Máquinas de Cupcakes e receitas fáceis para você fazer! | Blog eGlu

Máquina de Cupcake: os saborosos bolinhos de confeitaria feitos em casa

Por

Indiana Braga

cupcakes recheados

Cupcakes irresistíveis feitos em casa

Se você, assim como eu, divide a casa com apenas uma pessoa, ou até mesmo mora só, sabe bem como é difícil manter o equilíbrio na hora de cozinhar para não deixar desperdiçar absolutamente nada. Fazer sobremesas e doces, então, às vezes nem compensa, melhor comprar fora, não é mesmo? A menos que depois de prontos a gente saia distribuindo entre os vizinhos, amigos ou familiares (estes últimos, se morarem perto – o que não é o meu caso).

Que as grandes redes de produtos alimentícios e supermercados já se atentaram a este tipo de público, isso nós sabemos. Afinal, é cada vez mais comum nos depararmos com porções de alimentos (congelados ou não) reduzidas ou personalizadas. O que muitos de nós talvez não tenhamos reparado, ainda, é que os fabricantes de eletroportáteis também vêm prestando atenção na gente.

Já se deparou com uma Máquina de Cupcakes alguma vez na vida, mesmo que só pela internet? Em um primeiro momento você pode até não ter visto utilidade para a sua rotina diária, mas tente analisar o mínimo possível. Gosta de bolo? Tem vontade de preparar, mas acha que a forma que você tem em casa é grande demais e que não vai dar conta de consumir em tempo hábil? Já quis comer bolo no café da manhã, mas, ao considerar o tempo que levaria para preparar, decidiu que não compensaria?

Pronto! Três perguntinhas básicas e inúmeros motivos para adquirir uma máquina de cupcakes.

Exemplo de um produto funcional para uso doméstico, este eletroportátil prepara bolinhos individuais em menos de 10 minutos. A maioria dos modelos disponíveis no mercado possui espaço para sete unidades de cupcakes, um número razoável para duas pessoas. Para uma, então! No entanto, caso queira preparar receitas para visitas, ou deseje consumir mais que sete bolinhos, basta preencher as cavidades quantas vezes considerar necessário. Posso te garantir que pela agilidade do processo compensa bastante.

Seu dia mais doce em, no máximo, 10 minutos!

massa de cupcake chocolate

Cupcake simples e saboroso

Quando pensamos em cupcakes visualizamos sempre aquelas receitas mais elaboradas, com recheios e coberturas capazes de encher os olhos e abrir o apetite. No entanto, esses bolinhos possuem um modo de preparo extremamente simples e fácil de executar. Com receitas clássicas de bolo e até aquelas massas prontas, encontradas no supermercado, você já pode preparar um delicioso cupcake para o café da manhã ou para o chá da tarde.

Basta bater a massa na batedeira ou no liquidificador e preencher cada cavidade antiaderente da máquina que, em no máximo 10 minutos, seus cupcakes estarão prontos para serem degustados. Mas, se você adora culinária e só precisava de um incentivo para colocar em prática as suas habilidades, especialmente no que se refere à confeitaria, saiba que grande parte dessas máquinas vai acompanhada por acessórios para confeitar. Atente-se sempre à descrição do produto para ter a certeza de que ele dispõe desse adicional. A Cupcake Maker 3, da Britânia, disponibiliza artigos para dar um toque de chef em seus bolinhos.

Há quem prefira preparar os bolinhos diretamente nas forminhas de papel. E sim, elas podem ser colocadas sobre a máquina. Só preste atenção no tamanho indicado, pois, mesmo que o produto escolhido vá acompanhado pelas formas, geralmente a quantidade é limitada e você vai ter que adquiri-las separadamente depois. A Máquina de Cupcakes Cadence Sweet Cake, por exemplo, possui capacidade para forminhas de tamanho nº 2.

Como utilizar a máquina de fazer cupcakes

maquina de cupcake britania

Máquina de Cupcake Cadence Sweet Cake

Usar uma máquina de cupcakes é tão fácil quanto manusear a sua sanduicheira. Com estruturas parecidas, o que vai diferenciar a primeira da segunda é a parte interna. Composto por um determinado número de cavidades antiaderentes, este eletroportátil deve ser ligado alguns minutos antes de adicionar o conteúdo para receber um pré-aquecimento.

Com a máquina pré-aquecida e a massa já preparada, basta despejá-la diretamente nas cavidades do aparelho ou nas forminhas de papel do tamanho indicado. Caso prefira colocar direto na máquina, recomenda-se que você a unte antes de aquecê-la. Fazendo isso, os bolinhos sairão com mais facilidade e a limpeza, que já é extremamente prática (realizada com um pano seco ou levemente úmido), será feita com maior agilidade.

Mas, se você pensa que neste tipo de máquina só dá pra fazer cupcakes, preciso dizer que estás completamente enganad@. Versátil e muito eficiente, este eletroportátil permite preparar as mais variadas receitas, sejam elas doces ou salgadas. A máquina Pratic Cupcake da Mondial, por exemplo, pode ser utilizada no preparo de pães de queijo, petit gateau, bolinhos de chuva, empadinhas, tortinhas e muitas outras delícias.

Mãos na massa, literalmente!

♪♬♪Quem disse que açúcar e afeto não podem curar?♪♬♪

Já ouviu essa música da Vanessa da Mata? Ela se chama “Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias” e eu acho que tem tudo a ver com o tema deste artigo. Por isso, resolvi deixá-la de bônus =) lá no fim da página para você escutar enquanto prepara a primeira receita na sua nova máquina de cupcakes. Porque, fala sério, deu vontade de ter uma máquina dessas em casa, não deu?

Saiba que a maioria dos manuais dessas máquinas já conta com várias receitas de cupcakes e outras guloseimas. Mas, eu não resisti e decidi deixar algumas aqui pra vocês já começarem a praticar.

Receita de Cupcake de Chocolate

como fazer cupcake de chocolate

Receita de Cupcake de chocolate

Vamos iniciar esta lista com o clássico bolo de chocolate ♥. Afinal, esta é uma receita que agrada a gregos e troianos.

Para fazer os cupcakes, comece por bater na batedeira a manteiga e o açúcar até formar um creme. Em seguida acrescente os ovos, um a um, sem parar de bater. Coloque a essência de baunilha e bata por mais um tempo. Depois, adicione a farinha de trigo e misture até atingir uma consistência homogênea. Junte o leite e o cacau em pó, revezando entre um e outro até ganhar uniformidade. Por fim, acrescente o sal e o fermento em pó, ambos peneirados, e o bicarbonato de sódio.

Coloque as forminhas de papel nas cavidades da máquina e preencha ¾ de sua capacidade com massa. Aguarde por, aproximadamente, 9 minutos.

Receita de Bolinho de Chuva

bolinho de chuva maquina de cupcake mondial

Bolinho de chuva sem fritura

Que me perdoem os cupcakes, mesmo os mais refinados, mas o bolinho de chuva tem o seu valor. Quando feito na máquina de cupcake ele não passa pelo tradicional processo de fritura e ainda mantém o seu característico sabor.

Então vamos lá! Misture todos os ingredientes, com exceção do fermento, no liquidificador ou em uma batedeira. Na sequência, adicione o fermento e mexa com uma colher. Pré-aqueça sua máquina de cupcake, coloque a massa nas cavidades ou nas forminhas, preenchendo 3/4 do recipiente escolhido. Espere o tempo indicado no manual do seu aparelho e pronto. Geralmente não passa de 8 minutos. Ao retirar os bolinhos da máquina, você ainda pode salpicá-los com açúcar e canela, se preferir.

Receita de Petit Gateau

receita de petit gateau máquina de cupcake

Petit Gateau na máquina de cupcake

O Petit Gateau talvez seja a receita de preparo mais rápido na máquina de cupcake. Como o chocolate precisa ficar derretido no meio, ele deve ser assado por, no máximo, 4 minutos.

Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Bata os ovos e as gemas com açúcar na batedeira até ficar bem claro. Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula. Em seguida, unte as cavidades ou utilize as forminhas de papel e derrame a massa até a metade. Asse os bolinhos no tempo estabelecido até a massa crescer. Desenforme ainda quente e sirva. O ideal é que ele seja acompanhado por sorvete de creme e calda de chocolate.

Receita de Pão de Queijo

pão de queijo na máquina de cupcake

Receita prática de pão de queijo

Já pensou em ter pães de queijo fresquinhos no seu café da manhã? E, o melhor, feito em casa e em pouquíssimo tempo? Com a máquina de cupcakes esse desejo é extremamente possível de realizar.

Para preparar esta receita basta adicionar a água, o óleo e os ovos no liquidificador e bater. Por último, acrescente o polvilho, o queijo e o sal. Bata novamente por 2 a 3 minutos. Coloque a massa até a metade das cavidades da máquina e deixe assar até que ela fique levemente dourada.

Esta receita possui o rendimento de, aproximadamente, 42 unidades. Mas, se você preferir, poderá utilizar a mistura pronta para pão de queijo. Lembrando que o tempo de duração de cada quantidade disponível na máquina é de 5 a 10 minutos.

Decidiu por qual receita você vai começar? Então solta o som, aumenta o volume e mãos à obra!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página