Saiba as diferenças entre os tipos de lareira para aquecer sua casa neste inverno - E-glu

Saiba as diferenças entre os tipos de lareira para aquecer sua casa neste inverno

Por

Isaura Naffin

Lareira a Gás Elétrica Lenha Ecológica

Escolha o melhor tipo de lareira para aquecer sua casa nesse inverno – Disponibilizado por ErikaWittlieb em https://pixabay.com

Poucas coisas são mais chiques e charmosas que uma lareira, não é mesmo? Além disso, se você mora em um lugar onde o inverno é rigoroso, ela pode muito bem ajudar a aquecer sua casa, mantendo o ambiente bem quentinho e aconchegante.

Existem diferentes tipos de lareira: a gás, elétrica, a lenha e ecológica. O E-glu vai explicar as diferenças, as vantagens e as desvantagens de cada uma delas.

Lareira a Gás

Lareira a Gás

Conheça a lareira a gás

A lareira com funcionamento a gás pode ser adquirida em dois modelos. Um é o linear, que conta com pedras vulcânicas, essas devem ser colocadas sobre os queimadores do aparelho, porque retêm o calor, assim a temperatura do ambiente fica agradável por um longo período.

O outro modelo é o que utiliza lenhas fabricadas em cerâmica refratária, responsáveis por segurar o calor, garantindo ótima sensação térmica. Geralmente, esse tipo de lareira vem com grelha, que pode ser instalada em qualquer superfície.

Por não utilizarem lenha tradicional para funcionar, essas lareiras dispensam o uso de dutos de exaustão. Uma das principais vantagens da lareira a gás é o modo de ligá-la, porque é acionada por um simples toque no botão. Pode ser instalada em qualquer ambiente da casa.

O cômodo fica sempre limpinho, porque não há emissão de fumaça ou fuligem. A única desvantagem do modelo a gás é a sua dependência de combustível, então, se ficar sem gás, você não consegue usá-la.

Lareira Elétrica

Lareira Elétrica

Prática Lareira Elétrica – Disponibilizado por jill111 em https://pixabay.com

A lareira elétrica é um aparelho bem parecido com um aquecedor, porém, ela reproduz as labaredas em 3D, parecendo que realmente tem fogo na sua frente. Muitos modelos acompanham controle remoto, não sendo nem necessário levantar do sofá ou da cama para acioná-la.

Você não precisa realizar a limpeza interna e ainda consegue controlar o brilho das chamas. Tudo muito prático. A desvantagem é o consumo de energia, você pode sentir diferença na conta de luz no final do mês.

Lareira a Lenha

Lareira a Lenha

Clássica Lareira a Lenha

A tradicional lareira a lenha não sai de moda. É possível construí-la em alvenaria ou concreto, mas também pode ser adquirida com sua estrutura em aço. Ambas necessitam da presença da chaminé ou duto de exaustão, porque a fumaça da lenha precisa ser levada para fora do ambiente.

É possível adquirir esse tipo de lareira no modelo tradicional ou mais modernas, como as suspensas, que ficam presas na chaminé, deixando o ambiente mais requintado e contemporâneo.

O crepitar do fogo é algo agradável e cria uma sensação incrível quando a família e os amigos estão em frente à lareira. A desvantagem é a necessidade de comprar lenha e armazená-la, além da limpeza das cinzas e manutenção das chaminés, importante para evitar o acúmulo de resíduos.

Lareira Ecológica

Lareira Ecológica

Moderna Lareira Ecológica

A lareira ecológica é aquela que usa álcool ou etanol para acender e sustentar o fogo. A potência de calor gerado é muito boa, então é ótima para instalar em ambientes maiores. O acendimento é simples e não faz sujeira, além de ser encontrada na versão portátil. Ótimo para quem não abre mão de praticidade.

Uma das desvantagens da lareira ecológica é que não tem abastecimento contínuo e, geralmente, sua capacidade no reservatório é de até 6 litros, sendo preciso reabastecer sempre que for necessário.

Escolha a melhor lareira para sua casa e mantenha o ambiente sempre quentinho nesse inverno!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página