Fifa ou PES: qual o melhor game do futebol? | Blog eGlu

FIFA ou PES? Qual é o melhor game de futebol?

Por

Luis Ventura

FIFA PES 2018 Capa Melhor Game Futebol

FIFA e PES duelam há 17 anos pela preferência do público

O futebol é um esporte que mexe com a emoção de todos. Cada partida do seu time é uma festa. Os jogadores realizando grandes jogadas e marcando belos gols motivam a nossa vontade de estar lá dentro do campo, sentindo tudo na pele. É nessa hora que os simuladores de futebol entram em campo para satisfazer esse desejo.

Só que, na hora de chamar os amigos, montar o campeonato e fazer a tabela, sempre rola aquela discussão: vamos jogar FIFA ou PES? Qual deles é melhor? Enfim, o que era para ser o momento mágico do futebol, muitas vezes acaba até em briga.

Agora, se você é daqueles que joga sozinho e possui o espírito de um grande jogador com aquela obsessão por conquistar o troféu tão desejado daquele campeonato para seu time ou país, nós apresentamos um pouco das diferenças entre o FIFA 18 e o PES 2018 para que você decida em qual deles sua equipe vai tentar ser a campeã.

FIFA 18

FIFA 18 gráfico gameplay faces jogadores Frosbyte

FIFA 18 usa a engine Frosbyte para tentar reproduzir com perfeição os movimentos dos jogadores

O jogo FIFA 18 é publicado pela EA Sports e a série já tem 25 anos de história. Em sua primeira versão, em 1993, contava com gráficos em 16 bits e apresentava apenas jogos com times de seleções nacionais. Além disso, os jogadores tinham nomes fictícios.

Com a evolução da tecnologia ao longo desses anos, hoje o game conta com gráficos de alta definição, utilizando um motor gráfico para reproduzir com alta fidelidade os movimentos dos atletas e também a fisionomia dos rostos deles.

Falando nos jogadores, na versão FIFA 18, todos os times contam com jogadores de nomes reais, exceto os dos times brasileiros, por questões contratuais. O número de times disponíveis para competir também aumentou. Além de seleções, o jogo apresenta clubes e campeonatos licenciados, com direito a uniformes e identidades visuais oficiais. O problema fica por conta dos clubes do nosso país, pois, além de não permitirem o uso do nome dos atletas, não têm todos os clubes da primeira divisão representados.

FIFA 18 Estádio Atmosfera Reprodução

FIFA 18 conta com a atmosfera de 49 estádios oficiais de todo o mundo

Há também quase 50 estádios oficiais disponíveis no jogo, como o estádio do Real Madrid na Espanha.  As mulheres também ganharam vez, com a possibilidade de escolher seleções femininas. Como extras à parte, estão à disposição alguns jogadores clássicos, como o brasileiro Ronaldo, o goleiro russo Yashin, o atacante francês Henry e o rei do futebol Pelé.

Porém, o destaque do game está no modo de jogo “A Jornada”. Nessa opção, você contará a história de Alex Hunter, um jovem que tenta fazer uma carreira de sucesso no campeonato inglês. Além de jogar partidas controlando o personagem, você terá que tomar decisões que vão influenciar diretamente no rumo da carreira dele, garantindo o sucesso ou o fracasso.

FIFA 18 Modo jogo Jornada Alex Hunter

“A Jornada” é o grande destaque do jogo, permitindo viver a carreira de um jovem até o estrelato

Já para os que gostam dos modos clássicos, nessa versão foi mantido o modo carreira, em que você pode ser o técnico de um dos times ou controlar, em primeira pessoa, qualquer um dos atletas disponíveis.

Por fim, o FIFA 18 lançou uma atualização gratuita em Maio de 2018 com o modo de jogo oficial da Copa do Mundo 2018. Nele, além de todas as seleções licenciadas presentes no torneio, você pode jogar nos estádios oficiais e com a identidade visual igual à apresentada nos jogos da TV.

PES 2018

PES 2018 gráfico gameplay jogador Fox engine

PES 2018 busca através da jogabilidade ganhar a preferência do público

O PES 2018, abreviação de Pro Evolution Soccer, é o simulador de futebol da japonesa Konami. O jogo é uma evolução do clássico International SuperStar Soccer e do Winning Eleven, nome que acabou permanecendo apenas na versão japonesa.

O primeiro jogo da série foi lançado em 2001, já trazendo os gráficos da geração 128 bits e a jogabilidade do Winning Eleven desenvolvida no Japão para o ocidente.

Assim como o seu concorrente, o PES 2018 evoluiu bastante e atualmente apresenta um motor gráfico muito potente para a apresentação em telas de 4K.

O PES 2018 também conta com equipes e jogadores licenciados, porém em menor número que o FIFA 18. A aposta do PES foi realizar parcerias, se tornando o jogo oficial de clubes e ligas. Tanto que é o simulador oficial do Campeonato Brasileiro. Times como Barcelona, Borussia Dortmund e os brasileiros Corinthians, Flamengo e Vasco são alguns dos clubes parceiros do jogo.

Para quem gosta de jogar com os times do nosso país, ele é a melhor opção, pois conta com todos os clubes da primeira divisão licenciados, jogadores licenciados e 8 dos principais estádios brasileiros. São eles: Maracanã, Mineirão, Arena Corinthians, Morumbi, Vila Belmiro, Beira-Rio, São Januário e Allianz Parque.

PES 2018 Estádio Brasileiro atmosfera jogo

O game PES 2018 com 8 estádios brasileiros oficiais

Os fãs do futebol internacional também vão curtir o PES 2018, pois ele apresenta todas as competições licenciadas da UEFA, com direito àquela música clássica na entrada dos times em campo nos jogos da Champions League e à taça oficial para você sentir o clima de verdade.

PES 2018 jogadores clássicos legendas

Em PES 2018, jogadores clássicos estão disponíveis para serem contratados no modo myClub

Além dos modos clássicos, o PES apresenta o myClub, que é uma plataforma online, em que você cria o seu time para jogar contra oponentes humanos ou virtuais. Você pode comprar diversos jogadores, inclusive algumas lendas, como o argentino Maradona, o inglês Beckham, os brasileiros Zico e Romário e até o velocista tricampeão olímpico da Jamaica Usain Bolt. À medida que for ganhando partidas, você acumula pontos para montar times melhores e vai subindo de divisão. Você gerencia tudo, desde a contratação dos jogadores até as categorias de base, com olheiros de jovens. Para quem curte um modo Manager, esse modo é muito divertido.

E quem ganha a disputa?

FIFA 18 PES 2018 infográfico comparativo

Comparativo entre as características dos games

Diante do confronto para saber qual é o melhor entre FIFA 18 e PES 18, quem ganha é você. Você ganha a possibilidade de ter dois jogos distintos de futebol, com jogabilidade e modos de jogo diferentes, mas com histórias riquíssimas, que colocam ambos como ícones dentro do segmento de simuladores de jogos de futebol. Aproveite o momento, veja as ofertas e jogue com seus amigos campeonatos nos dois games.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página