GTA V na nova geração – versão ampliada e muito melhorada

[ANÁLISE] GTA V na nova geração – versão revista, ampliada e [muito] melhorada

A Rockstar conseguiu o que parecia impossível: no lançamento da versão para os videogames de nova geração, melhorou GTA V, um de seus maiores sucessos e seguramente o jogo mais inovador da franquia Grand Theft Auto.

Desde o começo, com gráficos simples em PCs com configurações que hoje beiram o cúmulo do obsoleto e também no Playstation 1, até alcançar o limiar da tecnologia, o jogo sempre arrebatou adeptos com seu enredo engenhoso e sua maneira em contar boas histórias.

Para encantar seus fãs e convencê-los a investir neste novo velho título – que conta mais de 33 milhões de jogadores só no modo online para PS3 e X360, sem contar os offline – a desenvolvedora do jogo incrementou coisas já existentes, criou novas variações, surpreendeu em seus modos de jogabilidade e envolveu ainda mais o adepto da série.

Leia também:
Infográfico – Grand Theft Auto – Os números e curiosidades do mundo GTA!
Tudo sobre a franquia Grand Theft Auto ou simplesmente GTA

Relembrando o enredo

gta-v-nova-geração

Se você não esteve presente ao Planeta Terra no ano de 2013 ou não estava com videogame à época, convém recordar o enredo de GTA V. O game, para PS3 e X360, era uma ação e aventura com comandos familiares aos jogadores da série, e que, além disso, implementava muitas novidades. A ousadia foi recompensada com um sem número de prêmios.

Para começar, você podia controlar três personagens: O psicopata Trevor, o rico e decadente Michael e o novato Franklin. Complementando suas habilidades entre si, com diálogos mordazes e surreais, a química entre os três tornava o jogador mais um membro da equipe, graças ao fantástico roteiro.

Além disso, os elementos tradicionais de GTA – mundo aberto, inúmeras possibilidades de ação e missões secundárias que encorpam a história – vinham acompanhadas de novidades como maior livre arbítrio nas decisões, desde missões até o final. A receita deu certo e o jogo foi um sucesso avassalador.

Com o lançamento dos consoles de nova geração, muitos se perguntaram se a Rockstar lançaria uma versão do jogo para PS4 e Xbox One. A resposta foi positiva. Entretanto, para surpresa de todos, a produtora inovou. Não só lançou o jogo como inovou ao ponto de deixá-lo um novo título, com muitos motivos para ser novamente debulhado. É o mesmo GTA V? É, mas não é.

Mais duro, mais forte, mais rápido, melhor

GTA V tinha gráficos excelentes em sua versão para PS3 e X360, mas agora eles atingem um nível de realismo espetacular. Os ambientes estão ainda mais ricos, o contraste e a saturação das imagens está fantástico.

Veja o exemplo dessa evolução:

Novas missões estão presentes, trazendo motivação extra aos jogadores. Atrações como corridas de stock cars – utilizando carros customizados –, novos veículos para controle, desafios fotográficos e novas recompensas, entre outras coisas, fazem com que o jogo seja ainda mais desafiador, divertido e mais duro para os fãs. A produtora promete muitos conteúdos exclusivos nesta nova versão.

Além disso, a Rockstar fez um afago aos jogadores online, possibilitando que os personagens criados no modo online de PS3 e X360 sejam “transferidos” para a versão de PS4, XBox One e posteriormente PC, um procedimento que, embora seja muito justo, ainda é longe do usual praticado. Mais uma bola dentro.

Você pode transferir o progresso do seu personagem através do seu console de nova geração ou acessando esse link da Rockstar.

Ao infinito e além

A nova versão de GTA V aprimora ainda mais a absurda liberdade que a antiga já proporcionava. As possibilidades de entretenimento são inúmeras, fazendo com que o jogo seja um investimento seguro para o jogador, que vai gastar (novamente) muitas horas do seu tempo desvendando os mistérios e missões de Los Santos.

A Rockstar também incrementou um dos modos de jogo mais apreciados pelos jogadores. O modo corrida agora suporta 30 jogadores online, não só no estilo livre, mas em todo e qualquer tipo de competição. Os fãs acabam ganhando mais um título dentro do que compraram, pois essa quantidade tão grande de competidores online é raríssima até entre jogos dedicados.

Eu sou você. Duvida?

Dentre todas as novidades que a Rockstar aprontou para GTA V, uma é muito esperada e é, certamente, a melhor delas. Agora, Trevor, Franklin e Michael serão o jogador. O jogo pode ser jogado em primeira pessoa, e a experiência é espetacular e completamente renovadora.

Os gráficos de detalhes que não eram mostrados, como o interior dos carros, foram criados com esmero. Não são genéricos e tem peculiaridades que respeitam o modelo dos veículos. A expressão das personagens quando vistas em primeira pessoa é um show à parte, assim como a própria ação em si.

Muitas vezes o jogador fica tão imerso na experiência que se esquece de quem está efetivamente controlando – e isso, acredite, não é ruim. Trevor, Michael ou Franklin, por um momento, se transformam em você, que está de posse do controle.

Como mais um atrativo, todas as passagens ficam mais realistas em primeira pessoa. Ou seja, tudo o que era “cruel”, ficou ainda “pior”… mas é GTA, né?

GTA é primordial

A palavra-chave de GTA V nos novos consoles é reinvenção. Se reinventando, o jogo alcança novos patamares de diversão, consolidando sua enorme base de fãs e trazendo certamente outros.

Um jogo com infinitas possibilidades, que valerá cada hora jogada e trará sempre uma nova surpresa. Além do fantástico modo história, o jogador pode criar a sua própria história online: criar gangues, disputar corridas e demais situações para se divertir ao largo das missões.

A Rockstar tinha em GTA V um diamante que rendeu fortunas. Conseguiu lapidá-lo e deixá-lo ainda mais valioso. A nova versão do velho jogo é uma nova experiência e vale cada centavo investido e cada hora jogada. Seja Trevor, Michael, Franklin. Ou melhor: seja você e desbrave Los Santos.

gta-v-xboxone gta-v-ps4

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página