Conheça os cabos e conexões da sua TV

Conheça os cabos e conexões da sua TV

Seja qual for o modelo ou a marca da TV que você escolher, ela certamente possui uma variedade enorme de conexões, entradas e saídas. Muito mais do que trazer praticidade, esses conectores ampliam as possibilidades de utilizar seu televisor, garantindo mais interação e proporcionando o máximo de qualidade de imagem e som.

  Conheça os cabos da sua tv

Dos conectores mais simples, começando por RCA e vídeo composto, até os mais modernos, como HDMI, USB ou entrada para computador, você poderá descobrir uma série de outras formas de utilizar sua TV. Por isso, é muito importante entender como cada um deles funciona.

Quer descobrir mais sobre os diversos tipos de conexões e como utilizá-las da melhor forma possível?  O Pontofrio vai ajudá-lo!

Os conectores mais comuns

rca

No grupo das conexões mais simples existentes nas televisões, os cabos RCA estão entre os mais conhecidos. Sempre caracterizados por cores marcantes, eles são facilmente identificáveis. O amarelo é o Vídeo Composto e, como o próprio nome indica, é responsável pelo sinal de vídeo da TV. Para dar conta do som, são usados os cabos vermelho e branco.

 componente

Outro tipo de conexão bastante comum é chamada de Vídeo Componente. Esse conector é responsável por um sinal de vídeo dividido em 3 cabos nas cores verde, azul e vermelho. Ao contrário do Vídeo Composto, essa opção não comprime o sinal de vídeo e possibilita imagens de muito mais qualidade.

COAXIAL

O cabo coaxial, por sua vez, é responsável por transmissões com muita estabilidade, é usado em antenas ou na chegada de sinal de TV a cabo. A principal vantagem que oferece é a qualidade, que não sofre com problemas de interferência.

Alta definição

hdmi

Sua televisão possui conexão HDMI? Mais de uma? Pode ter certeza de que você escolheu certo ao comprá-la. Esse conector é voltado para garantir enorme qualidade de som e imagem, com toda a vantagem da alta definição. Ele é capaz de superar toda a variedade de cabos existentes ao unir a transmissão de áudio e vídeo em um único e poderoso sinal, totalmente digital.

A conexão HDMI ainda possibilita que você amplie as possibilidades de utilizar sua TV. Você poderá, por exemplo, garantir a experiência de ter uma sala de cinema em casa ao plugar o televisor no seu home theater ou tocador Blu-ray. Ou, então, conectar a televisão ao notebook para conferir os filmes que você acabou de comprar pela internet. Sempre com a melhor qualidade de imagem e som.

Para diferentes aparelhos, no entanto, há formatos de saída para cabos distintos. Os conectores mini e micro HDMI, por exemplo, são usados para celulares, câmeras de vídeo de alta definição e máquinas fotográficas digitais.  Apesar disso, a entrada HDMI na TV é sempre a mesma, sendo que você só precisa adquirir o cabo específico para o tipo de aparelho que quer conectar (às vezes, eles já vêm com a TV ou junto do equipamento específico a ser plugado).

Conectores especiais

Além dos conectores que já mencionamos, existem alguns mais específicos, voltados para utilidades bem pontuais. Apesar de nenhum desses cabos acompanharem as TVs, é muito interessante adquiri-los para que você consiga dar novas utilidades ao seu televisor.

ethernet

O cabo de rede (Ethernet), por exemplo, permite colocar a sua televisão na internet, ligando-a a um equipamento chamado roteador. Assim, você consegue aproveitar os recursos conectados de sua Smart TV.

Transmitindo apenas o sinal de vídeo, a entrada PC possibilita que você utilize sua televisão como um monitor, de forma prática e eficiente. Para esses casos, no entanto, a maioria das TVs costuma possuir entrada de som que pode receber a saída de áudio do computador.

USB

usb

A porta USB em um televisor pode ter diversas funções — consulte o manual de seu aparelho para descobrir do que ela é capaz. A capacidade mais comum das entradas USB é permitir plugar um pen drive ou disco rígido externo para reproduzir músicas, vídeos e fotos digitais armazenados neles.

Em algumas TVs, o dispositivo USB ainda pode servir junto do recurso Time Shift. Ele possibilita que você grave sua programação favorita enquanto a vê. Isso faz com que, por exemplo, se o telefone tocar, você não perca aquela importante cena do filme a que estava assistindo, já que pode voltar a transmissão até o ponto onde teve que parar.

Diversas televisões contam com portas USB para prover outra forma de acesso à internet. Nas TVs Wi-Fi Ready um acessório USB chamado Adaptador Wireless pode ser comprado para se conectar à redes sem fio. Atenção: o adaptador precisa ser compatível com o modelo de TV em questão.

Agora é só sentar no sofá e curtir o melhor do áudio e vídeo na sua casa!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página