Vale a pena ter uma coleção de DVD’s e Blu-Rays? | Blog eGlu

Vale a pena ter uma coleção de DVD’s e Blu-Rays?

Por

Talita Freitas

Saiba quando é interessante investir nesses tipos de mídia

dvd blu-ray

Será que é uma boa continuar comprando DVD e Blu-Ray? Descubra!

Lembra quando, antigamente, era necessário alugar filmes em uma locadora de vídeos se quiséssemos rever aquele clássico do cinema? Caso se recorde, provavelmente você nasceu antes dos anos 90. Ou seja, essa prática é um pouquinho ultrapassada. Primeiramente, as produções vinham em fitas VHS, depois passaram para os DVD’s e Blu-Ray.

Mas, aí, o tempo passa, a tecnologia avança e a nova tendência do momento são os serviços de streaming. Eles permitem ver séries, filmes, documentários e shows na hora em que você quiser e quantas vezes desejar. Basta fazer uma assinatura mensal e pronto. Fora isso, vários sites disponibilizam esse tipo de conteúdo para serem baixados e, desse modo, é possível salvá-los em seu PC, por exemplo.

Diante de todas essas informações, vale a pena continuar guardando ou até comprando os tradicionais discos? Posso garantir que sim. Vale muito a pena. Então, se sua estante está cheia desse tipo de mídia e você ainda não sabe se quer mantê-la assim, continue a ler esse artigo e anime-se, pois ter uma coleção pode ser bastante interessante.

Vantagens dos DVD’s e Blu-Rays

vantagens dvd blu-ray

Mesmo com serviços de streaming e sites com conteúdo online, as mídias físicas têm suas vantagens

A maioria dos DVD’s e Blu-Rays lançados vêm com extras que são muito legais de assistir, principalmente para colecionadores. Entrevistas, making off, bastidores e cenas extras são alguns dos bônus que você encontra em mídias físicas de filmes, séries e shows.
Para quem não abre mão de qualidade de imagem, assistir ao seu conteúdo favorito em um aparelho Blu-Ray garante resolução em alta definição Full HD. Já existem discos com resolução 4K também, além de players com leitores Ultra HD.

Outra vantagem é que, com as mídias físicas, você nunca terá problema caso seu Wi-Fi pare de funcionar. Os equipamentos de DVD e Blu-Ray são conectados à TV por meio de cabo HDMI e, para rodar o disco, basta inseri-lo no local indicado do aparelho.

Quais títulos devo manter em minha estante?

Alguns filmes, séries e shows são mais difíceis de serem encontrados em serviços de streaming ou sites com esse tipo de conteúdo para baixar, por isso, vale a pena ter sua coleção particular de títulos que sempre voltam à nossa memória e dão aquela vontade de assistir.

dvd blu-ray filmes clássicos

Filmes, séries e documentários: desde O Poderoso Chefão até Friends, você pode colecionar os clássicos do cinema e da TV

Filmes clássicos – A maior parte das produções muito antigas não estão disponíveis para baixar na internet ou em serviço de streaming (e se estiverem, provavelmente serão removidas em algum momento). Há sucessos do cinema que não são tão velhos, entretanto, também não podem ser encontrados facilmente. Por isso, é interessante guardar com carinho os DVD’s e Blu-Rays desses clássicos que não nos cansamos de ver.

Imagina que privilégio ter um box com 3 DVD’s do grande sucesso de Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão, em sua casa? E o melhor: totalmente restaurados com tecnologia de ponta? Isso você só consegue comprando a mídia física.

Box de séries antigas – Só quem é fã sabe o quanto é bom maratonar aquela série que amamos. Caso tenha suas preferidas e gostaria de garanti-las para sempre no seu acervo, investir em box de séries é uma ótima alternativa. Você poderá assistir a todas elas sempre que quiser e ainda passar pra frente, apresentando para seus filhos e netos que não tiveram a oportunidade de ver esses programas incríveis.

Uma das séries mais aclamadas da televisão americana, Friends, por exemplo, já tem seu box com 40 discos, da 1ª a 10ª temporada.

Documentários – Colecionar documentários pode ser bastante recompensador. Neles há conteúdos exclusivos, imagens e entrevistas nunca vistas antes. E o melhor: é possível assistir desde um documentário sobre momentos históricos, como o DVD Hiroshima da BBC, que mostra os momentos que antecederam a explosão da bomba na cidade japonesa e o resultado da tragédia, até um que apresente os bastidores da turnê de seu cantor preferido.

dvd blu-ray shows

Que tal assistir aos conteúdos exclusivos de shows e de seus filmes favoritos? É fácil encontra-los em DVD e Blu-Ray

DVD’s de música – Assim como filmes, também existem alguns shows lendários que nós nunca conseguimos deixar de ver. A vantagem de assistir a esses conteúdos em mídias físicas é que elas trazem alguns bônus muito interessantes, que você não vai encontrar em nenhum outro lugar. Fora a qualidade de imagem e som que são importantíssimos durante a visualização das performances de seus cantores favoritos.

No DVD Madonna em Dobro: Hardy Candy + Remixes, além de ver o show realizado pela cantora em Roseland Balroom, 2008, você poderá curtir clipes de suas músicas remixadas pelos maiores DJ’s da época.

Os queridinhos – Obviamente se você é muito, mas muito fã mesmo de um filme ou de uma série, ter esse conteúdo físico é uma verdadeira prova de amor. Afinal de contas, é maravilhoso poder pegá-lo e manuseá-lo sempre que quiser, além de curtir a capa, o encarte e tudo que envolve a aquisição de uma mídia física.

É assim que se sentem os fãs do bruxinho mais famoso do mundo quando se deparam com o Blu-Ray Harry Potter – Coleção Anos 1 ao 7 Parte 2. Imagina ter aquele cantinho lindo cheio de produções que você ama?

Como organizar sua coleção

organizar dvd blu-ray

A organização dos discos deve priorizar o fácil acesso a todos eles

Ok, você está curtindo a ideia de ter uma coleção de discos, mas já está pensando no espaço que ela vai ocupar em casa, não é mesmo? Existem várias maneiras de organizar seus DVD’s e Blu-Ray na estante de sua sala, escritório ou quarto. É necessário verificar os meios que mais facilitem o acesso a eles sempre que você desejar assistir. Confira!

Por ordem alfabética – Sem dúvida, é a maneira mais fácil de encontrar as mídias que você quer na estante. O único problema dessa forma de guardar discos é que, em casos de continuações, algumas sequências podem ficar separadas por conter títulos iniciados com letras diferentes.

Por ano – Essa é pra quem gosta de seguir a história e a cronologia da TV e do cinema, mas, assim como a organização por ordem alfabética, pode separar algumas sequências, como Star Wars, por exemplo.

Gênero – Essa maneira é legal, pois além de não separar as produções que possuem sequências, ainda permite classificar a coleção em subgêneros. Por exemplo, filmes de determinado diretor, de atores consagrados, por ordem alfabética, etc.

É ótimo ter uma coleção para chamar de sua

coleção dvd blu-ray

Os colecionadores de filmes, séries e shows sabem o quanto é gratificante ver a estante cheia de discos

Entre todos os motivos que você tem para manter seus DVD’s em casa, talvez o mais bacana seja o fato de obter algo para colecionar. Não é para qualquer um desenvolver uma coleção com os filmes, séries e shows mais legais de todos os tempos e, com certeza, essa prática exige bastante determinação e amor pela arte.

Além disso, você oferece um incentivo à cultura, visto que todo material adquirido se converte em money para quem os produziu e, desse modo, mais conteúdos incríveis serão feitos para nos entreter. Acima de tudo, olhar para aquela estante cheia de discos, organizada à sua maneira, dá uma sensação indescritível de felicidade que só quem é colecionador sabe.

Então, caso nunca tenha se aventurado com uma coleção, os DVD’s e Blu-Ray estão aí para motivar o início de uma bela aventura pelo mundo da sétima arte.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página