Os primeiros passos com o seu Kindle

Os primeiros passos com o seu Kindle

Kindle e o novo Kindle Paperwhite

Leitores de livros digitais são produtos relativamente novos e, por isso, por vezes acabam gerando confusão na cabeça de novos consumidores. Mesmo com a chegada oficial do Kindle no Brasil — e com a sua interface intuitiva em português — é normal que questionamentos surjam.

Como sou um Pinguim legal (e como distribuidor online exclusivo no Brasil eu sou o primeiro a ter o Kindle por aqui!), vou dar umas dicas para você que acaba de comprar o seu Kindle ou que pretende comprá-lo. Assim, você se concentra só no que é realmente importante no produto: o hábito da leitura, e não precisa se preocupar em ficar explorando as opções a esmo.

Vamos nessa?

É bem fácil e o processo todo não deve levar muito mais que 30 minutos!

Você ligou e…

Kindle no Pontofrio.com

Chegou seu Kindle, você colocou o seu novo companheiro na tomada para carregar a sua bateria e não se conteve. Ligou direto o aparelho. Nós entendemos! Foi a primeira coisa que fizemos aqui no E-Glu! Aí o que você precisa fazer é configurar seu idioma. Use as setas (aquele quadradinho lá embaixo) para selecionar a opção Português (Brasil) e confirme selecionando OK.

Se você optou pelo Kindle Paperwhite o processo é praticamente o mesmo, apenas utilize as funções de toque na tela.

No caso do Kindle a navegação é feita pelas laterais do botão, e a confirmação — o botão de OK — é no centro desse quadradinho. O próximo passo é a configuração da rede sem fio.

Se você tiver uma rede em casa, ela será usada para baixar os livros e navegar. É bem fácil, é só selecionar a sua rede pelo nome na lista e pressionar o botão OK para conectar. Está protegida por senha? Digite a senha no tecladinho (aberto pelo segundo botão da base, da esquerda para a direita) e pronto!

Em seguida, você pode registrar o seu Kindle, criando uma conta na Amazon ou usando uma já criada. Depois disso tudo feito, em seu computador, acesse a página de gerenciamento do Kindle e configure o método de compra 1-Clique. Esse método facilitará o pagamento dos livros que você encontrar.

Faça a sua biblioteca

tela-touch-kindle-paperwhite

Agora vem o passeio na livraria, uma das nossas partes preferidas – fora ler, é claro! – e é onde você escolherá os títulos que deseja dentro de um catálogo de mais de um milhão de títulos em português, inglês e outros idiomas estrangeiros. Pressione o botão de menu (o segundo da direita para a esquerda, na parte inferior, no caso do modelo Kindle) e escolha a opção Comprar na Loja Kindle.

A tela que se abre traz uma lista categorizada como se fossem as estantes de uma livraria. Navegue e, se precisar, use a busca para procurar por um título ou autor preferido. Encontrou o que deseja? Selecione o item pelo direcional, como você aprendeu a fazer com as opções e confirme.

Na página de descrição você sabe um pouco mais sobre o livro e a sinopse. Dessa etapa, você pode realizar a compra clicando no botão correspondente à ação. O download será feito e a obra poderá ser acionada a partir da tela Início.

Quando você exclui um livro de seu Kindle, ele não é excluído de sua conta. Isso é importante saber porque o aparelho possui 2 GB de espaço para o armazenamento de dados. É bastante, o suficiente para centenas, ou milhares, de livros, mas há algo mais interessante. Ao excluir um item, ele é enviado para o menu Itens arquivados, um espaço online (na nuvem) para a hospedagem de seus livros e resgate a partir do Wi-Fi (opção de Wi-Fi+3G no Kindle PaperWhite).

O mais legal é que esse espaço de 5 GB extras possibilita, também, o envio de muitos arquivos pessoais – como documentos PDF – para acesso a partir de qualquer lugar. Na página Gerencie seu Kindle basta ativar a permissão Arquivamento de Documentos Pessoais.

Leitura dos livros

Kindle - Leve e portátil

Tudo pronto, livros adquiridos, vamos ler. Se o aparelho estiver desligado, quando você ligar verá a página inicial. Senão, é só clicar no botão da casinha, chamado Início. É o primeiro do canto inferior direito. A tela inicial mostra o nome do aparelho (editável a partir da Tela de Configurações), a carga da bateria e a força do sinal da rede sem fio.

Logo abaixo, você vê a lista de livros, com o nome do autor ou a data. Nos livros que já começou a ler, verá também uma barra de progresso. E lá no topo, entre a barra superior com as informações e a lista de livro, vê as opções de classificação, com ordenação entre os mais recentes, título, autor ou coleções. Escolha um item e confirme.

A navegação pelas páginas é bem simples: nas laterais do Kindle há quatro botões. Você pode avançar ou voltar páginas de qualquer uma das laterais. O botão superior volta para a página anterior e o inferior avança para a próxima. O botão direcional inferior, quadradinho, avança ou retorna capítulos. Clique no item Menu para adicionar um marcador ou pesquisar no livro e, se quiser, alterar o tamanho da fonte e o tipo da letra.

No Kindle Paperwhite…

Kindle com tela sensível ao toque

No Paperwhite a operação é facilitada. Isso porque em vez de botões de controle, tudo é feito direto na tela sensível ao toque. Sendo assim, as instruções ficam ligeiramente mais simples, principalmente quando o assunto é digitação na tela.

O Paperwhite também possui iluminação própria, que deve ser ativada apenas em ambientes de baixa luminosidade. Em lugares claros, o ideal é deixá-la desligada, como se você estivesse lendo um livro impresso mesmo. Controle o brilho, caso a iluminação esteja ligada, para evitar desconforto visual.

A luz pode ser ligada no ícone da lâmpada, no menu superior. Deslize o dedo no controlador para regular a luminosidade. Em ambientes mais escuros, deixe o brilho mais baixo, e em lugares mais claros, onde a luz se faça necessária, eleve o brilho.

Viu como é fácil?! Com o Kindle, comprar livros e ler não tem mistério e, mesmo que você nunca tenha usado um e-Book Reader, não demorará até que você esteja acostumado e lendo muito mais! Se você ainda não tem o Kindle, não perca tempo!

Kindle no Pontofrio

                                Kindle Paperwhite no PontoFrio.com

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página