Aparelhos para fazer exercícios em casa | Blog eGlu

Fuja do sedentarismo e faça exercícios em casa

Por

Samadi Coelho

exercício casa condicionamento residência sedentarismo

Os treinamentos funcionais que podem ser feitos em casa possuem cada vez mais adeptos

Praticar exercícios físicos diariamente é excelente por vários motivos: faz bem à saúde, melhora o condicionamento físico, combate o estresse, a ansiedade e ainda ajuda a manter a boa forma.

Mas, se você já tentou frequentar a academia e, depois da empolgação, desistiu, seja por falta de ânimo, tempo apertado, desmotivação para sair de casa, filhos para cuidar, falta de dinheiro ou pelo simples fato de não gostar do ambiente, pode ter certeza de que fazer exercícios na sala de casa é uma opção viável para quem quer fugir do sedentarismo.

Treinar em casa é, sem dúvida, mais rápido e prático. Por outro lado, exige disciplina, força de vontade e algumas adaptações para manter a motivação e impedir o boicote ao treinamento.

Pode ser difícil no início, mas calma! Assim que os primeiros resultados aparecerem, sua motivação e autoestima irão aumentar, sem falar nas cargas de endorfina liberadas após cada treino, que provocam sensação de plenitude e bem-estar.

treino malhar espaço sala casa companhia

Ao escolher seu cantinho da casa, verifique se há espaço suficiente para fazer os exercícios

Antes de se exercitar, lembre-se de realizar uma avaliação física prévia com um médico. Assim, você conhece melhor os limites do seu corpo e entende quais aspectos da sua saúde podem ser melhorados através dos exercícios.

Para você começar a praticar atividade física no conforto do seu lar, confira os itens em que vale a pena investir.

Colchonete

O colchonete é um dos acessórios indispensáveis para a realização das atividades físicas, pois é responsável por diminuir o impacto do corpo com o chão, além de auxiliar na melhora da postura e prevenir as dores durante o treino. É perfeito para praticar abdominais e flexões, evitando machucar os cotovelos e deixando a coluna bem apoiada.

Caneleira

As caneleiras são excelentes para potencializar o efeito dos exercícios, pois ajudam a tonificar os membros inferiores, como pernas, glúteos, abdutores, adutores e panturrilha. Ocupam pouco espaço e trazem bons resultados!

exercícios atividade física cuidado casa halter peso anilha

Ao malhar em casa é preciso ter cuidado com a execução do exercício, a fim de evitar lesões

Halteres e Anilhas

Aposente o saco de feijão e invista em halteres e anilhas para trabalhar os membros superiores, como bíceps, tríceps, ombros e costas. Mais conhecido como peso de academia, o halter intensifica o trabalho de vários músculos de estabilização, oferecendo resultados satisfatórios em pouco tempo, a um preço bem acessível.

Aparelho de step

Os steps são aparelhos que simulam degraus muito utilizados com o intuito de promover a perda de peso, já que as atividades praticadas nesses equipamentos são bastante intensas. Geralmente, são utilizados em coreografia de danças e séries aeróbicas, intercalados com outros exercícios, como polichinelos e agachamentos.

Os principais benefícios propiciados pela prática do step aeróbico é a tonificação dos músculos das pernas e nádegas, melhora dos sistemas cardíaco e respiratório, aumento da resistência física e emagrecimento.

esteira bicicleta ergométrica elíptico corrida caminhada hidratação água

Não se esqueça da hidratação: beba água antes, durante e após o treino

Esteira e bicicleta ergométrica

A esteira ergométrica possibilita que você execute caminhadas e corridas sem sair de casa, em um piso confortável e com controle de velocidade. É um equipamento muito indicado para quem quer perder peso ou melhorar seu desempenho nos esportes, por exemplo.

Já a bicicleta ergométrica é ideal para queimar calorias com baixo impacto nas articulações. Perfeita para quem deseja exercitar-se em casa, o aparelho ajuda a melhorar o funcionamento do coração e fortalecer as pernas.

Elíptico

O elíptico é um produto bem completo e versátil, que reúne um pouco de dois exercícios: a corrida e a pedalada. Capaz de exercitar ao mesmo tempo os membros inferiores e superiores, o aparelho ajuda no condicionamento físico e respiratório, tonifica os músculos e também contribui para a queima das gordurinhas.

Aparelho abdominal

Ter um abdômen definido ou chapado é o sonho de muitas pessoas. Por isso, escolher um aparelho abdominal é a garantia de trabalhar o abdômen nas partes superior, inferior e oblíqua.

Geralmente, o equipamento vem acompanhado de um colchonete para proteger sua coluna, encosto de cabeça e marcações para as mãos. Embora seja um aparelho simples, é importante utilizá-lo de maneira correta para atingir os resultados desejados.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página