Atividades para crianças nas férias | Blog eGlu

Dicas de atividades para curtir com as crianças nas férias

Por

Eliane Coelho

programação infantil atividades para crianças

Férias de julho é tempo de alegria!

Férias é tudo de bom, né? Nessa época, a criançada dá aquela merecida pausa nas aulas e em outras atividades educativas e assim pode dormir até mais tarde, jogar incansáveis horas de videogame, assistir à sua programação favorita, brincar à vontade e, claro, fazer muita bagunça… E é bagunça a perder de vista!

Para que os pais não passem todo esse período com os cabelos arrepiados, é fundamental inovar ao se criar atividades na hora de entreter e divertir a garotada. As opções são diversas e acessíveis a vários bolsos. É muito fácil se divertir! Aproveite as nossas dicas e não deixe de curtir as férias de julho com seus pimpolhos, seja fazendo atividades em casa, seja ao ar livre.

A faixa etária é um importante fator a ser considerado antes de escolher o tipo de brincadeira para se fazer com a molecada, mas os pais e responsáveis com certeza saberão identificar, com base nas características de cada criança, as atividades mais adequadas para cada uma delas. O mais importante é encontrar meios variados de interagir com os pequenos por meio de uma programação animada, repleta de tarefas lúdicas que sejam capazes de diverti-las e, ao mesmo tempo, despertar sua criatividade.

Demonstre alegria ao tê-las por perto!

férias escolares diversão para crianças

Demonstre alegria com a presença das crianças!

Sejam bem-vindas, crianças! Esse é o pensamento que deve nortear a atitude dos adultos durante as férias escolares.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que crianças gostam de atenção e, como todos os seres humanos, precisam ser ouvidas e compreendidas. Busque saber as opiniões delas e suas preferências. Com certeza, as respostas vão surpreender! Abrace, beije e trate com carinho seus filhos, sobrinhos, netos e todas as crianças com as quais tiver oportunidade de conviver. É o primeiro passo para que elas tenham não apenas férias fabulosas, mas também uma existência mais plena e proveitosa!

Durante as fériasde julho, os pais podem optar por levar os pimpolhos em uma viagem para a casa de familiares, apostar em roteiros turísticos mais tradicionais ou em destinos com inúmeras opções voltadas para a programação infantil. Por outro lado, se não puder ou não quiser gastar nessa empreitada, poderá desenvolver divertidas atividades para as crianças tanto em programinhas disponíveis em sua região, como em sua própria casa.

Escolha a opção mais adequada às suas possibilidades e bora entreter a molecada!

Faça as malas e embarque!

férias viagem com crianças

Ótima ocasião para viagem em família

Destinos tanto no Brasil quanto no exterior apresentam-se como uma forma deliciosa de aproveitar as férias de julho com a garotada. Entre os lugares para se viajar com crianças, sem dúvida a primeira opção que passa pela cabeça é a Disney. A terra do Mickey, Minnie e companhia ainda causa muito encanto nos baixinhos e muitas vezes nos crescidinhos também!

Porém, existem muitas alternativas além da Flórida para que as crianças se divirtam muito. Aqui do nosso lado, em Buenos Aires, na Argentina, existe um lugarzinho todinho pensado para os pequeninos. É o Museo de los Niños, que reproduz os ambientes de uma cidade real, com toda rotina controlada pelas crianças. Nesse mundo adulto adaptado à realidade infantil, tudo é muito colorido, e a molecada vai se divertir dirigindo veículo, fazendo compras no supermercado, abastecendo o carro em um posto de gasolina. Enfim, existem inúmeras oportunidades para a criança fingir ser “gente grande” e aprender brincando!

Voltando à nossa pátria amada, temos beleza e diversidade de sobra para belíssimas viagens em família! Incontáveis praias, milhares de pontos de ecoturismo, parques temáticos… As possibilidades não caberiam neste singelo artigo! Mas, para não ficarmos sem exemplos, que tal conhecer um Brasil diferente? Tenha sensações revigorantes ao explorar as paisagens de Bonito, no Mato Grosso do Sul, o clima europeu da Serra Gaúcha, os cenários fantásticos das praias nordestinas, o centro histórico de Minas Gerais… São opções a perder de vista!

Para não perder nenhum segundo das férias, certifique-se de que a documentação de todos está em dia. Caso a criança não esteja acompanhada pelos pais ou responsáveis legais, será necessário solicitar autorização para menor viajar.

Escolha o destino com que você e sua família mais se identificam, faça as malas e boa viagem!

Pensando em acomodações!

melhores destinos hotéis resort para crianças

Deixe que elas aproveitem ao máximo as atividades

Resorts em geral são uma excelente escolha para quem gosta de mais comodidade com as crianças, pois apresentam uma estrutura mais completa,com piscinas, saunas, quadras para a prática de diversos esportes, playground, além de inúmeras opções de passeios para a garotada.

Também estão disponíveis no mercado inúmeros resorts para crianças, que trazem uma intensa programação, cuidadosamente desenvolvida para levar máxima diversão aos pequenos. A lista de atividades para crianças é diversificada e extensa, além haver a preocupação por parte da equipe de recreação em separá-las por faixa etária.

Brinquedoteca, oficinas de teatro, desenho e pintura, sessões de cinema, trilhas ecológicas, quadras poliesportivas estão entre a vasta gama de opções oferecidas pelos resorts voltados ao público mirim.

acampamento com filhos pequenos

O contato com a natureza é sempre bem-vindo!

O contato com a natureza é algo gratificante em todas as idades, mas na infância tem um sabor ainda mais especial pela quantidade de novidades com que as crianças têm oportunidade de entrar em contato. Por esse motivo, outra opção a ser considerada, até mais econômica e empolgante que hospedagens, é um acampamento com seus filhotes. Comece fazendo um excelente planejamento para que nada falte na aventura de vocês, coloque a mochila nas costas e pé na estrada!

Para sua “sobrevivência na selva”, devem fazer parte do “arsenal de combate” na sua mochila esportivalanternas, pilhas, capas de chuva, kit de primeiros socorros (antialérgicos também são bem-vindos), repelente, filtro solar, alimentos, águas e isotônicos. Ah! Muito, mas muito papel higiênico também é essencial. E por falar nisso, é importante ter à disposição penicos, que podem ser preenchidos com serragem ou com areia de gatos, para aquelas emergências durante a noite.

É claro que, quando se fala em acampamento, a barraca é o primeiro item a ser considerado.

A quantidade de pessoas, as necessidades do grupo, entre outros requisitos, vão determinar a melhor escolha. Porém, veja com atenção as dicas a seguir para ter ainda mais subsídios na hora da escolha!

A Barraca Mor Iglu 3505 é produzida com poliéster, acomoda até 3 pessoas e é ideal para climas quentes. Sua proteção contra vazamentos alcança até 300 mm de coluna d’água.

A Barraca de Camping Guepardo Camuflada Jungle apresenta uma estampa mais que sugestiva para sua estadia em meio à natureza. Com capacidade para acomodar até 5 pessoas, pode ser utilizada tranquilamente em climas frio, quente e úmido e ainda conta com proteção contra vazamento para 1200mm. Vale a pena conferir!

A Barraca Nautika com Avanço Indy foi feita para acomodar até 5 pessoas. Ela conta comtetoaluminizado, com proteção UV, uma porta na parte frontal e outra na parte traseira, ventilação nas laterais para elevar o conforto. Sua proteção contra vazamento chega até 2500mm de coluna d’água. Quem disse que não dá para acampar desfrutando de conforto?

Aumente sua comodidade levando colchões infláveis. O Colchão de Casal Inflavel King Multiuso é uma excelente escolha para você relaxar como se estivesse em sua cama!

Para manter seus alimentos acondicionados da maneira adequada, utilize coolers e caixas térmicas. O Cooler Mor 3622, desenvolvido com revestimento de PVC, traz plástico removível e ainda possui coletor inteligente que não deixa a temperatura escapar.

Com capacidade para 27 latinhas ou 4 garrafas de pet 2litros, a Caixa Térmica Mor Glacial Azul possui parede interna de polipropileno, parede externa, tampa de polietileno e isolamento térmico em poliuretano. Uma excelente alternativa para manter alimentos e bebidas em excelentes condições.

Tudo planejado e esquematizado? Então partiu diversão!

Divirta-se mesmo se não for viajar!

O dinheiro está um pouco curto e por isso não será possível levar as crianças naquela viagem tão desejada? Isso não é motivo para ficar triste! Com um pouquinho de criatividade, é possível tornar a rotina bem mais empolgante.

Apresente às novas gerações as brincadeiras que ficaram esquecidas no tempo! Com todo seu entusiasmo, leve a galerinha toda para o quintal desenhe uma amarelinha no chão e faça todos pularem até chegar ao céu! Pegue uma bola de futebol ou de vôlei e promova animadíssimas partidas para que os pequenos gastem sua energia! Brincar de taco ou fazer passeios de bicicleta também vão levar a adrenalina a mil!

Que tal soltar pipas? É claro que se deve tomar cuidado para realizar essa prática em áreas abertas, bem longe da rede elétrica de fios e com linhas livres de produtos cortantes. Observando tais condições, é possível passar horas e horas movidas pela diversão! Ah! Se for até algum parque colocar seu papagaio para voar, aproveite para levar alguns comes e bebes e faça um piquenique muito animado. Pequeninos e grandinhos vão adorar!

Dentro de casa, jogos de tabuleiro e quebra-cabeças são uma boa pedida para manter meninos e meninas entretidos, além de transmitir, de maneira lúdica, noções para o cumprimento de regras, elevar o foco, a concentração e ainda contribuir para despertar a criatividade na resolução de problemas. Outra tarefa interessante é fazer origamis de pássaros, flores, borboletas, navios e muito mais!

desenho de criança

Faça brincadeiras que estimulem a criatividade!

Incentivar a criança a desenhar e criar uma historinha com base em suas obras de arte. Que tal fazer um gibi? E depois de terminada essa atividade uma criança pode contar sua historinha para a outra para promover uma verdadeira sessão de “contação de história”. Se quiser aprofundar essa brincadeira, poderá estimular as crianças a encenarem suas obras-primas. Por falar nisso, pecinhas teatrais são sempre bem-vindas por crianças, pois elas adoram encarnar personagens!

Ainda no campo das artes, é possível deixar à disposição dos pequenos vários potes de tinta guache, pincéis, folhas de papel, cartolina, purpurina, lantejoulas e outros materiais para que eles coloquem para fora todo seu potencial artístico! Uma exposição das obras que serão criadas pode ser um ótimo programinha dentro de sua própria casa!

Passeios para crianças também são uma excelente alternativa de programa, pois há uma série de lugares voltados especialmente para agradar a esse público exigente! Além daqueles roteiros tradicionais, como zoológico, parques de diversão, parques ecológicos e aquários, existem alternativas extremamente estimulantes, que vão levar a imaginação dos pimpolhos além! Observatórios e Planetários oferecem uma excelente gama de conhecimento, transmitido de uma maneira prática, dinâmica e muito, mas muito divertida! Acima de tudo esses programinhas são essenciais por ampliarem a bagagem cultural das crianças, levando-as a adquirir inúmeras informações importantes enquanto brincam, pulam e se divertem!

crianças que cozinham

Estimule os dotes culinários dos pequenos

Aproveitando que todos estão reunidos em casa, não seria uma ótima ideia colocar essa galerinha toda para cozinhar? Sob sua supervisão, é claro! Dê asas aos dotes culinários desse pessoalzinho oferecendo a eles a oportunidade de preparar deliciosas receitas, das quais eles possam se orgulhar! Como em julho muitas regiões do Brasil têm um clima bem friozinho, uma excelente pedida é acompanhar as crianças no preparo de fondue. O Aparelho de Fondue Forma Firenze Carrosel  vai ajudar nessa saborosa tarefa, com suas 18 peças extremamente práticas e funcionais, perfeitas para facilitar o processo, tornando-o mais rápido e seguro. Prepare o queijo, o chocolate, o camarão e outros petiscos de sua preferência para fazer um festival de foundue com toda criançada!

Vai um cafezinho aí? Essa bebidinha tão gostosa e revigorante também pode ser servida aos pequenos, que podem aprender a prepará-la com toda comodidade na Cafeteira Nuova Moka Express Imeltron Bialetti. Com capacidade para até 6 xícaras, ela deixará o momento do café ainda mais agradável! O chá é outra bebida extremamente apreciada nestes dias de clima mais frio. E servi-lo em um belíssimo conjunto de xícaras agrega um toque ainda mais especial a cada gole. O Conjunto de Xícaras para Chá Oxford Porcelanas Quartier é moderno e refinado, pode ser levado à mesa para deixá-la mais bonita e assim contribuir para estimular a garotada a fazer as refeições no lugar certo!

Lembrando que, por se tratar de alimentos e bebidas quentes, a supervisão de um adulto é essencial durante o preparo dessas receitas. Aproveite para deixar o clima quentinho e aconchegante com toda segurança que os baixinhos necessitam.

Aproveite essas dicas, adapte cada uma delas às suas preferências e tenha animadíssimas férias com a sua galerinha!

 

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página