Oscar – Os melhores filmes da década!

oscar-premiados

Todos os anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas celebra as melhores produções do último ano, entregando aos vencedores uma estatueta que simboliza o mérito da produção, que ficou conhecida como estatueta do Oscar.

As premiações são entregues para celebrar o brilhantismo em diferentes categorias, como Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Ator, Atriz e muitos outros. Desde 1929, a cerimônia de entrega do Oscar tem sido um dos maiores eventos de Hollywood e seu modelo de funcionamento inspirou outras premiações, como o Grammy (para a música), o Emmy (para programas televisivos) e o Tony Awards (para o teatro).

Uma das categorias mais prestigiadas é a de Melhor Filme, que destaca o longa-metragem mais proeminente do ano anterior à premiação. O Pinguim vai ajudar você a conhecer melhor os principais filmes premiados com o Oscar dos últimos anos, que são o tipo que vale ter na estante de casa para assistir e apreciar novamente quantas vezes desejar! Prepare a sua pipoca e vamos lá!

2014 – 12 Anos de Escravidão

12-anos-escravidao

2014 foi um ano com concorrentes de peso. “12 Anos de Escravidão” levou o prêmio mais cobiçado da noite, além de melhor roteiro adaptado e melhor atriz para a incrível atuação de Lupita Nyong’o. Gravidade, por sua vez, garantiu SETE estatuetas, incluindo melhor diretor do ano para o mexicano Alfonso Cuarón.

Nacionalidade: Inglaterra/Estados Unidos

Direção: Steve McQueen
Elenco: Chiwetel Ejiofor, Lupita Nyong’o, Michael Fassbender, Brad Pitt e Benedict Cumberbatch.

2013 – Argo

2013 - Argo

Já faz um tempo que Ben Affleck atua, mas a verdade é que ele nunca foi um cara de grande destaque. E é justamente isso que prova que a sua decisão mais recente foi acertada. O galã deixou de ser apenas ator e triplicou sua participação em Argo, onde também foi o produtor e o diretor.

Baseado em um livro, o filme conta a história de uma operação de resgate promovida pela CIA no Irã durante o fim da década de 70. O filme estourou: foi nomeado a sete categorias e levou a estatueta de três delas, entre o Melhor Filme, melhor roteiro adaptado e a melhor edição. Também ganhou o prêmio de filme do ano na premiação do American Films Institute (AFI) e teve reconhecimento no British Academy Film Awards, vencendo melhor edição, melhor diretor e melhor filme.

Nacionalidade: Estados Unidos

Direção: Ben Affleck
Elenco: Ben Affleck, Bryan Cranston, Alan Arkin, John Goodman

Disponível em: Blu-Ray

2012 – O Artista (The Artist)

2012 - O Artista

Na contramão dos filmes super modernos da atualidade, o Oscar do ano de 2012 premiou uma produção francesa em preto e branco e mudo. O longa-metragem se passa na Hollywood do ano de 1927 e conta a história de George Valentin, uma estrela do cinema mudo que vê sua carreira ameaçada com a chegada do cinema falado. Ao mesmo tempo em que tenta superar o medo de se tornar obsoleto, Valentin se apaixona por Peppy Miller (Bérénice Bejo), uma jovem atriz em início de carreira.

Filme ganhador de 5 Oscars, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Ator, além de ter conquistado 3 Globos de Ouro.

Nacionalidade: França/Bélgica

Direção: Michel Hazanavicius
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller

Disponível em: DVD e Blu-Ray

2011 – O Discurso do Rei (The King’s Speech)

2011 - O Discurso do Rei

O longa-metragem conta a história do Rei George VI, da Grã-Bretanha, que com a ajuda de um fonaudiólogo, torna-se capaz de expressar-se como se espera de um rei, aprendendo enfim a controlar seus soluços nervosos, que o faziam gaguejar.

Uma interessante curiosidade dessa produção é o meticuloso critério do roteirista, que procurou a Rainha Mãe, Elizabeth Bowes-Lyon, viúva do Rei George VI e morta em 2002, para saber mais sobre a história e adicionar um toque de realismo à produção. A Rainha somente lhe fez um pedido: “Não faça o filme enquanto eu estiver viva. A memória desses eventos ainda é muito dolorosa”, confessou ela.

Ganhador de 4 Oscars, entre eles o de Melhor Ator e de Melhor Roteiro, e do Globo de Ouro de Melhor Ator

Nacionalidade: Reino Unido

Direção: Tom Hooper
Elenco: Colin Firth, Geoffrey Rush and Helena Bonham Carter

Disponível em: Blu-Ray

2010 – Guerra ao Terror (The Hurt Locker)

2010 - Guerra ao Terror

A premiada diretora Kathryn Bigelow fez de Guerra ao Terror um filme no mínimo curioso para os padrões de Hollywood – deixou os nomes conhecidos do elenco com participações pequenas, dando destaque a ilustres desconhecidos nos papéis principais. Além do óbvio interesse financeiro em baratear a produção, Kathryn tinha claro o objetivo de seu filme – retratar a guerra não como um espetáculo cinematográfico, mas sim como um local onde os trabalhos são executados por pessoas comuns, que mesmo assim mostram-se dignos do que se propõem a fazer. O longa-metragem, que tem bastante foco na ação, leva à uma reflexão sobre a situação de guerra – a crítica de que ‘a guerra é um vício’ fica escancarada logo na epígrafe que abre o filme.

Guerra ao terror emplacou 6 dos 9 Oscars aos quais foi indicado, entre eles o de melhor filme.

Nacionalidade: Estados Unidos

Direção: Kathryn Bigelow
Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie and Brian Geraghty

Disponível em: DVD e Blu-Ray

2008 – Quem Quer Ser Um Milionário? (Slumdog Millionaire)

2009 - Quem Quer Ser um Milionário

Esse filme, que trouxe aos cinemas um pouco do balanço e da dança da chamada Bollywood, a Hollywood indiana, conta a história de Jamal, um garoto pobre que está prestes a se tornar um milionário ao participar de uma edição do ‘Show do Milhão’ da TV Indiana.

Contudo, a esperteza desse menino da favela começa a suscitar dúvidas sobre o seu conhecimento – será mesmo que ele sabe tudo isso ou está trapaceando? Interrogado pela polícia, ele conta mais sobre sua surpreendente história. Será que ele conseguirá convencer os policiais de que é inocente e (enfim) tornar-se milionário? Vale a pena assistir para conhecer o desfecho e se embalar pelo ritmo indiano da trama.

Ganhador de 8 dos 10 Oscars aos quais foi indicado, além de ter conquistado 4 Globos de Ouro

Nacionalidade: Reino Unido

Direção: Danny Boyle, Loveleen Tandan
Elenco: Dev Patel, Freida Pinto, Saurabh Shukla

Disponível em: DVD

2008 – Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men)

2008 - Onde os Fracos Não Tem Vez

Um filme dirigido pelos aclamadíssimos irmãos Joel e Ethan Coen que surpreende do início ao fim, Onde os Fracos Nao tem Vez conta a história de um homem que se depara com uma cena de um crime sangrento e a possibilidade de se aproveitar dele para embolsar irresistíveis 2 milhões de dólares.

A sua decisão de ficar com a grana, contudo, desencadeia uma série de violentas reações, que não conseguem ser detidas nem mesmo pela lei do Oeste do Texas. O roteiro teve base no livro de Cormac McCarthy, autor premiado com um Pulitzer, e conta com um elenco de peso, que reuniu Tommy Lee Jones, Javier Barden e Josh Brolin. Tensão do início ao fim, sensacional para quem gosta de um suspense com um toque de ação.

Ganhador de 4 Oscars, incluindo melhor filme e melhor diretor.

Nacionalidade: EUA

Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin

2007 – Os Infiltrados (The Departed)

2007 - Os Infiltrados

Um grande elenco dirigido pelo renomado Martin Scorsese é claro que resultou em Oscar. Neste longa-metragem, Billy Costing, um policial novato que cresceu em meio à criminalidade, decide se infiltrar na organização mafiosa chefiada por Frank Costello.

O intuito é que Billy consiga conquistar a confiança do chefão, ajudando os detetives que cuidam do caso a colocá-lo atrás das grades. Em contrapartida, ninguém suspeita de Collin Sullivan, agente de Costello infiltrado na corporação. A trama trata paralelamente da vida desses dois infiltrados, seus choques de interesses e traições no decorrer da história, em um conto tenso sobre a criminalidade e suas implicações.

Recebeu 4 estatuetas do Oscar e 1 Globo de Ouro de Melhor Direção.

Nacionalidade: EUA

Direção: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson

Disponível em: Blu-Ray

2006 – Crash – No Limite (Crash)

2006 - Crash - No Limite

Feito como um retrato da sociedade que se diz moderna, Crash – No Limite é um longa metragem que aposta no mosaico de situações. A trama trabalha com assuntos difíceis de digerir, como a questão do racismo nos EUA e as ideologias confusas que acabaram surgindo depois dos atentados terroristas de 11 de setembro.

Vários pequenos núcleos levantam diferentes temas e acabam entrecruzados em algum ponto do filme, em um drama urbano que revela que etnias e grupos sociais diferentes acabam precisando conviver, lutando para superar seus medos. Uma torrente de eventos inevitáveis, com consequências surpreendentes e que mostram que nem sempre estamos preparados para as situações que estão por vir.

Vencedor de 3 Oscars, entre eles o de Melhor Roteiro

Nacionalidade: EUA

Direção: Paul Haggis
Elenco: Don Cheadle, Sandra Bullock, Tandie Newton

Disponível em: DVD e Blu-Ray

2005 – Menina de ouro (Million Dollar Baby)

2005 - Menina de Ouro

Um polêmico longa-metragem que conta a história de Maggie Fitzgerald, uma esforçada boxeadora que é treinada por Frankie Dunn, uma lenda do boxe que relutou a ajudar a garota, com receio de que o possível fracasso dela fosse ser mais um adendo às suas já numerosas frustrações.

Um ex-aluno de Frankie, Scrap, incentiva ambos – tanto Maggie, para que corra atrás do seu sonho, quanto Frankie, para que não desistisse da garota. Em decorrência de uma de suas lutas, Maggie acaba ficando tetraplégica, momento mais dramático e polêmico do filme, que aborda temas como a eutanásia e o direito de escolher morrer. Um drama que vai provocar a reflexão.

Ganhador de 4 Oscars e 2 Globos de Ouro

Nacionalidade: EUA

Direção: Clint Eastwood
Elenco: Hilary Swank, Clint Eastwood, Morgan Freeman

Disponível em: Blu-Ray

2004 – O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (The Lord of the Rings: The Return of the King)

2004 - O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Terceiro volume da trilogia de longa-metragens baseados na obra de J. R. R. Tolkien, Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei conta a sequência da saga de Frodo após a peregrinação contada em ‘As Duas Torres’, que acontece depois da morte de Gandalf e do rompimento da Sociedade do Anel – de qualquer maneira, o Um anel precisa ser destruído. Frodo e Sam decidem então arriscar e confiar suas vidas a Gollum, com o objetivo de chegar a Mordor. Conforme o exército de Saruman se aproxima, os sobreviventes da sociedade do Anel se preparam, juntamente com outros povos e criaturas da Terra Média, para a batalha mais importante de suas vidas.

Levou surpreendentes 11 prêmios da Academia e 4 Globos de Ouro.

Nacionalidade: EUA
Direção: Peter Jackson
Elenco: Elijah Wood, Viggo Mortensen, Ian McKellen

2003 – Chicago

2003 - Chicago

Baseado no premiado musical de John Kander, Fred Ebb e Bob Fosse, Chicago é um espetáculo recheado de traição, intrigas, rivalidade e amizade, que alterna realidade e fantasia em meio à música e à dança, Chicago conta a história de Roxie Hart, uma artista que sonha em cantar e dançar, mas que acaba sendo detida, acusada de assassinato. Para sorte de Roxie, é exatamente a tribulação que a leva ao estrelato – a sua sorte muda e ela sai da briga nos tribunais para o glamour dos palcos.

Conquistou 6 estatuetas do Oscar, entre elas a de Melhor Edição, além de ter faturado também 3 Globos de Ouro

Nacionalidade: EUA
Direção: Rob Marshall
Elenco: Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones, Richard Gere

Disponível em: DVD e Blu-Ray

2002 – Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind)

2002 - Uma Mente Brilhante

Baseado no livro biográfico homônimo de Sylvia Nasar, Uma Mente Brilhante conta a conturbada história do matemático norte-americano John Forbes Nash. Ele foi um dos teóricos da Teoria dos Jogos, ramo da matemática aplicada que estuda as situações estratégicas dos jogadores, que escolhem diferentes ações em busca de um melhor retorno.

Ainda que o filme exagere em alguns detalhes da vida de Nash, ele conta o drama vivido pelo matemático, que teve um relacionamento conturbado com a mulher, por conta de sua esquizofrenia. Usando toda sua razão matemática, Nash encontra um modo de separar o irreal do verdadeiro em sua vida, conseguindo então coexistir com seus entes queridos, livrando-se dos acessos de loucura.

Ganhador de 4 Oscars, emplacando mesmo número de Globos de Ouro

Nacionalidade: EUA
Direção: Ron Howard
Elenco: Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly

Disponível em: Blu-Ray

2001 – Gladiador (Gladiator)

2000 - Gladiador

Gladiador é um longa-metragem épico que faz brilhar os olhos – resultado da união de Steven Spielberg, Ridley Scott e um bom investimento de produção, ele conta a história de Maximus Decius Meridias, um general do exército romano querido pelos seus subordinados e respeitado pelo Imperador, mas que se vê em maus lençóis quando um golpe de estado, perpetrado pelo filho do próprio imperador, que manda matar Maximus e sua família. Para sobreviver, o ex-general precisará batalhar por isso – um garantido show de lutas, coreografadas pelo renomano Nicholas Powell.

Faturou 5 Oscars, entre eles o de Melhor Ator para Russell Crowe e Melhores Efeitos Visuais.

Nacionalidade: EUA
Direção: Ridley Scott
Elenco: Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página