Pratique atividades físicas sem sair de casa!

Por

Luis Ventura

atividade física sala

Uma melhor qualidade de vida passa, necessariamente, pela prática de atividades esportivas. Porém, pela correria do dia a dia, muitas pessoas não a realizam devido à falta de tempo ou por não ter condições de frequentar clubes e academias.

Só que isso não é mais desculpa. Com a tecnologia presente em nossas vidas, tornou-se possível praticar exercícios físicos dentro de casa, gastando pouco tempo e dinheiro. Já existem aparelhos desenvolvidos, exclusivamente, para uso residencial, além da internet disponibilizar diversos sites e canais de vídeo com a rotina de treinos, os quais, na maioria das vezes, requer só 10 minutos por dia.

Para te dar aquela forcinha e iniciar a rotina de exercícios sem sair de casa, nós do e-Glu, o blog do Pinguim, vamos dar algumas dicas. Confira:

Exercícios funcionais na sala de casa

exercício funcional sala

Com muito pouco é possível praticar exercícios sem sair de casa

Para quem deseja começar com o básico, a dica é a prática de exercícios funcionais, que podem ser realizados em espaços pequenos. Na internet, há diversos vídeos de personal trainers e educadores físicos com treinos para iniciantes e avançados.

Em muitos desses exercícios, nem é preciso nenhum equipamento, mas para maior conforto e segurança, é recomendado o uso de roupas esportivas, tênis e até colchonetes, caso seja necessário deitar no chão.

Ainda nesse tipo de exercício, a prática de Pilates tem ganhado muitos adeptos, por ser uma atividade que oferece muitos benefícios à saúde, como a melhora da postura, reduzindo dores na coluna, aumento da resistência física e mental, além da flexibilidade do corpo, entre outros. E, com ajuda dos vídeos e equipamentos com preços acessíveis, também é possível fazê-lo sem sair de casa.

Academia e musculação

mulher bicicleta ergométrica

Há diversos aparelhos feitos exclusivamente para uso domiciliar

Para quem prefere exercícios mais pesados, a indústria investiu bastante no desenvolvimento de equipamentos, para que as pessoas possam se exercitar sem sair de casa. Tanto, que é possível, inclusive, ter uma academia completa em sua residência.

Além de bicicletas ergométricas, esteiras e aparelhos elípticos, que são equipamentos indicados para aumentar a capacidade cardiovascular e melhorar a saúde do coração, já é possível ter em casa uma estação de musculação completa, como a Black Edition 3500 Poligym, que conta com barras, pesos e ganchos, para trabalhar todos os grupos musculares, como braços, pernas, ombros, peito, abdômen etc.

estação musculação Poligym

Estação de Musculação Black Edition 3500 Poligym

Esportes ao ar livre

Para quem dispõe de um espaço um pouco maior em sua casa, como uma garagem ou um quintal, investir em acessórios de modalidades esportivas populares pode ser uma ótima ideia para se exercitar em casa.

É possível adquirir uma tabela e uma bola de basquete para praticar arremessos. Uma trave e uma bola de futebol para executar alguns chutes e, porque não, uma bola de vôlei para rebatê-la contra uma parede.

Fique ligado nos resultados

relógio monitor

Por fim, assim como há pessoas que praticam atividades físicas apenas para não serem sedentárias, há as que estão em busca de resultados específicos, como perder peso, treinar para uma competição amadora ou, simplesmente, atingir uma meta de tempo.

Para que esses esportistas não percam nenhuma informação de seus treinos, há diversos acessórios para fazer esse tipo de monitoramento, que vão desde monitores cardíacos até balanças digitais.

Como sugestão, destacamos esses dois produtos. O primeiro é a balança digital da GA.MA Italy Fit Ultra, que além de exibir o peso, também calcula outras informações, como massa muscular, gordura corporal, entre outros.

Relógio Esportivo Forerunner 245 Garmin

Relógio Esportivo Forerunner 245 da Garmin

O segundo, é o Relógio Esportivo Forerunner 245 da Garmin, além de poder monitorar seu tempo, inclusive com parciais, ele dispõe de um monitor cardíaco, para ver o ritmo de seu batimento cardíaco e outras funcionalidades, que ajudarão na verificação do esforço realizado durante o exercício. Inclusive, o acessório consegue avaliar o estado do seu treino e até indicar se você precisaria de outra sessão, ou se exagerou, e merece um dia de descanso.

Viram só quantas coisas dá para fazer sem sair de casa? Aproveite nossas dicas e não fique parado. Esporte é saúde! Pratique!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página