BGS 2017: Jogos, atrações internacionais, campeonatos e cosplays | Blog eGlu

BGS 2017! Veja como foi a 10ª edição da maior feira de games da América Latina

Por

Adriano Camargo

feira games brasil game show 2017 bgs

BGS 2017, o maior evento de jogos eletrônicos da América Latina

A cidade de São Paulo, literalmente, parou entre os dias 11 e 15 de outubro de 2017 com o maior evento de games da América Latina, a Brasil Game Show. Realizado no Expo Center Norte, a décima edição da BGS, como popularmente é conhecida, teve a presença de mais de 300 mil visitantes, recebendo cerca de 250 empresas com os principais lançamentos do setor, campeonatos entre times profissionais, competições de cosplay, celebridades da internet e muito mais. Tudo isso para que os fãs de jogos eletrônicos pudessem conhecer de perto as principais novidades do mercado com diversão e entretenimento.

Alguns jogos puderam ser experimentados em primeira mão na BGS, como Assassin’s Creed Origins, Dead Rising 4, Sea of Thieves, Star Wars Battlefront II, LEGO Marvel Super Heroes 2, Far Cry 5, entre outros. Foram centenas de estações espalhadas pelo evento e games para todos os gostos. Além da jogatina, a Brasil Game Show recebeu a presença de grandes estrelas do mundo dos games em diversas atividades.

youtuber cherrygumms pontofrio bgs 2017

A youtuber Cherrygumms mostrou o que rolou na BGS 2017

O Pontofrio esteve presente na BGS 2017 por meio de seus canais do Instagram, Facebook e Twitter para mostrar os cosplays, campeonatos e tudo o que rolou nos bastidores da feira, além de bate-papos com influenciadores digitais. Tudo isso a cargo da youtuber Cherrygumms, Nicolle Merhy, única mulher gamer pro de Rainbow Six na América Latina.

Brasil Game Show com atrações internacionais

hideo kojima abertura evento bgs 2017 metal gear

O criador de Metal Gear Solid teve ativa participação na décima edição da BGS – Crédito: Brasil Game Show

O criador da série best-seller Metal Gear e do gênero furtivo, Hideo Kojima, fez sua primeira visita ao Brasil e teve participação ativa na BGS. Kojima participou da cerimônia de abertura do evento, realizada no dia 11 (aberto à imprensa, convidados e compradores do ingresso Premium), distribuiu autógrafos e tirou fotos com fãs, além de ser jurado do Cosplay Zone.

Em 2001, Kojima foi escolhido como uma das 10 pessoas mais influentes pela revista Newsweek. Em dezembro de 2016, no Game Awards, ganhou o prêmio de ícone da indústria de jogos, além de ter inaugurado seu próprio estúdio, chamado Kojima Productions, em 2015. Atualmente vem trabalhando em um jogo exclusivo para o PS4, Death Stranding.

nolan bushnell criador atari bgs 2017

Nolan Bushnell, criador do Atari, conversou e tirou fotos com os fãs na BGS – Crédito: Brasil Game Show

Nolan Bushnell, considerado o pai dos videogames por ser o responsável direto pela criação do querido Atari 2600, lançado em 1977, um dos consoles mais bem-sucedidos já inventados, esteve presente na BGS e respondeu perguntas feitas pelo público na área Twitch Talks, além de dar autógrafos no espaço Meet&Greet Canon.

Formado em engenharia elétrica, Nolan foi um dos criadores do primeiro arcade, chamado Computer Space, em 1971. Mas só passou a ser reconhecido em 1972, quando sua nova empresa, a Atari, produziu máquinas do game Pong, jogo de tênis de mesa virtual, considerado o primeiro grande sucesso comercial dos videogames.

Ed Boon, o criador de uma das mais avassaladoras sagas de todos os tempos, Mortal Kombat, além de Injustice, também esteve na BGS 10 e respondeu as perguntas dos fãs na Twitch Talks. Também participou de uma entrevista no palco da Microsoft e esteve ao lado de Kojima na abertura do evento. Atualmente tem o cargo de chefe do Netherrealm Studios, onde preparou o reboot de Mortal Kombat e personagens da DC Comics: Injustic: God Among Us e Injustice 2.

Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft, foi outro convidado internacional. Participou da abertura e deu mais detalhes sobre o lançamento do Xbox One X, previsto para novembro. Além dos nomes já citados, estiveram presentes na BGS 10: David Crane, criador de Pitfall contando suas experiências e trajetória da carreira na indústria dos games; Stephen Bliss, ilustrador e designer, responsável pela identidade visual dos games da franquia Grand Theft Auto (GTA) e Mike Mejia, produtor sênior de Call of Duty: WWII.

Os games! Amados protagonistas da feira!

bgs 2017 estande Xbox one X

O novo Xbox One X esteve disponível para teste na BGS – Crédito: Xbox

Seja adulto, ou criança, sem distinção alguma de idade, é certo dizer que os gamers puderam conferir uma incrível coletânea de títulos que ainda serão lançados, com a oportunidade de testá-los pela primeira vez ou conferir outros jogos que chegaram recentemente ao público.

No estande da Xbox, a Microsoft preparou 120 estações de testes, com destaque todo especial para o novo Xbox One X, que será lançado oficialmente até o final de 2017, rodando o game de corrida Forza Motorsport 7. O jogo que é uma verdadeira aventura em alto mar, Sea of Thieves, exclusivo para o Xbox One e PC, chega em 2018, mas já foi conferido por muitos visitantes da BGS, além do jogo de plataforma Super Lucky’s Tale e o aguardado Dragon Ball FighterZ.

O palco principal do estande também contou com um campeonato de Killer Instinct, além da presença de muitos outros jogos que já foram lançados, como: Battlefield 1 Revolution, Cuphead, Minecraft, Fifa 18, PES 2018 e Sombras da Guerra.

playstation sony realidade virtual vr lançamentos

Mais uma grandiosa participação da PlayStation na BGS! – Crédito: PlayStation

No estande da Sony pudemos conferir vários títulos inéditos para o PlayStation 4, como: Detroit: Become Human, Dead Rising 4, Far Cry 5, Call of Duty WWII, Gran Turismo Sport e Monster Hunter World. Além da presença de diversos outros títulos já lançados: Horizon: Zero Down, Crash Bandicoot N.Sane Trilogy, Destiny 2, Fifa 18, Knack 2 e Uncharted: The Lost Legacy.

Aproveitando que o PlayStation VR vai chegar ao Brasil até dezembro de 2017, o visitante pode conferir os óculos de realidade virtual com os títulos: Resident Evil 7: Biohazard, Moss, The Impatient, Batman: Arkham VR, PlayStation VR Worlds e Star Child.

activision call of duty world war ii destiny 2

A Activision estava preparada para a guerra com os jogos Call of Duty WWII e Destiny 2

A gigante Activision voltou à BGS 2017 com o maior estande de sua história no evento e de maneira arrasadora apresentou dois jogos de tiro arrebatadores em todos os sentidos. O aclamado Call of Duty: World War II, que retorna às raízes da franquia retratando a Segunda Guerra Mundial, teve o modo multiplayer disponível para a galera jogar, além do considerado maior lançamento do gênero FPS, Destiny 2, ), da Bungie.

A Warner teve um palco com a presença de diversas atrações e, claro, espaço para a galera jogar muitos títulos, como: Fifa 18, LEGO Ninjago, Sombras da Guerra, Injustice 2, LEGO Star Wars: The Video Game e LEGO Worlds. E alguns disponíveis antes do lançamento: LEGO Marvel Super Heroes 2, o aguardado Need for Speed: Payback e Star Wars Battlefront II. Além da presença dos youtubers: Coisa de Nerd, Legião dos Heróis, Gameplayrj, Fiaspo e Muuhpro.

ubisoft bgs2017 assassins creed origins far cry 5

A Ubisoft arrebentou com os aguardados Assassin’s Creed Origins e Far Cry 5 – Crédito: Ubisoft Brasil

Os destaques do estande da Ubisoft ficaram a cargo de Far Cry 5, com lançamento previsto para fevereiro de 2018, e do aguardado Assassin’s Creed Origins, que sairá no final do mês de outubro, inspirado no Egito Antigo. O estande contou com uma parede de escalada para você se sentir na pele de Bayek, o protagonista do game. Também teve disponível: South Park: A Fenda que Abunda Força e um espaço dedicado para Just Dance 2018, na qual a galera pôde mostrar os dotes artísticos e mexer o esqueleto. A Samsung também estava no estande da Ubisoft com os notebooks da linha gamer Odyssey promovendo os campeonatos do palco principal.

A desenvolvedora de jogos RedFox Games teve sua estreia na BGS com um gigantesco estande de Black Desert Online, com muita jogatina ao vivo, do MMORPG, que chegou ao Brasil em julho deste ano. Além de interação com os youtubers: Zangado, Malena, Muca Muriçoca, Patife e Aruan Felix.

A Acer mostrou seu variado portfólio de produtos gamers na BGS, com estações de teste de Destiny 2, Playerunknown’s Battleground e outros títulos que rodaram em notebooks da linha Predator e projetores. A Dell teve em seu espaço jogos disputados em equipamentos Dell Gaming da linha Inspiron 15, e contou com as atrações VR Zone e Forza Experience. A Razer também participou da BGS com um estande de dois andares repletos de periféricos dedicados aos gamers, elevando a experiência com os jogos.

Campeonatos na Arena Vivo

campeonatos arena vivo palco bgs 2017

A BGS foi palco de campeonatos de Lol, Clash Royale, Dota 2 e Counter Strike: GO (masculino e feminino)

Entre os dias de evento, a BGS foi palco de variados campeonatos que agitaram a Arena Vivo, montada com exclusividade para torneios de League of Legends, Clash Royale, Dota 2 e Counter Strike: Global Offensive (masculino e feminino).

O dia 11 de outubro foi marcado pelas semifinais e finais do Desafio UNILol, um portal universitário onde estudantes de todo o país podem cadastrar clubes de League of Legends de suas faculdades. As equipes participantes foram: Inatel (MG), UTFPR WasDevils (PR), UFABC Storm (SP) e Unicamp Tritons (SP). O título foi conquistado pela equipe da UFABC Storm, que levou um prêmio de 7 mil reais!

No feriado do dia 12, o palco Arena Vivo contou com uma competição individual de Clash Royale, um fenômeno dos smartphones, com a participação de 8 competidores. Antes disso, mais de 4 mil jogadores já haviam participado de diversas outras partidas eliminatórias até chegar a esses oito jogadores. O título foi levado pelo competidor Randall, que garantiu um cheque no valor de 3 mil reais.

O dia 13 foi marcado pelo tradicional campeonato de Dota 2, em que os times TShow e Midas Club Elite disputaram a final com a vitória do Midas por 3 a 2, após quase 7 horas de torneio. O time vencedor também levou um cheque de 3 mil reais.

O dia 14 foi a vez da mulherada dar as caras na arena, com a final do torneio de Counter Strike: Global Offensive. A decisão contou com as equipes da Vivo Keyd e BootKamp. Após três mapas de uma melhor de cinco, a Vivo Keyd mostrou toda a sua força e destreza com a vitória por 3 a 0, sendo considerado o melhor time feminino de CS:GO do Brasil. Além do título, levaram para casa um cheque de 3 mil reais e o nome da equipe gravado no troféu da liga.

Para fechar o circuito de disputas na arena, o dia 15 foi palco da final masculina de CS:GO com a final sendo realizada pela Bootkamp Gaming e a Brasil Gaming House. O duelo em uma série disputadíssima terminou com a vitória da Bootkamp por três mapas a dois. Garantindo, além do título, o nome registrado no troféu e uma premiação de 3 mil reais.

Cosplay Zone, Área Indie e a evolução dos consoles

personagens games cosplay zone kinoplex bgs

O público acompanhou cosplays variados pela BGS

A caracterização com os principais personagens do mundo dos games já é tradição na Brasil Game Show. Na área Cosplay Zone Kinoplex, o público pôde acompanhar os cosplayers, ver suas performances, tirar fotos, além de ver os desfiles e torcer por seus preferidos nos concursos que ocorreram durante os dias do evento.

A produção nacional de games esteve representada em um local identificado como Área Indie, um espaço exclusivo para estúdios independentes com o objetivo de apresentar jogos das mais variadas plataformas e estilos. Além disso, foram realizadas palestras abertas aos visitantes, nas quais os profissionais dos estúdios contaram sobre suas carreiras e trajetórias no palco do estande da Twitch, com 500m².

O visitante também pôde conferir a Evolução do Videogame por meio de uma exposição realizada em uma área com mais de 150 consoles da coleção pessoal de Marcelo Tavares, fundador da BGS. Mais de quatro décadas de história dos videogames, além de dezenas de jogos e acessórios. Os fãs puderam conferir de perto as mudanças dos consoles com o passar dos anos.

Agora é aguardar o próximo ano chegar, pois a data da próxima edição já está marcada: de 10 a 14 de outubro de 2018.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página