Dia do Consumidor 2018 | Blog eGlu

15 de março: Dia do Consumidor

Por

Edevaldo Figueiredo

Dia Consumidor

A maior data do varejo no 1° trimestre

Do momento em que você levanta da sua cama pela manhã até a hora de dormir… Quantas negociações de produtos e serviços você costuma fazer? Já parou para pensar nisso? A compra do pão na padaria para o desjejum, a passagem do transporte público ou o abastecimento do tanque do seu veículo para ida e volta aos seus compromissos pessoais e profissionais, o estacionamento, o almoço, o lanchinho da tarde, os alimentos para o jantar. Ufa! Quanta coisa. E tudo isso faz de você um consumidor!

E, inclusive, você tem um dia para chamar de seu! Isso mesmo!No dia 15 de março, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. E, para celebrar, o blog e-Glu preparou um artigo para abordar o surgimento da data, além de indicar ofertas incríveis do Pontofrio para que você aproveite a ocasião em grande estilo!

Que tipo de consumidor você é?

Veja alguns perfis:

#Curioso: Adora novidades e quer ser o primeiro a experimentar as novidades do mercado, principalmente na área de tecnologia;

#AmorpelaMarca: só compra produtos de determinada marca, é extremamente fiel;

#Familiar: toma as decisões em família antes de fazer a compra;

#Quero: aquele que não perde a oportunidade de adquirir algo em promoção, mesmo que não esteja precisando tanto do item ofertado;

#Observador: prefere esperar os amigos comprarem e testarem para depois saber o que acham;

#Reticente: deixa para consumir somente quando está realmente necessitando de algo.

Olha! Esse tema certamente vale um novo artigo…Em qual perfil você se enquadra?  Seja qual for seu estilo, o Pontofrio descomplica para você fazer as melhores compras!

O Dia do Consumidor será a nova Black Friday?

Ofertas Promoções ponto frio

Dia de comemorar e comprar barato

Considerado hoje como a maior data do varejo no 1° trimestre, o dia do consumidor, a cada ano que passa, vem se popularizando entre os consumidores brasileiros em função das excelentes oportunidades disponíveis nesse período.

Exigentes e ávidos por ofertas, os consumidores veem nessa data uma grande chance para comprar produtos e serviços em promoção, seja em loja física seja on-line. Assim, como acontece em novembro, na já conhecida e esperada Black Friday o dia do consumidor vem se popularizando!

De acordo com dados do maior site de buscas do mundo, o Google, os internautas iniciam suas pesquisas por ofertas dias antes do dia do consumidor.  Termos como: ”produto”, ”varejistas” e ”dia do consumidor” são alguns dos mais procurados.

As pesquisas feitas na web também apontam quais tipos de produto os consumidores mais têm demonstrado mais interesse em comprar: smartphones, roupas e calçados, televisores, games, computadores, eletrodomésticos e portáteis, móveis e itens de beleza. E você? Qual é seu desejo para o dia do consumidor?

Atento a essa grande demanda e aos desejos dos consumidores, o Pontofrio não poderia ficar de fora. Preparamos ofertas incríveis em todo o site! Fiquem ligados nas promoções de geladeiras, fogão elétrico, forno de embutir, entre outros itens de eletrodomésticos.

Fiquem de olho também nas categorias de beleza e saúde, telefonia e eletroportáteis. Quem sabe você encontra aquele precinho camarada para finalmente trocar seu liquidificador; ou aquele secador para deixar seus cabelos mais bonitos ou ainda um smartphone top de linha para aposentar o seu antigo.

A Copa do Mundo está chegando! E, para que você possa curtir todos os lances com excelente qualidade de som e imagem, vale a pena conferir os inúmeros modelos de Smart TV em oferta no site. #Fica a dica! Descomplica com o Pontofrio!

Por que o dia do consumidor é comemorado em 15 de março?

Discurso Kennedy consumidor

O consumidor deve ser respeitado

O Dia Internacional do Consumidor foi comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1983. A escolha dessa data tem a ver com o discurso feito em 15 de março de 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Nesse discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e deve ser ouvido.

Após esse fato histórico, muitos debates e estudos voltados a essa pauta foram feitos não apenas naquele país, mas em muitos outros. Esse momento foi considerado um grande marco na defesa dos direitos dos consumidores.

Direitos do Consumidor

Código defesa Consumidor procon

Direitos do consumidor assegurados por lei

Para proteger os direitos dos consumidores, em 1990, no Brasil, surgiu o Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8078/90. Ele nada mais é que um conjunto de normas presentes no ordenamento jurídico brasileiro que busca proteger os direitos dos consumidores, bem como disciplinar as relações e responsabilidades do fornecedor do produto ou serviço para com o consumidor final, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades.

Qual é a finalidade do Procon?

Para que a justiça possa estar mais próxima da população e para que os direitos do consumidor sejam preservados, foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, primeiramente no estado de São Paulo, no ano de 1976, conhecido pela sociedade como Procon.

Atualmente presente em diversos estados e municípios brasileiros, esse órgão é vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e tem como objetivo elaborar e executar a política estadual de proteção e defesa do consumidor. O fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor só ocorreu graças ao surgimento desse órgão, tão bem avaliado pela população.

Parabéns pelo seu dia! Comemore do jeito que mais gosta: comprando!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página