O verão chegou! Confira nossas dicas para aproveitar bem a estação mais agitada do ano.

Por

Talita Freitas

dicas verão 2019

Aproveite ao máximo a estação mais quente do ano, mas não deixe de lado alguns cuidados básicos

Finalmente, o verão está aí e promete ser muito, muito quente em 2019. Se você é daqueles que aproveitam a estação mais acalorada do ano intensamente e não perde a oportunidade de viajar e curtir praia, piscina e cachoeira, leia este artigo com atenção, pois ele será muito útil para sua saúde e bem-estar durante o período de calor intenso.

Não é surpresa para ninguém, mas é sempre bom lembrar que os dias quentes exigem uma certa cautela. Proteger-se contra os raios solares, evitar insolação e manter-se sempre hidratado são alguns aspectos que devem ser levados em conta. Mas pode ficar tranquilo! É muito fácil ficar longe de problemas no verão, basta seguir algumas dicas importantes e relaxar. Então, descubra aqui como curtir numa boa o verão 2019.

Cuide-se!

cuidados saúde verão

Hidrate-se e alimente-se bem no verão. As frutas suculentas são ótimas para refrescar

Em dias muito quentes, é preciso ficar atento à nossa saúde e seguir algumas regrinhas fundamentais. A mais importante delas, sem dúvida, é a hidratação. Beber bastante líquido é essencial para que seus dias de verão não se tornem uma roubada. Nesta época do ano, o corpo costuma perder mais líquido do que em outras estações, por isso o consumo de água é tão recomendado.

Se preferir tomar algo diferente e saboroso, invista em sucos de frutas, água de coco e chás gelados. Outra dica bacana é: dê uma maneirada no álcool. Eu sei que é difícil não apreciar aquela cervejinha bem gelada, mas bebidas alcoólicas em excesso podem levar a uma desidratação, pois elas retiram a água das células do organismo. Então, o melhor mesmo é evitar excessos.

Ter uma alimentação balanceada também ajuda a manter sua saúde em dia no verão. Não fique em jejum por muito tempo, coma em intervalos de tempos curtos para se manter firme e forte ao longo do dia. Porém, não vá se empanturrar de frituras e comidas muito pesadas. O ideal é apostar em saladas, carnes brancas, cereais integrais, feijão e muitas frutas, principalmente as suculentas. Lanches naturais são perfeitos para levar para praia ou piscina.

Proteja-se do sol

protetor solar verão

Use a abuse do protetor solar. Cuidar da pele no verão não é só questão de estética, mas sim de saúde e bem-estar

Quem gosta do verão não vê a hora de viajar com a família e os amigos para pegar uma praia ou curtir uma piscina. Reforçar o bronzeado é tarefa obrigatória para apaixonados pela estação mais quente do ano. Mas cuidado ao se expor ao sol para se bronzear! Nunca, em hipótese alguma, esqueça de passar protetor solar. O Protetor Solar La Roch-Posay Anthelios e o Protetor Solar Neutrogena Sun Fresh Mousse são ótimas escolhas, pois contam com FPS alto e podem ser aplicados em todos os tipos de pele.

Muitos acreditam que utilizar filtro solar prejudica o bronze e não deixa a pele com aquela cor dourada tão desejada. Mas isso é besteira. Existem muito produtos com fator de proteção menor que filtram os raios solares nocivos à pele e ao mesmo tempo bronzeiam. Este é o caso do Sundown Gold, que tem FPS 15. Já existem no mercado óleos bronzeadores com FPS incluído em sua fórmula. O Spray Gel Sunscreen Instant Bronzer da Australian Gold é um bronzeador com fator de proteção 30. Ou seja, mesmo bloqueando os raios de sol, ele dará à sua pele aquela cor inconfundível do verão.

O horário de exposição ao sol deve ser seguido com disciplina. Evite tomar sol entre as 10 e as 16 horas. Neste período, os raios solares são muito prejudiciais. Então, aproveite para se bronzear na parte da manhã ou no final da tarde. Você vai ver como o clima fica mais fresquinho e confortável para receber aquele bronze. E, para quem gosta de esbanjar estilo à beira do mar, a utilização de alguns acessórios como óculos de sol, chapéus e bonés é uma boa alternativa, pois além de proteção, ainda dão aquele toque especial ao look de verão.

Proteja sua pele e cabelos

cuidados pele cabelo verão

Alguns acessórios ajudam a amenizar as consequências dos dias muito quentes. Óculos de sol e chapéu protegem e ainda incrementam o look de verão

Ok! Você exagerou e ficou deitado sob o sol o dia inteiro sem proteção. Agora sua pele está vermelha e ardendo. Bom, por isso é importantíssimo ter à disposição um creme pós-sol, como a Loção Hidratante Pós-Sol da Nívea ou um gel refrescante, como o Gel Hidratante Pós-Sol Kalasol. Mesmo que tenha seguido as dicas direitinho e passado protetor solar, é bacana continuar hidratando e refrescando a pele após a exposição aos raios solares. Não esqueça de aplicar filtro solar nos dedos e pés. Ninguém quer ficar com marca de chinelo, não é mesmo?

Os cabelos também merecem uma atenção especial. Sol, mar, cloro geralmente dão aquela ressecada nos fios. Então, tenha sempre em mãos um leave-in com filtro solar, procure hidratar o cabelo antes da viagem e use chapéus e bonés para protegê-lo do sol. O couro cabeludo, quando muito exposto, também sofre queimaduras, o que é bastante incômodo. É bom não descuidar desta área do corpo.

Segurança

cuidados praia piscina cachoeira verão

Atente-se às condições da água antes de se refrescar. Geralmente, são colocadas bandeiras vermelhas quando o mar está perigoso para banho

Devido ao clima muito quente, a maior parte das pessoas busca curtir o verão em locais que dispõem de muita água para se refrescar. Por isso, as praias são tão requisitadas nesta época do ano. Destinos com mar, piscina, rio ou cachoeira são encantadores, porém podem se tornar perigosos se não forem tomados alguns cuidados.

Se você for para praia, procure verificar se o mar é próprio para o banho e evite entrar na água se a maré estiver muito alta ou puxando. O mesmo vale para rios: se estiverem com forte correnteza, evite-os! Em ambientes com piscina, fique atento aos ralos, que podem sugar cabelos e partes do corpo. Nos três casos, a atenção com as crianças deve ser redobrada. Nunca deixe os pequenos dentro d’água sem supervisão.

cuidados praia piscina cachoeira crianças verão

Os cuidados com as crianças no mar e na piscina devem ser redobrados, para que a diversão role solta

As cachoeiras atraem aqueles que gostam de estar em contato direto com a natureza. Se você é uma dessas pessoas, veja como estará o clima antes de visitá-las, pois chuvas aumentam a intensidade da correnteza e formam as temidas trombas d’água. Tenha cuidado com as rochas perto da água, que podem estar escorregadias. Não pule nas cachoeiras! Muitas vezes há pedras no fundo que podem causar acidentes.

Seguindo nossos conselhos com carinho, você vai ver como seu verão será muito mais divertido e proveitoso. Prepare as malas e curta de montão os deliciosos dias de calor que vêm por aí!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página