Você sabe o que é uma televisão 4K? Saiba tudo sobre essa tecnologia!

Você sabe o que é uma televisão 4K? Saiba tudo sobre a nova geração de televisores

tv ultra hd dispositivo 4k

TV 4K – Um alto padrão de qualidade

Quem já se embananava com as televisões HD e Full HD, pode se preparar: está entrando no bolo a televisão 4K, o novo padrão de qualidade. Mas, antes que você pense que um novo formato só venha para confundir, já adiantamos que vai valer a pena.

Para quem está chegando agora, a gente esclarece — antes de dar uma explicação mais ampla — os motivos pelos quais a TV Ultra HD, como também são chamados os dispositivos 4K, são tão cobiçados atualmente.

A nova geração de televisões de alta definição. Um verdadeiro cinema em casa!

Dependendo de sua idade, você deve se lembrar das televisões de tubo. E do salto que esses painéis de baixa definição deram quando a alta definição entrou em cena. Se você é um pouco mais novo, deve se lembrar, ao menos, da diferença entre os aparelhos HD e os Full HD, certo? Agora imagine que essa qualidade mais alta vá dobrar. É, é impressionante mesmo, e já começa a aparecer pelo mercado.

Sem tecniquês – Direto ao ponto!

tecnologia 4k

Evolução na qualidade da imagem é o que os televisores 4K apresentam

Uma busca rápida no mecanismo de sua preferência pelos termos Televisão 4K retornará uma infinidade de resultados, a maior parte deles bastante técnico. Vamos nos ater ao que realmente importa do ponto de vista do consumidor.

O que quer dizer, exatamente, uma tecnologia 4K para televisões? Hoje, as televisões de melhor definição padrão do mercado possuem 2K, ou dois mil pixels. A tecnologia 4K é uma evolução, que permitirá painéis maiores, sem distorções ou perda de qualidade.

A vantagem óbvia de um painel grande é que ele pode ser assistido de mais longe, por mais gente. E a TV 4K garante uma maior quantidade de pixels por polegada, o que quer dizer mesmo em ambientes mais amplos e de um lugar menos privilegiado você não perderá nitidez na exibição.

A revista Home Theater publicou um vídeo mostrando a qualidade de imagem de um modelo de Televisão 4K:

Impacto nas três dimensões

Você já deve ter ouvido falar que existem dois formatos de imagens tridimensionais: matriz ativa e matriz passiva. Na primeira delas, o óculos é um dispositivo eletrônico que abre e fecha uma película rapidamente para criar o efeito de profundidade. Já a matriz passiva deixa esse “truque” por conta do aparelho, dividindo a exibição por dois. Essa divisão de qualidade gera imagens um pouco mais pobres, o que coloca a matriz passiva em grande desvantagem no quesito imagem.

As televisões 4K terão capacidade dobrada, o que quer dizer que mesmo essa divisão pela metade da tecnologia de 3D passivo permitirá uma alta definição, semelhante a dos melhores televisores que se tem isso. E isso, é claro, mantendo a vantagem do custo mais baixo dos óculos sobressalentes da tecnologia passiva e do fato dela ser bem mais confortável aos olhos, principalmente em períodos mais prolongados de exibição.

E é para agora?

qualidade tv 4k ultra HD

Televisões 4K: imagem de primeira muito além da 2K Full HD

Como toda nova tecnologia, o 4K ainda está dando seus primeiros passos. É uma tecnologia cara, destinada apenas para quem é realmente apaixonado por uma imagem de primeira.

Ao adquirir um aparelho desses, você está adquirindo a mais alta tecnologia. A transmissão de televisão, mesmo a cabo, vai demorar um pouquinho para acontecer em 4K. Mesmo assim, esses novos dispositivos serão capazes de tocar com qualidade outras definições de imagem.

É preciso, também, ressaltar que hoje poucos filmes são filmados em 4K. Muitos deles são filmados para a resolução do cinema, algo em torno de 2K. Filmes que vão para as telas absurdas do IMAX são exceção. Chegam a 8K, o que permite que sejam adaptados para a nova tecnologia sem problemas. E, curiosamente, filmes mais antigos, filmados em película, podem ser melhorados para aproveitar o 4K, o que quer dizer que aquele clássico de muitas décadas atrás vai ficar ainda  mais bonito e emocionante.

E aí, agora que a gente explicou mais um pouco, o que você acha dessa inovação que está chegando?

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página