HD, Full HD ou 4K? Qual a melhor tv pra você? | Blog eGlu

Você sabe a diferença entre TV HD, Full HD e 4K? Descubra aqui no E-glu!

Por

Talita Freitas

diferença tvhd tvfhd tv4k

Já sabe qual o melhor modelo de TV pra você: HD, Full HD ou 4K?

E lá se foram os anos em que as únicas preocupações que tínhamos ao comprar uma TV nova eram se todos os canais funcionariam bem e a imagem seria boa o suficiente. Hoje em dia, adquirir uma televisão é uma tarefa minuciosa, visto a quantidade de modelos, tipos de telas e tamanhos diferentes que existem no mercado e que precisam ser avaliados antes de levar um aparelho pra casa.

Uma das variações mais comuns e significativas dos televisores é a sua resolução. Com certeza, se você está pensando em trocar sua TV por uma nova, já deve ter percebido que existem os modelos HD, Full HD e Ultra HD. A diferença entre eles é justamente a definição de imagem. Então, antes de decidir entre os três, é importante saber o que significa resolução de tela.

o que são pixels

O número de pixels em uma tela de TV faz muita diferença na imagem transmitida

A resolução de um aparelho é determinada pela quantidade de pixels de seu monitor. Cada pixel, que é um pontinho minúsculo, carrega uma única cor. Juntando todos esses pontos, forma-se a cena que você vê na tela. É como se fosse um quebra-cabeça. Quanto mais pixels, mais detalhes e qualidade terão os conteúdos.

Esses pontinhos são organizados em linhas horizontais e verticais. Quando você ver uma TV com 1920 x 1080 pixels, significa que ela conta com 1920 pontos em uma linha horizontal e 1080 em uma coluna vertical. O objetivo de aumentar a quantidade de pixels de um monitor é fazer com que eles fiquem imperceptíveis para o telespectador e deem a sensação de uma imagem mais real e repleta de detalhes.

Agora que você está craque em resolução, está na hora de aprender a diferença entre TV HD, FHD e UHD, ou 4 K.

High Definition (HD)

resolução tv hd

As televisões com resolução HD foram as primeiras a proporcionarem imagens de alta definição

Quando as telas LCD, LED e Plasma chegaram ao mercado, um novo padrão de resolução, chamado High Definition, ou alta definição, foi desenvolvido pelos fabricantes. As telas HD contam com 1280 x 720 pixels, ou seja, quase 1 milhão de pontinhos formando as imagens.

Esse número de pixels é o menor encontrado no mercado atualmente. Apenas TV’s de tubo contam com resolução menor. As televisões HD cumprem bem sua função se você pretende assistir canais abertos, canais pagos ou DVD’s.

A Smart TV LED HD LG 32LJ600B, por exemplo, além de entregar uma excelente qualidade de imagem, ainda permite que você grave os programas da TV aberta digital para assisti-los depois, na hora que quiser.

Full HD

Depois dos aparelhos HD, chegaram os Full HD. Eles possuem o dobro de pixels do High Definition, com uma resolução de 1920 x 1080. A maioria das telas disponíveis para venda, entre elas celulares e computadores, são FHD e apresentam uma qualidade de cena mais nítida e vívida. Com esse número de pixels, elas se tornam as melhores opções para quem curte serviços de streaming, serviços online ou blu-ray.

Se a resolução já é boa, imagina ter um aparelho com funções que melhoram ainda mais a qualidade dos conteúdos transmitidos? É isso que a Smart TV LED Full HD Panasonic VIERA TC-40DS600B oferece. Por meio do recurso Ultra Vivid, sua programação ganha um realismo impressionante.

Ultra HD

resolução full hd ultra hd

Os modelos Full HD e Ultra HD trazem mais realismo e riqueza de detalhes para as cenas

A TV Ultra HD é a nova sensação do momento e chegou para oferecer 4 vezes mais pixels que a Full HD. Por esse motivo, também é chamada de TV 4K. São 3840 x 2160 de resolução. Geralmente, as televisões UHD possuem monitores com tamanho a partir de 50 polegadas, pois quanto maior a tela, mais riqueza de detalhes é percebida. Não é nem preciso dizer que a qualidade de imagem é superior a das anteriores, desde que o conteúdo apresentado seja produzido em 4K também. Que tal aprender um pouco mais sobre essa tecnologia?

Os modelos Ultra HD são recomendados para quem deseja desfrutar de uma tela grande e moderna, pois são os mais novos no mercado. Este tipo de televisor transmite imagens tão realistas, que dão ao telespectador a impressão de que ele está acompanhando as cenas ao vivo. As cores são mais intensas e o brilho, impressionante. Um exemplo perfeito é a Smart TV LED 4k Samsung 75MU6100. Com tela de 75 polegadas, ela traz a experiência de vivenciar as diferenças entre cenas claras e escuras.

Qual é a melhor televisão para mim?

tamanho tipo tela tv

Na hora de escolher sua nova TV, leve em conta, além da resolução, o tamanho e o tipo de tela

Antes de escolher seu novo aparelho de televisão, tenha em mente qual é a sua real necessidade no momento. Além da resolução, existem outros fatores que podem interferir na sua decisão. Por exemplo, vale a pena colocar na sala de estar um televisor de mais 70 polegadas? Há espaço no ambiente para isso? Dá uma olhada nesse vídeo e aprenda como definir o tamanho ideal de uma TV para sua casa.

Outra questão interessante é o tipo de tela. Assim como o número de pixels aumenta com o tempo, surgem cada vez mais modelos de monitor. Aqui nesse vídeo, você fica sabendo tudo sobre as TV’s de LED, OLED e QLED. Vale a pena conferir!

Analise a melhor opção para seu lar e sua família e garanta momentos únicos de entretenimento com uma televisão que ofereça qualidade, conforto e bem-estar para todos.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página