LED ou LCD, eis a questão!

As televisões estão cada vez mais modernas e avançadas. Televisões com capacidades 3D, acesso à internet e recursos incríveis deixaram de ser artigo de luxo e começam a fazer parte da vida dos consumidores.

Mas, não apenas em recursos desse tipo as TVs modernas se distanciam das mais antigas. As tecnologias de exibição também evoluíram e, além da alta definição que virou praxe, hoje temos painéis de muito mais qualidade graças à tecnologia LED.

Que o LED é melhor que o LCD você já deve imaginar, porém, em que as tecnologias se diferenciam, afinal? É o que o Pontofrio vai explicar agora para você e acabar com as dúvidas de uma vez por todas.

Vantagens que você vê

O primeiro ponto a esclarecer, obviamente, é a qualidade de imagem. Para ser justo, o LED não trabalha sozinho: uma televisão LED é uma televisão LCD com iluminação traseira em LED. Só que não estão nem perto de ser a mesma coisa: uma tela LED garante um brilho muito mais elevado.

Adicionalmente ao brilho, o contraste e a vivacidade das cores também é melhorado, o que influencia diretamente na sua experiência, principalmente quando falamos em conteúdo de alta definição. Por conta disso os televisores LED são os mais indicados para quem gosta de assistir filmes ou jogar games de nova geração.

O LED viabiliza, também, aparelhos ainda mais finos que os compostos somente de LCD, o que garante um design muito mais leve e tem uma vantagem prática imensa: são bem mais leves, o que facilita a sua montagem e permite que você pendure em parede sem a necessidade de reforçá-las, como acontecia com modelos maiores de tecnologias concorrentes.

Benefícios que você não vê

Muito mais que o aspecto bonito de uma televisão LED ou que as imagens incríveis estão por trás desse tipo de modelo. O impacto ambiental desses aparelhos é muito menor, já que em sua fabricação não há uso de mercúrio, uma substância altamente poluente.

Outra vantagem é que o LED, mesmo sendo um pouco mais caro que o LCD, é muito mais econômico. Ser eficiente em energia tem duplo benefício: o primeiro, também ligado ao meio ambiente, mas para quem está preocupado com contas altas no fim do mês, a TV LED ajuda na redução das taxas: uma televisão da tecnologia consome até 40% menos do que uma de mesmo tamanho fabricada apenas em LCD.

Por fim, devemos dizer que os painéis dessa tecnologia são de maior durabilidade, o que significa que uma televisão LED é feita para ficar muito mais tempo em cima do seu rack, estante ou montada na parede de sua sala ou de seu quarto.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página