Viagem de férias: como aproveitar sem deixar de se proteger na pandemia

Por

Cristiano Duarte

Com a flexibilização das medidas de isolamento social e o início da vacinação, muitos setores da economia voltaram a funcionar. Por conta disso, aproveitando o período de férias, muitas pessoas estão viajando, seja para rever parentes ou para descansar longe de suas cidades de origem. Mas, apesar se já ser possível viajar, ainda é preciso observar todos os cuidados necessários para evitar a contaminação e a proliferação do novo coronavírus, causador da COVID-19.
Para isso, nós preparamos algumas dicas para você viajar e curtir as férias com a família sem abrir mão da proteção e do cuidado com a saúde.

Uso correto das máscaras de proteção

homem jovem máscara rua

As máscaras de proteção são itens indispensáveis ao sair de casa, pois elas ajudam a reduzir a possibilidade de entrada e saída dos microrganismos causadores da doença.

As máscaras de proteção, precisam ser dupla face, ou seja, possuir duas camadas de tecido. Além disso, elas são de uso individual e nunca devem ser compartilhadas com terceiros, sendo recomendada a troca a cada 2 horas.

Lavar as mãos corretamente

shutterstock_260417144

Lavar as mãos corretamente ajuda a diminuir o risco de contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites, viroses e o novo coronavírus. Para isso, basta utilizar água e sabão, esfregar bem a palma das mãos, dorso e entre os dedos e enxaguar em seguida. E, para secar as mãos, dê preferência ao papel toalha, que pode ser facilmente descartado.

Uso contínuo do Álcool em Gel 70%

shutterstock_1662324127

O álcool em gel 70% deve estar sempre com você, pois é uma maneira eficaz de higienizar as mãos em lugares onde não exista fácil acesso à água e ao sabão. Ou seja, é um item indispensável na hora de fazer suas malas.

Verificar possíveis sintomas

shutterstock_1729433806

Outra medida importante é prestar atenção aos sinais do seu corpo, como a febre, por exemplo. Para isso, tenha sempre em sua nécessaire ou estojo de primeiros socorros, um termômetro que possibilite fazer a medição da temperatura do corpo. É um item fácil de usar e que garante a prevenção da saúde de toda a família. E lembre-se, caso tenha algum dos sintomas, não saia de casa, evite contato com outras pessoas e procure uma orientação médica.

Manter o distanciamento social

shutterstock_1700844079

Outra medida importante, se não a mais importante, é evitar as aglomerações e optar por visitar lugares que ofereçam segurança e que estejam cumprindo com as regras de limitação do espaço.

Ao visitar os pontos turísticos do seu destino, dê preferência a horários alternativos e em dias da semana, onde o fluxo de pessoas é bem menor, e procure sempre manter a distância de 2 metros entre as pessoas.

Ao visitar bares e restaurantes, verifique se o estabelecimento obedece a todos os protocolos de segurança necessários para conter o avanço do novo coronavírus. Evite ficar sem máscara nesses locais e, se possível, dê preferência aos carros particulares para fazer os trajetos no lugar de destino ou até mesmo toda a viagem.

Viu só como dá para viajar e aproveitar as férias sem abrir mão dos cuidados com a saúde? Aproveite as nossas dicas e boas férias!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página