ergonômicas para longas sessões, evitando o desgaste físico, além de ser de fácil limpeza e locomoção.

3 – Cadeira Gamer MX8 Giratória – Garante o conforto para o usuário, mesmo em longos períodos sentado. Possui estrutura em couro e estrutura metálica, garantindo alta resistência.

Notebook gamer

Nerd que é nerd gosta de estar em contato com seu universo em todos os momentos, né? Só que tem horas que faz uma falta ter um notebook gamer. Enquanto você está com um tempo vago entre uma aula ou outra na faculdade, seu jogo está parado, te aguardando para continuar em seu antigo computador nada portátil, não é mesmo? Bora trocá-lo por um notebook gamer! Aqui te damos duas excelentes sugestões. Uma é o notebook Gamer da Acer Aspire Nitro 5, que conta com placa de vídeo dedicada, a NVIDIA GeForce GTX 1050, que roda bem todos os games da atualidade.

A outra dica é o Notebook gamer da Dell G3-3590-U50P, que também conta com a placa de vídeo da NVIDIA, mas dispõe de sistema operacional Linux e HD SSD de 512GB.

Videogames

videogames controles playstation xbox nintendo switch 3ds

Para os amantes de games, que não gostam de jogar em notebook e preferem o bom e velho videogame, além dos tradicionais PlayStation 4 e Xbox One, há algumas opções portáteis para você poder jogar onde e na hora que quiser.

Para os fãs da Sony há o PS Vita, que é uma versão do PlayStation. Já os da Nintendo vão adorar o Switch.

E, nessa onda de games, não podemos deixar de fora os jogos. Aí tem para todas as plataformas: PlayStation 4 e PS3, Xbox One e 360, Nintendo Wii, Switch, 3DS… ufa, quantas marcas e opções.

Acessórios

computador games cadeira headset teclado mouse

Nerd que é nerd também não pode deixar de ter os melhores acessórios para utilizar em seus games e computadores. De que adianta ter a cadeira gamer mega blaster ultraconfortável, um notebook ou console de última geração, mas ter um headset que a voz e o som não saem como deveriam ou um mouse que sequer mexe direito o ponteiro.

Vamos renovar os acessórios? Olha quanta dica interessante:

1 – Headset Gamer Sem Fio G533 – Esse é um dos melhores headsets da Logitech. Wireless, possui qualidade de áudio incrível, graças à tecnologia DTS Headphone:X surround 7.1 e áudio posicional, recriando fielmente os efeitos sonoros ambientais dos jogos.

2 – Controle Bluetooth e Wireless para celular Ipega – Perfeito para jogar os principais games em seu smartphone usando um controle prático e simples, igual ao de um videogame.

3 – Teclado gamer Warrior Ragnar – Esse sim é um teclado gamer de respeito. Com conexão USB, possui teclas luminosas, apoio ergonômico e placa de metal, garantindo resistência sem tirar o conforto. Há ainda um suporte para você deixar seu smartphone bem a vista enquanto joga.

4 – Mouse Gamer Razer DeathAdder Elite – Para combinar com seu teclado, o mouse gamer Razer possui resolução de 16.000 dpi e conta com 7 botões programáveis, além de ser ergonômico e confortável, tanto para destros quanto para canhotos. Com ele, acabaram as desculpas de culpar o mouse por algum erro dentro do seu jogo.

Literatura

livros geek harry potter eu robô fahrenheit 451

Nerd não gosta só de games. Ele também ama cultura, e ler é uma verdadeira paixão, não? Por isso, estar ligado na literatura é fundamental. Apesar dos quadrinhos serem a grande opção, há diversas outras obras do gênero que valem a leitura e precisam estar na biblioteca particular de sua casa.

Dentre algumas obras que todo o nerd deve, algum dia, ler estão a coleção de Harry Potter, “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury e “Eu, Robô”, de Isaac Asimov.

Filmes

filmes caça fantasmas 2

Em relação a filmes, nem se fala. Os de super-heróis são os top. Há até aquela disputa de quais são os melhores: Marvel ou DC? Mas esse universo não se restringe só a isso. Tem inúmeras séries e filmes. Star Wars está nessa parada, mas há outros filmes que fazem parte desse mundo, alguns famosos, como Blade Runner: o caçador de Androides, Os Caça-Fantasmas, De Volta para o Futuro, entre outros.

Bonecos e figuras

figura dc diana boneco

Por fim, não poderíamos deixar de falar dos bonecos e figuras. É um clássico também para os nerds. Quem não tem uma coleção de figuras em casa não é um verdadeiro Nerd. E quem tem, quer ampliá-la ainda mais.

Os bonecos de figuras que estão em maior evidência, atualmente, são os Funko Pop. Praticamente todos os personagens que você imaginar estão retratados nessa coleção. É um mais bonito que o outro.

E temos também os bonecos de figuras que representam fielmente os personagens, alguns inclusive articulados e de diversos tamanhos.

E tem muito mais…

O mundo geek é enorme. São diversos nichos e universos dentro de um mesmo guarda-chuva. Não importa se você é mais fã de games, de filmes ou de quadrinhos. O importante é que somos todos Geek e devemos comemorar o nosso dia, o Dia do Orgulho Geek. Parabéns para nós!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página