Mass Effect Andromeda, franquia e Review do game | Blog eGlu

A Franquia Mass Effect

Por

Bruno Heredia

game mass effect

Fonte: https://br.pinterest.com/explore/mass-effect-1/

Mass Effect é hoje um título muito querido pelos gamers. O primeiro jogo, lançado em 2008 e produzido pela BioWare, trouxe uma jogabilidade muito interessante, misturando RPG com ação em terceira pessoa, além de uma história envolvente que é moldada pelas escolhas do jogador e um universo enorme e muito rico em detalhes.

Mass Effect 1

A história se passa em 2183, período após a humanidade ter descoberto como fazer viagens longas pela galáxia, fazendo com que os seres humanos passassem a se deparar com outros tipos de vida pelo universo.

O enredo é muito rico, e além da trama principal, o jogo tem diversos eventos que ocorrem em segundo plano, servindo para complementar a historia principal e fazer o jogador imergir nesse universo vasto criado pelo game.

Em Mass Effect o jogador controla Shepard, personagem que no início do jogo pode ser customizado, escolhendo gênero, aparência, perfil psicológico e classe. Cada classe possui atributos diferentes, tornando a jogabilidade diferente para cada tipo de escolha. As classes que podem ser selecionada são as seguintes:

– Soldado: Sabe utilizar todas as armas;

– Engenheiro: Técnico que pode construir equipamentos para atacar os inimigos;

– Adepto: Utiliza poderes bióticos;

– Vanguarda: Tem como ponto forte ataques diretos aos inimigos;

– Sentinela: Combinação entre conhecimento técnico e poderes bióticos;

– Infiltrador: Ataca de modo sorrateiro, para pegar inimigos de surpresa.

profile shepard mass effect

Escolha as classes do Shepard

Outra característica que pode ser personalizada é a origem do personagem, podendo ser nascido no espaço, nascido em colônias da Terra ou nascido na Terra mesmo. Na trama Shepard é um soldado de elite que é enviado em missões de exploração pela galáxia em sua nave espacial.

Além de comandar seu personagem principal, é possível também controlar um esquadrão, que no decorrer do jogo também recebem pontos de experiência e podem ter upgrades.

A jogabilidade mistura elementos de RPG com ação. Na hora dos combates, o jogo é um shooter em terceira pessoa onde é possível utilizar armas e uma série de poderes diferentes, e no desenrolar da história encontramos elementos de RPG, como a grande quantidade de diálogos, que permitem ao jogador escolher o que seu personagem vai responder em cada situação, desencadeando eventos diferentes dependendo de algumas respostas. As respostas também determinam a moral de Shepard, e o nível de moral irá definir o caminho trilhado no jogo.

Os gráficos são excelentes, e nos diálogos podemos ver o quão detalhados são os personagens. As espécies alienígenas são bem feitas e muito interessantes, e os ambientes e cenários são um show a parte. Os efeitos sonoros são impecáveis, com a dublagem original sendo o ponto alto do game, sem falha alguma entre a sincronização do movimento labial dos personagens com as falas.

Um raro ponto baixo do game é no quesito das missões secundárias, que são muito parecidas e acontecem em ambientes genéricos, tornando-as monótonas em alguns momentos.

Mass Effect foi lançado exclusivamente para PC e Xbox 360, porém os jogadores de PlayStation 3 podem jogá-lo na compilação da trilogia, Mass Effect Trilogy, que reúne os três primeiros jogos da franquia.

Mass Effect 2

O segundo jogo da franquia foi um dos melhores jogos de 2010 e após o sucesso estrondoso do primeiro game, conseguiu superar as expectativas.

A trama acontece logo após os acontecimentos do primeiro jogo, e os jogadores de novo irão controlar Shepard, dessa vez para investigar uma espécie de alienígenas que está abduzindo colonizações humanas inteiras. A história é muito cativante e tem como plano de fundo intrigas e raças alienígenas muito traiçoeiras.

Houve uma grande melhoria em relação ao primeiro jogo. O universo, apesar de ser menor agora, está muito mais detalhado, com maior variedade de lugares.

Uma grande novidade é o sistema de importação de dados, que puxa o jogo salvo do primeiro Mass Effect para trazer o Sheppard já personalizado pelo jogador, com as consequências de suas ações e personalidade anterior.

Nos combates, agora com o sistema de mira melhorado, tiros em determinadas parte do corpo dos inimigos causam diferentes reações, como por exemplo, ao acertar tiros nos braços ou pernas fazem com que inimigos fiquem inutilizados.  As missões secundárias agora são mais elaboradas e ajudam na construção dos personagens de sua equipe.

No primeiro jogo o personagem ganhava experiência por inimigo derrotado, porém agora os personagens evoluem depois de concluir alguma missão ou tarefa. Isso faz com que os jogadores tenham mais vontade em concluir todas as missões do jogo, incluindo as secundárias.

Fonte: https://jogorama.com.br/jogos/xbox-360/3901/mass-effect-2/

Fonte: https://jogorama.com.br/jogos/xbox-360/3901/mass-effect-2/

Em alguns momentos a ação é interrompida para que os jogadores explorem os ambientes, mas às vezes isso pode ser frustrante, como quando é utilizado o veículo para exploração em solo. O veículo tem uma mecânica ruim de combate, aguenta poucos danos inimigos e poderia facilmente ser substituído por uma exploração a pé com os personagens, o que não tira o brilhantismo do jogo.

Em Mass Effect 2 os diálogos são mais rápidos e em alguns casos existe a opção de interrompê-los para ir direto para a ação. A dublagem e os efeitos sonoros continuam perfeitos, e assim como em Mass Effect, o corpo de dubladores possui grandes nomes.

Ao terminar Mass Effect 2 os jogadores podem jogar missões no conteúdo adicional que pode ser obtido por DLC.

Mass Effect 2 é um jogo sensacional, com poucas falhas, que marca os jogadores e, ao final, nos deixa ansiosos por um próximo jogo que, para a sorte de todos jogadores, não demorou a sair.

Mass Effect 3

Último jogo da trilogia Mass Effect foi lançado no começo de 2012 e sua história segue os acontecimentos após Arrival, DLC de Mass Effect 2. O protagonista é novamente Shepard, e dessa vez sua missão é salvar a galáxia da ameaça dos Reapers. Para isso ele deve juntar todas as civilizações da galáxia, recrutando novos e antigos aliados das mais diferentes raças. O sistema de decisões são os mais difíceis da série, visto que agora o universo inteiro está em jogo.

Fonte: http://www.uzgames.com.br/jogo-mass-effect-3-ps3-2/p

Fonte: http://www.uzgames.com.br/jogo-mass-effect-3-ps3-2/p

Em Mass Effect 3 novos planetas são apresentados e se o jogador carregar saves anteriores, personagens mortos nos outros jogos não aparecerão agora.  Os gráficos tiveram uma boa melhora em relação ao segundo jogo, e agora temos mais cenas frenéticas em CG. Os acontecimentos são presenciados de forma mais rápida, tornando a história interessante, visto que a cada momento um grande evento pode acontecer.

A inteligência artificial foi aprimorada e os inimigos trabalham em equipe e caso estejam em número maior, aproveitam-se disso para criar estratégias efetivas contra o jogador.

No início do jogo é possível escolher entre três modos de jogo:

– Action: Onde a ação prevalece, os inimigos são mais difíceis de se abater e os diálogos são deixados meio que de lado;

– Story: Inimigos ficam mais fáceis e o foco do jogador fica voltado para trama;

– RPG: Mantém a jogabilidade padrão da série, equilibrando ação com diálogos e trazendo a experiência completa do jogo.

A personalização foi melhorada, e o jogador agora pode ter acessórios para melhorar armas equipadas. As armas também podem ser melhoradas com itens encontrados pelos cenários.Elas possuem pesos diferentes, o que pode influenciar no desempenho do jogador ao utilizar os poderes especiais.

A jogabilidade continua a mesma, porém agora os personagens estão mais rápidos e está mais fácil utilizar o sistema de cobertura. A exploração ficou mais simples, acabando com esse problema existente no jogo anterior.

Os upgrades de personagens contam agora com árvores de habilidades, permitindo ao jogador escolher qual rumo de Sheppard e sua especialização.

Mass Effect possui um sistema de multiplayer que funciona de forma cooperativa, onde quatro jogadores precisam derrotar ondas de inimigos cuja dificuldade aumenta a cada onda. Jogar o modo multiplayer traz benefícios à trama principal, pois alcançando determinado número de vitórias permite recrutar aliados com mais facilidade. Outro benefício é a obtenção de um final feliz, que para ser alcançado é necessário ter algumas horas de jogo online.

Mass Effect 3 fecha bem a história do Comandante Shepard, mesmo deixando algumas pontas abertas (fato este que desagradou muita parte dos jogadores). O game faz muitas referências a acontecimentos dos jogos anteriores e o final, e mesmo com um final que não foi perfeito, tem um ótimo desenrolar uma jornada incrível que não pode ser desmerecida.

Review Mass Effect Andromeda

Após o final da saga de Shepard em Mass Effect 3, Mass Effect Andromeda retorna com o universo da franquia trazendo uma nova história e personagens, com o desafio de superar tudo que já foi lançado antes.

Mass Effect Andromeda se inicia no ano de 2185, onde uma operação chamada “Iniciativa Andromeda” tem como objetivo construir uma estação espacial chamada Nexus e mais quatro arcas, cada uma com uma raça específica, e enviá-las para povoar planetas na galáxia de Andromeda. A viagem teve duração de 600 anos, e todos na nave estavam em animação suspensa, porém tudo começa a mudar quando, ao chegar ao destino, algumas naves do comboio haviam sumido além da nave principal ter sofrido um ataque de fonte desconhecida. A partir daí o jogador começa a controlar um dos exploradores humanos para dar prosseguimento à iniciativa e encontrar um novo lar para a tripulação do Nexus e suas arcas.

Fonte: https://www.masseffect.com/news/mass-effect-andromeda-coming-in-march

Fonte: https://www.masseffect.com/news/mass-effect-andromeda-coming-in-march

O enredo do jogo, apesar do início um pouco clichê, é denso, com diversos personagens trazendo sua história e seus conflitos, enriquecendo demais a história do game. Ao mesmo tempo em que procuramos resolver as batalhas dos exploradores, em busca de continuar a Iniciativa Andromeda, também passamos a conhecer a história do universo em geral e aprendemos a lidar com a hostilidade entre espécies que estão neste novo mundo. Quanto mais missões secundárias forem feitas, mais irá conhecer sobre outros personagens e embates. Por falar nas missões secundárias, essas estão presentes durante o jogo inteiro, e acontecem de forma fluída e espontânea, sem parecer algo forçado ou empurrado como visto em outros jogos.

A jogabilidade é bem parecida com os jogos anteriores, porém agora temos a ajuda de um jetpack para melhorar a movimentação. Podendo ser usado para saltos maiores e para deslocamentos para qualquer direção, ele faz com que o jogador tenha uma esquiva eficiente e que pode surpreender inimigos chegando de forma mais rápida perto deles. Isso permite diferentes estratégias por parte dos jogadores, que podem ficar no sistema clássico de cobertura e tiro, ou podendo partir pra cima dos inimigos e os atacar no corpo a corpo. Em Andromeda sua equipe irá te ajudar bem pouco e te irritar muito nas batalhas, devido à inteligência artificial um pouco problemática. Não se espante se em alguns momentos eles fizerem movimentos estranhos e inexplicáveis no meio do tiroteio ou até mesmo congelarem e não atacarem ninguém.

Os controles funcionam muito bem, sendo apenas complicado no começo se acostumar com o sistema de cobertura automática, mas que no decorrer do jogo fica mais fácil.

Quanto à evolução do personagem, o jogador pode escolher entre três vertentes: Tecnológica, Biótica, e Combate. A evolução de cada habilidade dentro delas irá depender da vontade e do estilo de jogo de quem está no controle; e dependendo do que for melhorado será refletido nas características dos próprios combates. Seus companheiros não poderão ser personalizados, e por isso devemos selecionar a equipe de acordo com as características já definidas de cada um.

companheiros mass effect andromeda

Fonte: https://omelete.uol.com.br/games/noticia/mass-effect-andromeda-novo-trailer-mostra-cenas-do-multiplayer/

O sistema de diálogos se mantém importante, moldando a narrativa e os acontecimentos de acordo com o que o jogador escolher, nos fazendo sentir a importância de nossas decisões e nos envolvendo na trama principal. Diferente dos jogos anteriores, agora suas respostas vão além do caminho bom ou ruim, permitindo mais liberdade na hora de definir como será seu personagem, deixando a personalidade mais complexa.

A exploração dos planetas pode ser feita com o novo veículo chamado Nomad, que permite cobrir uma enorme área em pouco tempo. Com ele também é possível extrair minérios dos planetas.

Os gráficos de Mass Effect Andromeda possuem pontos fortes e fracos. Os planetas tem visual incrível, e de longe é o jogo mais bonito da franquia nesse aspecto, trazendo locais belos e únicos, com ecossistema e geografia diferenciados, além de belas e detalhadas construções. Outro ponto alto é a presença de diferentes efeitos climáticos, variando de local para local. O jogo faz o jogador se sentir um explorador desbravando novas terras.

Apesar de tanto caprichar nos ambientes, parece que faltou atenção aos personagens. Mesmo com gráficos belos no desenho, o jogo desliza na hora dos personagens demonstrarem expressões durante seus diálogos. Isso faz com que algumas cenas praticamente percam importância e pareçam desinteressantes. Em outros momentos a tensão está no alto, todos estão lutando para não morrer, e os personagens conversam com expressão de que estão passando por algo casual.

O modo multiplayer é bem divertido, e funciona de modo cooperativo, onde devem ser cumpridas missões para derrotar hordas de inimigos cuja dificuldade aumenta gradativamente.

Mass Effect Andromeda é enorme, oferecendo muitas horas de gameplay espalhadas tanto na missão principal quanto nas secundárias. A experiência de exploração e descoberta traz uma grande imersão ao jogador e o novo sistema de combates faz o game ser muito prazeroso. As poucas falhas apresentadas não tiram a diversão proporcionada.

O game estará disponível a partir do dia 04 de Abril para Playstation 4, Xbox One e PC.

Confira abaixo o trailer do game:

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página