A história da TV e a evolução da tecnologia | Blog eGlu

O progresso das TVs: Dos televisores de madeira às tecnologias mais atuais!

Por

Isaura Naffin

Você consegue imaginar um televisor feito em madeira que tenha tela entre 3’’ e 10’’ com imagens chuviscadas em preto e branco? E mais, que exigia esperar alguns minutinhos para que as cenas começassem a rodar, pois só funcionaria depois de esquentar? Pois bem, foi assim o começo desse xodozinho universal, porque a TV antiga exigia que todo esse processo fosse feito. E somente quem detinha o poder político e econômico podia desfrutar dessa novidade da época. Nesse período, ninguém imaginaria que chegaríamos à qualidade de imagem que temos atualmente.

As cenas eram transmitidas com resolução bem inferior, eram aproximadamente 60 linhas. Se comparadas aos televisores de tubo, que contam com resolução de 480 linhas, no modo analógico, dá pra ter noção do quanto eram ruins. Temos que concordar que a televisão revolucionou o mundo, e teve – e tem – grande influência no comportamento das pessoas. E, claro, ajuda a divulgar informações variadas.

Televisor Madeira TV Moderna

Do televisor de madeira até as novas tecnologias

Com o passar dos anos, a qualidade e o visual dos televisores foram melhorando, até chegar aos modelos dos dias atuais, porque as empresas sabem que evoluir é preciso. E os desenvolvedores de aparelhos eletrônicos levam essa premissa a sério, e a cada dia temos novidades tecnológicas, e muitas vezes nos perguntamos: “que raio de tecnologia é essa?”.

Tecnologias disponíveis nos televisores modernos

Em breve, todo país será contemplado com o sinal digital, pois a mudança já vem acontecendo, em alguns estados o funcionando já é 100% digital. E uma das grandes vantagens dessa melhoria, é a oportunidade de aproveitar todas as tecnologias disponíveis nos televisores modernos.

Entre as opções de TV com tela Curva, você encontra o modelo Smart TV 3D LED Curved da Samsung. Um cinema dentro de casa! O formato curvado garante que você assista com qualidade em qualquer canto que esteja. E a resolução 4K exibe cenas perfeitas nas 78 polegadas do display.

Smart TV 3D LED Curved Samsung

Smart TV 3D LED Curved da Samsung: Resolução 4K que exibe cenas perfeitas

Na linha Smart TV,  os chamados televisores inteligentes, permitem conexão com o universo online. Podemos destacar o modelo LG 65UJ6585 que tem plataforma WebOS 3.5 para uma navegação intuitiva e rápida. E a conexão é facilmente feita através do Wi-Fi do aparelho.

Smart TV LED 65" Ultra HD 4K LG 65UJ6585

TV Smart LED 65″ Ultra HD 4K LG 65UJ6585

Tem também a TV LED, e esse modelo de 32”da Samsung 32J4300 vem com Wi-Fi para que possa realizar pesquisas, baixar apps e se divertir pra valer acessando o  Youtube, o Facebook e o Netflix.

Smart TV LED 32" HD Samsung 32J4300

Smart TV LED 32″ HD Samsung 32J4300

Aproveite a entrada USB para conectar pen drives ou HD externos, e assim realizar gravações. A entrada HDMI é capaz de transmitir imagens e áudio com qualidade superior, dessa maneira você consegue visualizar conteúdos de smartphones e tablets diretamente na tela do televisor.

Antes de comprar, você precisa analisar o tamanho do ambiente no qual vai instalar, para que possa aproveitar ao máximo o televisor novo. Se curte acessar a web, não tenha dúvidas, a melhor opção é o modelo Smart TV. Se quer qualidade de imagem que brilha diante dos olhos, os televisores OLED e 4K serão a sensação da sua casa. Para os apaixonados por design inovador, as televisões de Tela Curva agradarão em cheio. Tudo depende do valor que deseja investir.

Impressionante resolução 4K

Imagine o pessoal lá do século 20! Eles nunca devem ter pensado em uma imagem como a proporcionada pela resolução 4K. Mas, ela é real e você pode desfrutá-la! A tecnologia 4K faz com que seus olhos fiquem vidrados nas programações, é show de bola assistir uma partida de futebol ou filme de ação, além de dar outra perspectiva para quem adora curtir suas horas vagas jogando seus games ou vendo os seriados da TV por assinatura. O 4K, conhecido também como Ultra HD, tem 3840 x 2160 pixels de resolução, isso quer dizer que são 8.294.400 pixels no painel do televisor. Tá confuso ainda?

Bora lá, esse monte de números garantem que as imagens contem com nitidez, cores e brilho dos mais aprimorados, tanto que os telespectadores nem percebem os pontos que formam cada imagem. Tudo é transmitido com suavidade. E cada detalhe – da pele, do cabelo, do rosto, da roupa, do gramado, entre outros – é visto com riqueza de detalhes que impressiona.

As TVs 4K ainda são novidades no mercado, mas o público está encantado com tanta qualidade. Imagine só a junção com o sinal digital, pois o cronograma feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações informa que mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018. Isso significa que essas locais passarão a receber somente o sinal digital. E vem mais novidade por aí, já que a empresa LG promete trazer algo ainda mais grandioso, o 8K. A gente tem até dificuldade em imaginar o que isso representa, vamos aguardar por essa novidade tecnológica no mundo dos eletrônicos. Tudo que é bom pode ficar ainda melhor!

TV 4K

Televisores com tecnologia 4K

1º de Junho, dia da primeira transmissão televisiva no Brasil

Primeira Transmissão Televisão Brasil TV Tupi

O primeiro programa exibido pela TV Tupi no Brasil

A tela da TV era pequena, mas a emoção de assistir em preto e branco o programa “TV Taba”, transmitido pela TV Tupi, na data de 1º de junho de 1950 foi gigantesca. O responsável por proporcionar esse momento histórico para os brasileiros foi Assis Chateaubriand. Dono do primeiro canal do país, a famosa TV Tupi.

Ele se preocupou com o povo, já que o custo do televisor ainda era salgado, só as pessoas de classes mais altas tinham em suas casas. Foi aí que Chateaubriand teve a brilhante ideia de comprar 200 televisões e colocar em vários pontos de São Paulo para que as pessoas pudessem assistir, e esse dia foi histórico para a TV brasileira. E grandes artistas participaram do primeiro programa, como: Lima Duarte, Mazzaropo, Ivon Curi e Aurélio Campos. Mas, foi somente em setembro que a programação se tornou diária.

A primeira telenovela foi “Sua Vida Me Pertence”, escrita e dirigida por Walter Forster. A estreia foi no dia 21 de dezembro de 1951 e o capítulo final aconteceu em 15 de fevereiro de 1952. O grande desafio dos atores era gigantesco, pois tudo acontecia ao vivo, então era preciso improvisar bastante. Era exibida às 20 horas, duas vezes na semana.

Quando surgiu a tv colorida no Brasil?

No ano de 1962 aconteceu a primeira transmissão em cores em uma TV brasileira. A TV Excelsior foi à pioneira nesse conceito, porém, foi só em 1972 que aconteceu a primeira transmissão colorida oficial no país, e nesse mesmo ano a marca SEMP começou a fabricar televisores coloridos aqui nas terras tupiniquins.

Os bordões brasileiros

“Quem não se comunica se trumbica”, já dizia o velho Chacrinha! 

Bordões Brasileiros

Bordões de programas exibidos no Brasil

Os programas televisivos são “fera” em transformar frases em bordões, e quando a gente percebe, lá estamos nós repetindo a toda hora. “Cala a boca, Magda”, sucesso no programa Sai de Baixo, nessa fase as Magdas do Brasil sofreram. “Isso é uma vergonha”, com Boris Casoy demonstrando sua indignação diante dos fatos narrados.

“Sigam-me os bons”, “Oh, loco meu”, “Gracinha”, “Terezinhaaaa”, “Beijo do gordo”, “Cacildis”, “Quem bate? É o frio”, “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”, “Danoninho, vale por um bifinho”, “Bonita camisa, Fernandinho”, “Pedala Robinho” e ”Menos Luiza, que está no Canadá”. São tantos bordões que passaríamos horas e horas escrevendo aqui.  Esses foram citados só para tentar demostrar a influência que a TV tem até mesmo no nosso comportamento.

Quem inventou a televisão?

O homem tentava transmitir imagens desde os anos 1800. Mas, apenas em 1909 que os franceses Georges Rignoux e A. Fourniet conseguiram enviar uma imagem, essa era sem movimento. Philo Farnsworth é tido como o inventor da primeira televisão, porque no ano de 1922, o norte-americano conseguiu atingir esse feito. E dizem que Philo foi prejudicado pelo cientista Vladimir Zworykin, pois a marca RCA, que na época era uma das maiores fabricantes de rádios, atrasou o processo de desenvolvimento conduzido por Philo, pois tinha interesse em conquistar o título de “primeira televisão do mundo”.

Porém, a NBC reconhece Vladimir Zworykin como tal, indicando o ano de 1923. Até mesmo a historia da televisão é recheada de picuinhas e desencontros. Até então eram utilizados televisores mecânicos naqueles caixotes grandes de madeira, e somente em 1930 surgiram as TVs que utilizavam um tubo de raios catódicos (CRT). Logo, os aparelhos começaram a ser vendidos pelo mundo. Mas nada de pensar na transmissão das imagens como vemos hoje, porque na verdade eram mais borrões do que propriamente as cenas. Ah, e tudo em preto e branco!

Evolução TV

O progresso dos televisores

Nos anos 40, alguns aventureiros passaram a produzir protótipos de TVs coloridas, porém,começou a guerra, e foi apenas em meados dos anos 50 que o mundo ganhou cor em suas transmissões. Os EUA foram os primeiros a comercializar esse modelo de eletrônico. Nessa mesma época surgiram os primeiros controles remotos.

Então, começou a evolução e as tentativas em aprimorar esse aparelho, as empresas passaram a utilizar materiais diversos com o intuito de torna-las mais leves e compactas. Foi aí que o som e a imagem passaram a ser transmitidos ao mesmo tempo, ficando tudo sincronizado.

A popularização da TV em cores no Brasil aconteceu somente na década de 70. E a sensação era a televisão de tubo, aquela pesadona mesmo. E fazia a felicidade da galera, que se reunia para assistir aos programas. E até o final da década de 90 foram poucas as novidades no desenvolvimento dos televisores.

O ano de 2000 veio para coroar o progresso da televisão, foi quando iniciou a fabricação das primeiras TVs Plasmas. Elas foram a sensação, porque as imagens ganharam mais vida, realismo, contraste e cor, só que a claridade sempre foi um inimigo para essa tecnologia. Já que prejudicava a qualidade do que estava sendo transmitido.

TV Plasma LCD LED

Televisores de Plasma, LCD e LED

A solução encontrada foi a criação das LCD (cristal líquido), a imagem ficava boa mesmo em ambientes mais claros. Os televisores de 32’’ eram tidos como artigo de luxo, e no início poucas pessoas podiam adquirir, porque o custo ainda era alto. E a busca pela evolução fez com que as empresas criassem algo mais fino e leve, foi então que as TVs LEDs entraram em jogo para encantar e dar seu show na qualidade de imagem, porque a iluminação feita por LEDs garante mais fidelidade de cor.

No ano de 2008, as Tvs 3D viraram febre, a galera ficava enlouquecida em pensar nas imagens “saltando” diante dos olhos. Não se engane, depois de um tempo essa moda não pegou e muitas empresas descontinuaram a produção desse tipo de televisor. Em 2009 surgiu outra tecnologia, a Smart TV, o televisor inteligente que transforma o aparelho em uma central de entretenimento online. E essa novidade agradou em cheio o público antenado.

Atualmente, o televisor mais desejado é o OLED, a imagem é contemplada com um preto puro e cores mais reais, devido ao sistema que faz com que seus pixels se auto iluminem individualmente, garantindo alto nível de contraste, podendo ser até 1000x mais rápida que as telas de LCD.

Moderna TV OLED

Modernidade com a televisão OLED

Cada marca tem a sua variação, sendo que também tem os displays Super AMOLED, isso varia conforme o modo como às imagens se formam ao serem transmitidas, porém, os resultados são os mesmos. E é claro, que as grandes marcas já já surgem com outras novidades tecnológicas para continuar fazendo a alegria dos telespectadores.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página