Sonic Mania: Review | Blog eGlu

Review: Sonic Mania

Por

Bruno Heredia

Sonic sempre foi um dos maiores personagens da história dos Games. O porco espinho, criado pela Sega, estreou no mundo dos games em 1991 no Mega Drive e desde então se tornou um sucesso. Em 1992 e 1994 foram lançados, respectivamente, Sonic 2 e Sonic 3, que fizeram jus ao seu antecessor e também foram sucesso de venda. Em 1994 também foi lançado Sonic & Knuckles, inovando e trazendo um personagem jogável novo: Knuckles.

Sonic Mania game Pontofrio

Sonic retorna ao mundo dos games com seu estilo clássico

Após esses quatro ótimos jogos, Sonic passou por um longo período sem algum grande lançamento; não faltaram tentativas: foram criados jogos com cenários 3D, jogos onde Sonic se aventurava no mundo real, jogos de corrida, transformações bizarras, no entanto nenhum jogo estava à altura do porco espinho mais famoso do mundo dos games, até que em Agosto de 2017 foi lançado Sonic Mania, jogo mais novo da franquia.

Sonic Mania traz todos os elementos que tornaram Sonic um sucesso. A jogabilidade é semelhante aos primeiros jogos, não sendo nenhuma novidade para quem já é fã. Quem nunca jogou não encontrará nenhuma dificuldade nos controles. Contando com 12 fases, divididas em 2 atos cada, Sonic Mania é um jogo de plataforma 2D, igual seus antecessores clássicos. É possível escolher entre Sonic, Knuckles e Tails, e cada um apresenta uma variação na jogabilidade.

sonic mania fase game

Fases clássicas se misturam com novas, combinando perfeitamente

O enredo também não é novidade: vemos Sonic e seus amigos enfrentando Dr. Robotnik, que agora não atua mais sozinho, e traz consigo uma gangue de robôs. A maioria das fases é inspirada em alguma fase clássica da série, indo desde Sonic 1 até Sonic 3D. O interessante é que as mesmas não são iguais, e mesmo para quem jogou todos os games da franquia, ainda existirão novidades. Cada fase pode ser explorada por vários caminhos diferentes, e para que o jogador veja tudo de todas elas deve jogar no mínimo duas vezes em cada.

Além do Modo Mania, modo principal onde as fases devem ser completadas, ainda existe o modo Time Attack, onde os jogadores correm contra o tempo para completar a fase de forma mais rápida e comparar recordes com jogadores do mundo todo, e o modo de competição de dois jogadores.

graficos sonic mania game Pontofrio

Sonic Mania tem gráficos iguais aos jogos de sucesso da franquia

Os gráficos estão perfeitos. Não vá esperando encontrar elementos 3D complexos nem nada do tipo. O que é entregue é o que se espera: cenários bem desenhados, muitos elementos na tela e inimigos bem diversificados. O jogo nos dá um sentimento de nostalgia, trabalhando bem com gráficos em pixel art, trazendo o estilo retrô fiel aos games originais. A trilha sonora também está perfeita, trazendo músicas que combinam com cada fase.

O único ponto fraco do jogo são as novas fases bônus, que trazem um cenário 3D e uma jogabilidade totalmente diferente de tudo que é apresentado no jogo, sendo frustrante por não ter um bom controle sobre o personagem.

Sonic Mania inimigos game Pontofrio

Diferente dos outros games, Sonic Mania traz uma grande variedade de inimigos

Sonic Mania pegou tudo que era bom e adicionou elementos novos que se complementam perfeitamente. Com ótimas fases, diversos segredos e desafios, Sonic Mania é obrigatório para todos, desde fãs antigos até para quem nunca jogou.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página