Tudo o que você precisa saber para passar e lavar as roupas

Tudo o que você precisa saber para passar as roupas, lavar e afins

Tudo o que você queria saber sobre a sua área de serviço

dicas-para-lavar-e-passar-roupaVocê, pessoa independente que sempre se afoga em dúvidas com o serviço do lar, não precisa mais temer: preparamos um punhado de dicas e truques para que você se vire bem em sua área de serviço, não precisando sentar no chão e chorar a cada momento de desespero. Use as dicas sem moderação e aproveite!

Das Roupas Passadas

dicas-para-passar-roupa

1 – Como vovó já fazia: observe a experiência.

Algumas coisas que nossas avós faziam são de muita valia para a vida. Os conselhos, os carinhos e tudo o mais que ajudam a temperar nossas lembranças. Só que podemos utilizar isso para o lado prático. Lembra quando a vovó batia e sacudia a roupa antes de estendê-la no varal? Pois é, isso reduz e muito o amassado do tecido e facilita demais na hora de passar a roupa.

2 – As forças da natureza sempre dão uma ajuda.

Quando você tem aquele compromisso e não tem tempo de passar roupa, é momento de usar o que aprendeu no colégio a seu favor. Na hora de tomar aquela ducha quente, leve a roupa que vai vestir pendurada em um cabide e deixe dentro do banheiro. O vapor desamassará o tecido e garantirá que você esteja bem vestido e ~engomadinho.

3 – Encarando a peça mais temida para passar roupas.

De todas as peças de roupa, a mais complicada de passar é a camisa social. Então, como se fosse uma coreografia do É o Tchan, siga uma ordem: deixe o colarinho reto, sem dobrar. Em seguida, punho, mangas, parte frontal e costas.

Sempre é bom utilizar um bom ferro de passar e um borrifador para que as roupas fiquem organizadas e elegantes na hora do uso. Com essas dicas, você estará sempre em pleno alinhamento.

Das Roupas Lavadas

4 – Faça da máquina uma amiga, não force a amizade.

Se a máquina diz “6 quilos”, respeite o que ela diz. Seis não são oito nem dez. Para garantir a conservação da sua amiga de fé, irmã camarada, respeite os limites dela. Caso ainda não tenha uma, há inúmeras máquinas de lavar de acordo com sua necessidade e o tamanho do seu bolso, basta observar aqui no Pontofrio.com e adquirir a sua.

Se o orçamento não comporta uma, há tanquinhos, que são o meio termo entre a máquina e o velho e tradicional tanque de lavar roupas e é uma alternativa para otimizar tempo e quantidade de roupas lavadas.

5 – Não misture as cores quando lavar roupas.

Lavar roupa não é música do Toquinho. Portanto, nada de fazer aquarelas quando for proceder. Roupas brancas com roupas brancas, roupas claras com roupas claras, e roupas coloridas com roupas coloridas. Tudo isso para evitar que as tintas se misturem e façam um fuzuê no seu armário.

6 – Como descobrir se uma roupa solta tinta?

É simples e importante: coloque a peça de roupa em um balde com água por 15 minutos. Se ela não soltar tinta, tem o que chamamos de “cor firme”; se ela soltar tinta, já sabe que não pode misturá-la com roupas de cores claras ou cor branca.

dicas-para-lavar-roupa

As manchas, essas vilãs

7 – Como eu tiro as manchas das minhas roupas?

Cada tipo de mancha tem um antídoto específico. Além do tira-mancha, que é um produto muito bom de se ter entre os utensílios de limpeza, a boa e velha criatividade sempre dá uma mão nestes casos. Tinta de caneta se tira com uma mistura de leite e vinagre, sangue com água fria e sabão neutro; já a ferrugem basta um preparado de sal e limão, enquanto graxa basta passar margarina vegetal por cima da mancha para depois enxaguá-la com água e sabão.

8 – Como tirar manchas de café, batom e óleo?

Manchas de batom, por exemplo, saem com detergente ou álcool, esfregados com bastante delicadeza; já as de café exigem lavagem imediata com água quente, pois podem se tornar permanentes; manchas de óleo, por sua vez, também sai com detergente, ou, em uma solução mais engenhosa, coloque papel absorvente embaixo do tecido manchado e o passe com ferro. O papel irá sugar a mancha. Finalizamos com a mancha de vinho, que se tira com uma mistura de sumo de limão com bicarbonato de sódio.

O armário de produtos de limpeza

9 – O que devo ter no meu armário de produtos de limpeza?

São necessários bons produtos de limpeza para a área de serviço e demais cômodos em geral, pois este é um setor da casa onde o barato sai caro. Detergente, amaciante, borrifador, sabão em pó, sabão em pedra, alvejante, produto multiuso, limpa vidros, óleo de peroba e tantos outros.

Adquirir este tipo de produto é importante para manter seu espaço e suas coisas sempre limpas e organzadas. Descobrir o que mais se adapta ao seu gosto pessoal é um processo de uma vida inteira, que sempre rende boas experiências e algumas risadas.

Dica de literatura para pessoas independentes e suas aventuras/desventuras na área de serviço

10 – O que devo ler sobre manter casa ou dicas?

A recomendação é de um livro dos tempos da vovó, mas ainda assim muito atual: Sebastiana Quebra-Galho. É o maior  compêndio de dicas que uma pessoa independente pode adquirir. O livro de Nenzinha Machado Salles faz sucesso por gerações.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página