Battlefield 4: A batalha está apenas começando…

Battlefield 4 está chegando!

No fim dos anos 90, Counter-Strike foi lançado. O game que rodava em cima da plataforma de Half-Life foi um dos responsáveis pela explosão dos jogos de tiro em primeira pessoa. Os fãs abraçaram este estilo, o que, logicamente, chamou a atenção de diversos outros estúdios que começaram a tentar emplacar sucessos.

Em 99, quando Counter-Strike virou febre, o estilo não era novo. Já havia feito história em títulos como Wolfenstein, Doom e Quake, além de outras opções como o clássico jogo de Nintendo 64, GoldenEye 007, o primeiro shooter em primeira pessoa (FPS, em inglês, First Person Shooter) a ganhar notoriedade.

Vendo toda essa revolução, em 2002 a Electronic Arts colocou nas prateleiras dos games para PC e Mac um game em primeira pessoa chamado Battlefield 1942. Como o nome indica, Battlefield era uma visita à histórica Segunda Guerra Mundial. O modo individual não chamou tanta atenção, mas o multiplayer online, o forte do título da EA, mostrou sinais de amadurecimento e fizeram com que ele caísse nas graças do público.

De lá para cá já foram lançados dez games da franquia, o que mostra que, sim, Battlefield atingiu em cheio o seu objetivo. Dos jogos no passado, revisitando a Segunda Guerra Mundial e o Vietnã, passando pelo combate futurista e as batalhas modernas, a série foi amadurecendo e, agora chega em mais uma versão: Battlefield 4.

Terceira Guerra Mundial

levolution_2_wtrmrk

Os eventos de Battlefield 4 são narrados em 2020, seis anos depois dos acontecimentos de Battlefield 3, seu predecessor. No modo individual (single player), os jogadores controlam o Sargento Daniel Recker, do esquadrão de operações especiais Tombstone, dos Estados Unidos.

Ainda não se sabe muito do enredo da série. O jogador começa em Baku, no Azerbaijão, após a derrota de um general russo. Depois disso, outras missões acontecem em Xangai, na China, país em que as missões devem acontecer em uma fictícia ameaça de início da Terceira Guerra Mundial, entre Estados Unidos, China e Rússia.

Multiplayer de gente grande!

O forte dessa franquia de tiro em primeira pessoa da Electronic Arts é o modo multiplayer online. Battlefield 4 trará três nações combatentes: Estados Unidos, China e Rússia. Cada esquadrão é composto de quatro perfis de jogador: support, engenheiro, recon e assault.

Os servidores de Xbox 360 e PlayStation 3 comportarão jogos de até 24 jogadores. Mas nas plataformas Xbox One, PS4 e PC (Windows), esse número é elevado para 64 combatentes, o que aumentará bastante a diversão.

Serão dez mapas inicialmente, todos eles compatíveis com os variados modos de jogo multiplayer. São sete modos: Conquest, Domination, Team Deathmatch, Squad Deathmatch, Rush e dois modos novos. Em Obliteration, uma bomba é largada em um lugar aleatório do mapa, as equipes precisam encontrá-la. Quem encontrar precisa plantar em terreno inimigo, armá-la e detoná-la. Em Defuse, o jogador tem apenas uma vida por round, e a missão é eliminar o esquadrão inimigo ou detonar um objetivo militar.

Modo Commander e Levolution

command-the-battlefield-v1

Introduzido em Battlefield 2142, o Modo Commander estará de volta. Nele, um jogador por equipe tem a visão completa do mapa, podendo ordenar companheiros e ataques. E depois de um tempo, se o comandante não estiver desempenhando um bom papel, será possível retirá-lo do cargo, a partir da avaliação de todos os líderes de esquadrão.

Outro modo será o espectador, em que o jogador poderá acompanhar o jogo a partir da perspectiva de outro jogador, seja em primeira ou terceira pessoa (esse modo de visão será ativado em alguns modos de jogo, depois que um player morrer).

E com a física aprimorada do Levolution a interação entre o jogador e o cenário é maior. Será possível, por exemplo, que um jogador derrube um prédio ou torre para transformá-los em obstáculos ou barricadas para proteção. Outras ações como desligar a luz em determinados ambientes, ou atirar em extintores para encher um cenário de fumaça, também será possível. Essa talvez seja uma das maiores apostas da EA, aumentando a estratégia durante os combates.

Lançamento de Battlefield 4

Parece que Battlefield 4 será sensacional e a espera já está terminando: o game chega ao mercado no dia 4 de novembro. As primeiras plataformas que o receberão serão PlayStation 3, Xbox 360 e PC. Mas também estão previstas versões para o Xbox One e o PlayStation 4, que certamente serão ainda mais empolgantes.

Quem já conhece a série e é fã, um prato cheio para esse fim de ano. Para quem ainda não jogou, uma excelente oportunidade de entrar no mundo de um dos maiores games de tiro em primeira pessoa.

Veja também: Battlefield 4 está chegando! Conheça a edição especial com o filme Tropa de Elite!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página