Halo 4: o Retorno de Master Chief

Uma das franquias mais importantes do mundo dos games, símbolo dos videogames Xbox, retorna em grande estilo em seu quarto episódio. Halo 4 chega ao mercado mundial no dia 6 de novembro e tentará repetir a façanha de todos os games anteriores.

Uma das franquias mais importantes do mundo dos games, símbolo dos videogames Xbox, retorna em grande estilo em seu quarto episódio. Halo 4 chega ao mercado mundial no dia 6 de novembro e tentará repetir a façanha de todos os games anteriores.

As expectativas são altas: desde que foi lançada, em 2001, a série já vendeu 46 milhões de cópias. É o game mais importante já lançado pela gigante Microsoft, e se somadas todas as vendas desde o primeiro episódio, a franquia já gerou faturamento de US$ 3 bilhões. Uma marca impressionante para um game.

A Microsoft estima, inclusive, que a funcionalidade multiplayer online – via Xbox Live – tenha rendido mais de 5 bilhões de horas em partidas. Se esticássemos isso em dias, seriam 208.333.333, ou mais de 570 mil anos. A série de tiro em primeira pessoa não ficou apenas em sua trama principal; gerou também séries paralelas, como a estratégia em tempo real Halo Wars e o remake de Halo: Combat Evolved, o capítulo original, para Xbox 360.

O começo de tudo

A Microsoft precisava de um grande exclusivo para os seus videogames. A Sony tinha os seus, com um gigante em crescimento – o God of War – e a Nintendo sempre foi outra forte concorrente com exclusivos fortes como os games Zelda e Mario Bros. Foi aí que a Bungie surgiu com Halo: Combat Evolved.

No futuro, com a superpopulação do planeta Terra, a humanidade começou a buscar outros locais onde pudesse viver. Na busca, esbarrou raças alienígenas hostis, uma delas, os extraterrestres do Covenant. Como resposta a ameaça, uma divisão militar secreta chamada de SPARTAN Project foi criada e os supersoldados ciborgues foram enviados, entre eles você, no papel do herói Master Chief.

Embora o enredo seja bom, o modo individual nunca foi o aspecto mais forte de Halo. O jogo foi um dos que alavancaram os modos multiplayer, que posteriormente se tornariam o chamariz mais forte da Microsoft. Hoje, o Xbox 360 se baseia fortemente na rede Xbox Live e nos aspectos online dos jogos e Halo, bem… Halo se transformou na franquia mais forte de entretenimento já produzido pela criadora do Windows.

Outras empreitadas

Depois de três anos de Combat Evolved, Halo foi transformado em franquia. Halo 2 chegou em 2004, também para o primeiro Xbox (e para Windows!), e Halo 3 foi o primeiro da franquia a ser lançado para o Xbox 360, catapultando as vendas do atual videogame da Microsoft em 2007.

Foi aí que Halo começou a ficar mais frequente. A marca se consolidou com o lançamento de Halo Wars em 2009, ano em que outro título Halo 3: ODST também foi lançado. Halo: Reach chegou ao mercado em 2010 e, no ano seguinte, Combat Evolved chegou ao Xbox 360 remodelado em uma edição de aniversário com gráficos recriados para telas de alta definição.

Mas, se tudo isso parece impressionante para um game de sucesso, Halo não se manteve apenas nos videogames. Foi transformado em livros, quadrinhos, animação e até os direitos para um filme chegaram a ser vendidos, mas o projeto acabou não indo para frente e aguarda um novo licenciamento para ser transformado em roteiro, dirigido e, enfim, contado nas telonas.

O que esperar do novo game

Halo 4 será o início de uma nova trilogia e seus eventos acontecem quatro anos depois dos narrados em Halo 3. Master Chief volta à cena com Cortana, a inteligência artificial que auxilia na narrativa oferecendo informações ao personagem. Só que, dessa vez, é esperado que a ação dê mais espaço ao mistério e à exploração.

Por ser pensado desde já como uma trilogia, a história deve ser mais forte e elaborada, abrindo caminho para os próximos Halo 5 e Halo 6, com a conclusão da saga que está sendo iniciada em um planeta misterioso da raça Forerunner. Pela crítica, o game já tem sido bem recebido, obtendo pontuações altas, entre notas 8 e 9. Em alguns casos, obteve até um 10, o que mostra que o título é realmente promissor.

Entre os modos de jogo estão o individual e o cooperativo e Halo 4 terá, também, conteúdo oferecido para download via Xbox Live. Três pacotes, com três mapas cada, já foram anunciados para venda em dezembro de 2012, fevereiro de 2013 e abril de 2013. Se Halo 4 será um sucesso, ainda não temos como saber com certeza. Mas, como cada um dos títulos anteriores comprovou a chance é alta. E nós, gamers, logicamente estaremos de olho e na torcida. Afinal, um bom game é sempre bem recebido!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página