Tudo sobre a franquia Grand Theft Auto ou simplesmente GTA

1997 foi um grande ano para os jogos eletrônicos. Poderíamos dizer que foi o ano em que a inocência dos videogames foi quebrada de vez com o lançamento de alguns dos títulos mais controversos que escancararam o caminho para os jogos adultos.

O universo de Grand Theft Auto

Nico Bellic - o "astro" de GTA IV

Grand Theft Auto, Carmaggedon e Postal dividiram a coroa da polêmica, mas foi o primeiro que se eternizou estabelecendo a sua fabricante, a Rockstar Games, como uma das mais importantes representantes da indústria. Nascia GTA, um game de muitas edições, todas elas sensacionais e cada uma mais aprimorada.

Em GTA, o jogador embarca no submundo da sociedade. Munido de armamento pesado, rouba carros na tentativa de cumprir missões que são apresentadas de forma não linear. O mapa aberto também era uma inovação para a época: o cenário podia ser explorado tanto nas missões, quanto ser usado para caminhar livremente promovendo o caos e trocando de veículos.

Multiplataformas

GTA o clássico!

Grand Theft Auto começou nos computadores. E fazia muito sentido: o jogo de visão superior já em 1997 possuía um módulo de jogo em redes locais, em que quatro bandidos dividiam o mesmo cenário, cada um em sua tela. Mas, GTA era maior que tudo isso e rapidamente foi levado para os videogames.

O PlayStation recebeu o game e deu ainda mais fôlego na popularização da franquia. E daí ela começou a conquistar outros espaços, como o finado Dreamcast, da Sega. A geração seguinte, marcando presença no Xbox e no PlayStation 2 e entrando com força no PlayStation 3 e Xbox 360 com Grand Theft Auto IV e as expansões The Lost and the Damned e The Ballad of Gay Tony.

 Chinatown Wars

Portáteis como o Game Boy Color, o Game Boy Advance, o Nintendo DS e o PSP também viram suas versões. E o game foi levado, inclusive, para tablets e smartphones. O sucesso estava garantido e não há qualquer sinal de que a série perderá seu fôlego, um alento para quem espera ver o game nas próximas gerações.

A Rockstar Games deu três grandes saltos. Em GTA 3, a empresa saiu da visão superior de jogo e apresentou gráficos 3D semelhantes aos de jogos em terceira pessoa. Depois, trouxe ao mundo Vice City, que quebrou a norma da série ao apresentar uma temática oitentista em uma cidade inspirada em Miami. Veículos, armas e roupas que prestavam homenagem a uma década icônica no cinema.

GTA San Andreas

San Andreas trouxe a briga de gangues em um mapa parecido com Los Angeles. Mais uma mudança de foco, no bandido solitário, que agora fazia parte de grupos imensos, em um jogo muito mais complexo que ocorria com as gangues apresentadas em GTA 2, nos primórdios da série.

Enfim, GTA V

 GTA V

Em outubro de 2011, a Rockstar Games revelou planos de lançar o Grand Theft Auto V. Três anos depois de seu grande lançamento (GTA IV), a empresa precisava dar uma resposta aos fãs sedentos por novidade, mesmo que o game ainda demore meses para ser lançado.

GTA V está previsto para chegar ao mercado — PS3 e Xbox 360 (a versão de PC ainda não foi anunciada, nem se sabe se o game será trazido para o Wii U, da Nintendo) — no dia 17 de setembro, mas já se sabe algumas coisas. A começar do mapa, ponto forte da série, que terá o tamanho combinado do mapa de GTA IV, Grand Theft Auto: San Andreas e Red Dead Redemption (outro game da empresa).

No novo game, o modo individual apresenta três personagens: Michael, Trevor e Franklin, criminosos com histórias entrelaçadas e que trabalharão em conjunto para cumprir missões. O modo multiplayer trará a criação de gangues — com os amigos ou com desconhecidos em gangues públicas.

A Rockstar Games

Rockstar Games

Grand Theft Auto é a menina dos olhos da Rockstar Games, mas seria muito injusto dizer que a empresa só produziu essa série. Longe disso, a desenvolvedora também é mãe de preciosidades como a série de ação Max Payne ou o game de investigação lançado mais recentemente L.A. Noire.

A empresa também publicou outros títulos importantes. As franquias Manhunt e Red Dead, ou o game de luta baseado em um filme clássico The Warriors, por exemplo. O game Bully, de briga na escola, e a série Midnight Club, de corrida, também compõe o seu catálogo.

A Rockstar é uma desenvolvedora tão legal que colocou para download alguns de seus clássicos, de graça. Se você não vê a hora de setembro chegar aí com um GTA V novinho para o seu videogame, por que não relembrar alguns dos primeiros títulos da companhia? Dê uma olhada no Rockstar Classics e baixe os dois primeiros GTA e o game Wild Metal sem gastar um tostão!

Confira o trailer legendado em português (para maiores de 18 anos):

Veja a galeria de fotos do aguardado GTA V:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pré-Venda GTA V

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página