Aparelhos Elípticos: Quais os benefícios e os principais modelos? | Blog eGlu

Aparelho Elíptico e seus benefícios para o corpo!

Por

Isaura Naffin

Aparelhos Elípticos

Benefícios do Aparelho Elíptico

Uma boa alimentação e a prática de esporte beneficiam o corpo e proporcionam uma vida mais regrada, além de garantirem mais fôlego para encarar a correria do dia a dia. E as pessoas estão preocupadas em ter uma vida mais saudável, basta notar a quantidade que frequenta academias, parques ou que vemos correndo pelas pistas de corrida, o importante é se mexer.

Você provavelmente viu em algum lugar ou ouviu falar nos seguintes aparelhos de ginástica: esteira e bicicleta ergométrica, não é verdade? Mas sabe o que é um aparelho elíptico? Conhece pouco ou nunca ouviu falar! Muita calma nessa hora, porque o Eglu vai explicar tudo sobre esse produto eficiente, que garante ótimos resultados.

O elíptico funciona como um simulador de caminhada, e uma de suas principais vantagens é o baixo impacto provocado pelo exercício, fator que torna o aparelho perfeito para novatos, idosos, pessoas que estejam acima do peso ou que tenham algum tipo de problema com as articulações do quadril, joelho e cotovelo.

Até mesmo os “ratos de academia” podem obter inúmeros benefícios desse treinamento. Claro que deve ser levada em consideração a intensidade aplicada aos movimentos, a depender do perfil do praticante, por isso é importante a avaliação de um médico para que ele esclareça qual é a maneira mais adequada de se fazer o exercício.

Este aparelho de ginástica tem como objetivo simular os mesmos movimentos realizados durante uma caminhada, então o usuário treina, ao mesmo tempo, os membros inferiores, principalmente o quadríceps, e também os superiores, trabalhando mais músculos. Assim o gasto calórico é maior.

Algumas máquinas possuem até mesmo rampa de inclinação ajustável, para que você mude o ângulo do exercício, trabalhando assim outros grupos musculares. Ao mudar a inclinação do elíptico, você eleva a intensidade, tornando o treino mais desafiador. O legal é ir evoluindo e dificultando conforme o limite e a prática de cada um, sempre respeitando a limitação do corpo.

Mantenha a postura correta no elíptico!

Postura Executar Exercício Elíptico

Postura correta para fazer os exercícios no aparelho Elíptico

Algumas pessoas acham que é só subir no aparelho elíptico e começar a treinar. Ops, nada disso! Como em todo exercício, é preciso estar atento à postura da coluna, que deve estar bem alinhada, e também à posição dos pés, que precisam ficar totalmente apoiados na plataforma do simulador de caminhada, evitando assim sobrecarga articular nos joelhos e tornozelos.

Este tipo de aparelho tem roda de inércia, essa orienta as passadas do usuário a cada movimento, e conta com braços de apoio, que pode ser usado para exercitar os membros superiores. A roda pode estar localizada na parte traseira ou frontal do equipamento.

Ao executar a movimentação no aparelho, é importante que o corpo esteja estável, assim a carga muscular fica somente nos membros corretos, o tronco deve ficar parado e bem estabilizado. Você consegue regular a carga e a intensidade ao fazer os exercícios, sempre adequado ao tipo de treinamento que vai executar.

Você pode estar se perguntando: o elíptico emagrece? A resposta é sim, esse exercício ajuda no processo de emagrecimento, mas, assim como acontece com os outros aparelhos, é necessário fazer a combinação com outros tipos de atividades físicas, além de ter uma dieta alimentar saudável. Dessa maneira, você alcança os resultados com mais eficiência.

Elíptico mecânico, magnético ou eletromagnético?

Elípticos podem ser encontrados no mercado em três versões distintas de funcionamento. O aparelho mecânico exige que o usuário coloque um pouco mais de força nos movimentos para que funcione, pois esse sistema é feito por atrito. O elíptico magnético garante que o exercício seja mais uniforme, pois a regulagem do esforço é acionada por cabos e realizada magneticamente pelos imãs internos.

O mais moderno é o elíptico eletromagnético, geralmente são os semiprofissionais e os profissionais, porque a regulagem do esforço é feita de maneira magnética; porém, esse equipamento é acionado eletricamente por meio do painel de controle, por isso precisa estar ligado à rede elétrica.

Qual aparelho elíptico é o melhor?

Qual Melhor Elíptico

Elípticos eficientes e modernos

Cada tipo de elíptico é desenvolvido com o mesmo objetivo: trabalhar os músculos eficientemente, mas sem causar danos às articulações. Porém, há alguns modelos mais indicados para se ter em casa e outros mais apropriados para instalação em academias.

Uma dica bacana é prestar atenção ao tamanho da passada, porque quanto maior for, melhor será a sensação de estar fazendo uma caminhada naturalmente, garantindo conforto, principalmente para as pessoas mais altas.

Os aparelhos elípticos profissionais são, geralmente, mais robustos. Isso porque precisam suportar melhor o impacto, já que muitas pessoas os utilizam, sem contar a frequência, que é intensa.

Elíptico Kikos

Elíptico da marca Kikos

Apresentamos como exemplo o Elíptico Profissional KE 15.0 Self Power, da Kikos, que tem 10 programas, sendo 9 predefinidos e 1 personalizado, painel auto scan com teclas de programas, regulagem de cargas, pausa, início, parar e modo, 20 níveis de carga, sensor cardíaco HandGrip, apoios para as mãos emborrachados, roda na parte traseira e capacidade para suportar até 150 quilos.

O Elíptico Profissional Kikos KE 6.0i é um modelo que vem com 12 programas de exercícios, sensor cardíaco HandGrip para acompanhar como está a frequência do coração, e apoios para as mãos emborrachados. Com capacidade para suportar um usuário de até 150 quilos, ele possui roda na parte frontal e entrada para MP3 com alto-falante embutido, assim você pode animar seu treino escutando suas músicas favoritas.

A Speedo desenvolveu o Elíptico E55 para ser instalado em residências, condomínios, estúdios, empresas e hotéis. Esse aparelho tem painel LCD com botão giratório de ajuste rápido, 12 programas, passada com 50 cm, sistema totalmente integrado por rolamentos, por isso o movimento é macio e bem silencioso. Ele também dispõe de 8 níveis de resistência e pode ser usado por pessoas com até 150 quilos.

Se o usuário quiser fazer os exercícios no conforto de casa, é possível! No Pontofrio são oferecidas diversas opções.

A marca Dream tem diversos modelos. Uma boa aquisição é o Elíptico Fitness MAG 5000E, que vem com monitor de 6 funções + Scan (tempo, velocidade, distância, calorias, recuperação e Pulsação) e roteiros por minuto, além de ter regulagem de intensidade livre , sistema Hand-Pulse, que elimina os sensores conectados ao corpo, manoplas de espuma antideslizantes e capacidade para 120 quilos.

A Kikos possui como opção o Elíptico Kikos 4004, com visor que disponibiliza informações de tempo, velocidade, distância, calorias e scan. Conta também com 8 níveis de tensão e suporta até 90 quilos.

Elíptico Mormaii

Elíptico Mormaii

O Elíptico Magnético Drop 5000E Mormaii vem com display LCD, controle de batimentos cardíacos com HandGrip e sua capacidade é de 120 quilos.

No Pontofrio, você também encontra diversos modelos das marcas Speedo, Act! Home Fitness, Dream Fitness, Houston, Polishop, entre outras. Escolha a melhor para o seu bolso e movimente-se!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página