O meu amigo secreto é…

O meu amigo secreto é…

O meu amigo secreto é…

“Vamos fazer um amigo secreto?”, perguntam no trabalho. “Vai participar do amigo secreto?”, você ouve no corredor da faculdade. “Devíamos fazer um amigo secreto”, alguém sugere na sua família. Talvez, dependendo da sua região, a única coisa que mude é o nome: “amigo oculto”. E aí, goste você ou não, em pouco tempo você está na brincadeira mais clássica do fim de ano, se bobear, em mais de uma delas.

Criada para economizar dinheiro na hora do presente, é mais uma desculpa para confraternizar. E, como sou um Pinguim camarada, apoio essa ideia. Mesmo que você reclame que o dinheiro está indo embora e não vai sobrar para o presente da namorada, do namorado (ou pior, da esposa ou do esposo. OU DOS FILHOS! MEU DEUS!), o Pontofrio.com tem opções acessíveis para todos os gostos.

Não é suficiente? O que, você está em cinco amigos secretos? Bom, então você vai me amar mais ainda. Porque eu vou te ensinar a escolher a opção mais econômica. Assim, você não ficará tão frustrado em receber meias, ou um caderno, quando tinha pedido aquela camiseta do seu time de futebol do coração.

Faixa de preço

O maior ponto aqui é a escolha do presente. Não vai chegar a um amigo secreto com um PlayStation 4 (a não ser que você seja o Rei do Camarote™) ou com um bloco de Post it. A etiqueta diz para seguir a faixa combinada de preços no começo da brincadeira (tente não ser muquirana e dar um presente de valor inferior também! Isso é feio! E magoa! 🙁 ).

Aqui no Pontofrio.com, cada seção é acompanhada por uma opção, ali na barrinha lateral “Faixa de preço”. Lógico que se você entrar na seção de geladeiras, de televisões, ou de tablets, muito provavelmente o orçamento já estará estourado, então pesquise áreas do site que possuam preços compatíveis (no fim do texto você encontra algumas dicas bacanas do que pode ser).

Quando você clica em uma das faixas de preço, o site retorna todas as opções que estão dentro dessa faixa na categoria. Mas, tudo fica mais legal se você digitar, por exemplo, algo na busca e, na página de resultado, configurar para mostrar por faixa de preço. Voilá!

Por preço

Você fez a busca e configurou por preço. Hm. Pode ser que tenha acontecido algo interessante: a resposta da faixa de preço, o primeiro item, excede o valor combinado. Como fazer? Rá! Eu tenho a resposta de novo! E ela é bem fácil.

Olha ali no “Ordenar por:”. Encontrou? Fica logo do lado da barra de seção, ou de opções da pesquisa. Por padrão, ele ordena por popularidade. O que é ótimo para decidir entre um ou outro item, mas que pode virar ainda mais prático do ponto de vista de orçamento. Clique na setinha em frente à “Popularidade” e escolha “Menor preço”.

ZAZ! Tudo aparece, bonitinho, do mais barato para o mais caro. Agora, navegue até a página onde começa o preço (já que tem chance de você ter encontrado coisas de menos de R$ 5, o que pode ser bastante abaixo do valor combinado) e ver as suas opções. É ou não é uma mão na roda?

Mas o que eu dou de presente?

melhor presente amigo secreto dúvida

No começo, amigo secreto era algo feito em família. Você pegava pessoas que se conheciam de verdade e aí ficava fácil descobrir o que dar para ela. Aí, inventaram de levar pro escritório. Convenhamos, quem aqui conhece o chefe o suficiente? Eu não. Mas eu sei o que dar seguindo algumas regrinhas básicas. Anos de prática e observação (e barcas furadas de amigos secretos que, até hoje, não sei porque entrei).

Livros são ótimos, mas cuidado com a cilada. Presentear familiares com livro é fácil, mas descobrir o gosto de uma pessoa por livros pode ser muito difícil e a chance de errar é grande. Nesse caso, fique com os mais vendidos do Pontofrio.com, que a chance é de acerto (cuidado só para não dar o 50 Tons de Cinza para aquele cara forte. Pode pegar mal e você pode acabar se comprometendo– leia a sinopse antes!). Para aquela tia, para a sua mãe, para aquela menina gatinha ou até para aquele cara que se cuida, um perfume é sempre uma boa opção, melhor que chocolate, que normalmente acaba devorado pelos participantes em minutos.

Blu-rays e DVDs são muito populares. E são os presentes mais fáceis de dar e ganhar. Todo mundo gosta de filmes ou de música. E aí vem o melhor truque de todos. Depois do sorteio, procure o perfil da pessoa no Facebook. Se você não tiver, recorra a um amigo que tenha a pessoa na lista de contatos. No Facebook é possível ver o que a pessoa “curte”. Assim você sabe se ela gosta mais de um sambinha, está mais para o rock, ou, com sorte, você até descobre que tipo de filme é o preferido. O mesmo vale para CDs: há alguns anos, os CDs eram as opções mais procuradas para presente de amigo secreto.

Seja como for, evite o vale-presente. Vales-presente podem parecer ótimos, mas acabam soando como má vontade de procurar um presente, ainda que sejam melhores que alguns presentes, tipo um caderno (isso me marcou profundamente…).

Com todas essas dicas, a única parte constrangedora da brincadeira vai ser a hora que você tem que apresentar quem é o seu amigo secreto para os outros adivinharem. E, também, se você for apresentado por um cara com senso de humor estranho. O Pontofrio.com, infelizmente, não tem uma ferramenta para resolver essas duas (ainda). =P

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página