Realidade Virtual na loja física do Pontofrio | Blog eGlu

Loja Digital Pontofrio: a experiência digital vivenciada na loja física

Por

Isaura Naffin

Realidade Virtual Vitrine Digital Pontofrio

Loja Pontofrio no shopping Vila Olímpia com Realidade Virtual e Vitrine Digital. Créditos: Marcia Campos

Que tal ir até uma loja e poder “degustar” o produto? Esse é o sonho de muitos consumidores, porque, ao manusear e utilizar um determinado item, é possível ter a real noção se vai ou não atender as necessidades. Diante da possibilidade de testar a mercadoria, quem deseja comprar um smartphone, por exemplo, terá a oportunidade de verificar minuciosamente todos os recursos e demais atributos disponíveis, inclusive a maneira como se encaixa nas mãos!

Com certeza, será incrível a sensação de testar as funções, o desempenho, tirar uma fotografia ou gravar um vídeo e verificar o resultado na mesma hora. Esses fatores serão determinantes ao se optar por um modelo ou por outro. Agora, imagine, antes de efetuar a compra, conseguir ter uma experiência assim tão rica com itens, como geladeira, cooktop, forno elétrico, videogame, televisor, secador e prancha de cabelo, liquidificador e batedeira?

Experimentar os produtos

Loja Pontofrio para utilizar os produtos. Créditos: Marcia Campos

Essa é a experiência que o Pontofrio, loja administrada pela Via Varejo, proporciona aos seus clientes na sua nova loja localizada no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. Repleta de tecnologias conectadas, a marca uniu os benefícios do ambiente digital à possibilidade de contato presente nas lojas físicas. Tudo para que o consumidor tenha uma experiência de compras inovadora, acolhedora e prazerosa.

Os produtos de beleza estão dispostos em uma área ambientada, na qual espelhos e luzes oferecem um aspecto de áreas da casa ou de salões de cabelereiro. Nesse ambiente, a eficiência dos produtos é testada na hora. Outro diferencial é que todos os itens têm etiquetas, que apresentam informações de preço e condições de pagamento.

O atendimento nessa loja do Pontofrio é personalizado. O consultor de vendas apresenta os produtos e tira todas as dúvidas, então o cliente realiza o pagamento, simplificando todo o processo e reduzindo o tempo de espera, e o vendedor faz a entrega ou toma conta do processo atentamente, cuidando de toda movimentação da mercadoria até sua chegada ao endereço do cliente.

Essa é a primeira unidade do varejo brasileiro a ter em sua loja física os mesmos itens comercializados no site da marca. Por isso, o espaço dispõe de tecnologia de ponta para a devida exposição de seu sortimento, garantindo a qualidade das informações oferecidas no ambiente virtual.

Totens Pesquisa

Loja Pontofrio com totens para pesquisar facilmente

Nos totens para pesquisa, é possível acessar facilmente todo o portfólio de produtos vendidos no site do Pontofrio. Você fica à vontade, e a busca é bem ágil porque os itens são segmentados por categorias e subcategorias. Além disso, é possível adquirir até mesmo os produtos que não estão expostos na nova loja. Na tela, é apresentada a descrição, as fotos, o preço e a disponibilidade no estoque. Tudo muito simples e interativo.

Segundo Peter Estermann, presidente da Via Varejo: “Esta loja é um símbolo do conceito multicanal da companhia e uma evolução concreta do nosso trabalho de inovação em benefício do cliente, que busca cada vez mais uma experiência de compras integrando o universo físico ao digital. Todas as soluções foram pensadas para atender a este consumidor, incluindo toda a ambientação do espaço, resultando em um ambiente diferenciado e único”.

Essa loja funcionará como um laboratório vivo para a Via Varejo, porque receberá todas as novidades e as tendências do varejo mundial, gerando assim uma maneira de comprar diferenciada para os clientes.

Vitrine Digital em Tamanho Real

Loja Pontofrio Vitrine Digital em Tamanho Real

Title: Vitrine Digital mostra o produto em tamanho real. Créditos: Foto divulgação

Amor à primeira vista! A Vitrine Digital em Tamanho Real chama atenção logo na chegada à nova loja do Pontofrio. Isso porque está localizada na porta de entrada e mostra o produto no tamanho que é realmente. Também, imagine chegar e se deparar com um painel de 2,30 metros.

Dá para visualizar as imagens do produto em alta, clicar para ver os detalhes das geladeiras, dos fogões e das máquinas de lavar e secar que não estão expostos na loja. Estão disponíveis também as informações técnicas, medidas, destaque do produto, permitindo visualizar como o eletrodoméstico é por dentro e por fora.

Realidade Virtual: Você dentro do ambiente!

Loja Pontofrio Realidade Virtual

Sinta-se dentro do ambiente com a Realidade Virtual – dentro. Créditos: Foto divulgação

A Realidade Virtual leva a pessoa para dentro do ambiente. Essa tecnologia é capaz de projetar no cômodo móveis e objetos. Basta utilizar o óculos de projeção 3D para ser transportado. A princípio, esse recurso está liberado apenas para o setor de cozinhas, mas futuramente outras categorias serão contempladas. Aqui a pessoa entra na cozinha selecionada, vendo as cores, o tamanho, os detalhes e o modelo.

Prateleira Digital de Eletroportáteis

Prateleira Digital Loja Pontofrio

Pontofrio com Prateleira Digital. Créditos: Marcia Campos

As batedeiras, as fritadeiras, os liquidificadores e os mixers, que são da categoria de eletroportáteis, são exibidos na Prateleira Digital. Trata-se de um painel que mostra as informações dos itens. E o consumidor pode tocar no display para ver as informações técnicas, o preço e para saber se determinado produto está disponível para compra.

O cliente conectado! Wi-Fi no Pontofrio

Wi-Fi Loja Pontofrio

A loja Pontofrio conta com conexão wi-fi. Créditos: Marcia Campos

Como o intuito é que o consumidor fique conectado e possa testar os produtos comercializados, a nova loja do Pontofrio disponibiliza sinal Wi-Fi gratuito. Assim os clientes terão à disposição banda larga de grande escala, possibilitando a experimentação streaming de TV’s Smart, smartphones e games.

Antenas espalhadas pelo ambiente se comunicam com um software de mapa de calor, mostrando as informações consolidadas sobre o comportamento de circulação e áreas de interesse dos consumidores. Isso serve para saberem quantas pessoas estiveram na loja durante determinado período, quanto tempo ficaram e quais setores foram visitados.

Dessa maneira, o layout da loja pode ser alterado e o sortimento aumentado, satisfazendo os anseios dos clientes. As câmeras com sensores também realizam a leitura das expressões faciais das pessoas na entrada e na saída da loja com o objetivo de medir a satisfação do cliente perante a experiência vivenciada.

“As tecnologias vão nos dar uma base de informações em tempo real, sem violar os direitos de identidade, que nos farão conhecer ainda mais os desejos de cada um de nossos clientes e, partir disso, atuar de forma muito mais precisa e personalizada. Estamos elevando a experiência do consumidor a outro patamar com esta loja, atingindo um nível de excelência jamais visto no varejo brasileiro de eletroeletrônicos e móveis”, afirma Nogueira.

Visita à loja conceito Pontofrio, uma maneira inovadora e interativa de comprar!

Quando cheguei à loja, me deparei com uma telona touchscreen na entrada. Pronto! Os dedinhos já coçaram para passar pelo “displayzão”, e foi o que fiz! Lá as imagens das geladeiras, dos fogões e das máquinas de lavar e secar são exibidas no tamanho real.

O bacana é essa interação, porque pude ver as informações dos produtos, os detalhes e até mesmo como são por dentro. É uma experiência diferente e prazerosa. Veja o vídeo produzido, só para terem noção de como funciona:

E a Realidade Virtual me colocou dentro de um ambiente decorado. Contudo, por enquanto, essa tecnologia está liberada apenas nas cozinhas, mas a sensação é muito diferente. Ao escolher a cozinha, parecia que eu estava no centro dela, podendo abrir as portas e as gavetas com o auxilio de um acessório que eu tinha em minha mão.

O legal é que dentro dos armários estavam dispostos copos, panelas e outros acessórios de utilidade doméstica. Tudo muito real! Essa experiência facilita a decisão por cor, tamanho e modelo do móvel no momento da compra do produto desejado. A gente esquece que está dentro da loja e até perde a percepção de espaço. Até esbarrei em um móvel real…hahaha.

Loja Pontofrio Realidade Virtual Móveis

Realidade Virtual Móveis. Créditos: Marcia Campos

Tem espaço para testar os itens de beleza, o “Cuide de Você”. Que charme! Este ambiente conta com um espelho grande, banqueta e tomadas para utilização dos produtos expostos. É possível verificar se a potência de determinado secador de cabelo atende às suas necessidades ou se o barbeador realmente corta os pelos do modo que gosta.

Na bancada de smartphones, estão à disposição uma variedade de modelos, contemplando as mais avançadas tecnologias, bem como as mais diversas funcionalidades. Ao se escolher e retirar um aparelho do suporte, uma tela localizada na prateleira começa a exibir um vídeo com suas características e funcionalidades.

Loja Pontofrio Smartphones

Bancada de smartphones loja conceito Pontofrio. Créditos: Marcia Campos

Em resumo adorei esse contato, porque tal experiência permite “sentir” a pegada do celular, além de possibilitar fuçar as funcionalidades, avaliar o desempenho e perceber se as câmeras realmente gravam vídeo e fotografam com a qualidade informada pelo fabricante, além de saber a opinião de algum cliente, isso por meio do review.

Gostei muito também das informações divulgadas na Prateleira Digital, porque indica até mesmo o preço do produto e se está disponível no estoque. Os vendedores são bem solícitos, dão liberdade para que possamos usufruir dos itens à venda e estão sempre por perto para ajudar e tirar as dúvidas. Vale a pena conhecer esse novo conceito de loja proporcionado pelo Pontofrio.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página