Ho! Ho! Ho! Aperte o play! Os melhores filmes para o Natal!

Ah… o fim de ano! Tempo de propagandas antigas repetidas na televisão, retrospectivas, especiais de Natal e de Réveillon, Roberto Carlos na TV e Simone na vitrola… Algumas coisas não mudam. E além de todas essas tem a preferida do Pinguim: filmes que passam na véspera e no dia de Natal.

Os melhores filmes de Natal

São tantas lembranças, tantas dublagens (algumas péssimas, na verdade) e tantas tardes perdidas em frente à TV com a pipoca de micro-ondas enquanto as mães e pais correm com os preparativos para a grande noite que é difícil não ter um espaço reservado para cada um desses filmes no coração.

E, pode falar o que for, mas a nostalgia não está presente apenas no Natal. Muitos desses filmes combinam demais com qualquer época do ano. Então, por que não tê-los também na estante durante o ano todo? Com a vantagem de ter legendas, já que não é todo mundo que prefere os filmes dublados.

Clássicos para todos!

milagre-rua-34

Tem filme que grite mais “o Papai Noel vem aí!” que Milagre na Rua 34? Se tem, deve ser algum filme iraniano que pouca gente conhece ou alguma criação de Bollywood que infelizmente não chegou por aqui. O Milagre na Rua 34 é um filme comovente em que o bom velhinho contratado por uma loja americana é considerado louco por dizer que é o verdadeiro Papai Noel e começa uma cruzada nos tribunais para provar que existe. A versão que passa na TV é aquela de 1994, mas sugerimos você ir um pouco além! A edição original, de 1947, vai agradar também seus pais.

Ainda na década de 40, mais um filme fez muito sucesso com o tema. E, por isso, é um ótimo presente para pais, tios e avós. A Felicidade Não Se Compra, de Frank Capra, chegou ao cinema em 1946. No Natal, um anjo precisa reconquistar suas asas e voltar à Terra para evitar o suicídio de um homem. E a versão em Blu-ray traz, além do belíssimo filme, fotos, making of e uma série de informações especiais.

O Natal dos Muppets

Os lendários Muppets, aquele show de fantoches que fazia a alegria da molecada nas décadas de 60, 70 e 80, também viu seu especial de Natal no cinema. Com o sugestivo nome O Natal dos Muppets, foi dirigido por Brian Henson, filho de Jim Henson, criador dos personagens, e é da Disney. Lançado em 1992, é mais uma adaptação do conto clássico de Charles Dickens com ligeiras adaptações. Merece estar na estante de qualquer fã da irreverência desses divertidas criaturinhas.

Falando em criaturinhas, não teria como deixar Gremlins de fora. Um filme divertido que mescla terror que não coloca medo em ninguém à comédia e que virou um clássico natalino por seu enredo. De presente de fim de ano, o inventor Rand Peltzer compra em uma lojinha chinesa um bichinho de estimação bonitinho. Mas recebe algumas recomendações: “não molhe, proteja-o da luz forte e não alimente-o após a meia noite”. Criança nunca sabe cuidar de seus brinquedos e, desrespeitando as regras, transforma o serzinho cativante em diversos Gremlins, criaturas endiabradas que transformam o período de festas em uma catástrofe. Lançado em 1984 e produzido por Spielberg, até hoje esse filme diverte crianças e adultos de todas as idades.

Também voltado para o público mais adulto, Duro de Matar é uma série que traz as festas de fim de ano em um presente não muito agradável para John McClane. O policial durão que virou a marca registrada do ator Bruce Willis enfrentava terroristas em épocas natalinas. É verdade que os enfeites de Natal do prédio Nakatomi ou do aeroporto de Washington não ficaram de pé, mas algo tinha que ser feito.

Para crianças, há comédias fizeram muito sucesso em décadas passadas e que até hoje estão nas tardes da televisão no Natal. Quem não se lembra de Esqueceram de Mim, que conta a viagem de férias de uma família meio descuidada que esquece o menor Kevin McCallister (interpretado por Macaulay Culkin) em casa. O pequeno tem que se cuidar mesmo é dos bandidos molhados, Harry e Marv (interpretados magistralmente por Joe Pesci e Daniel Stern), que resolvem aproveitar a casa vazia para seus roubos. O filme teve sequência, como a Parte 2, em que Kevin pega um voo errado e vai torrar o dinheiro dos pais em Nova York.

Férias Frustradas de Natal

E o que dizer de Férias Frustradas de Natal, um ícone das festividades de fim de ano? Clark Grisworld já havia tentado surpreender a família em duas férias anteriores, mas no Natal é que a coisa fica divertida. No terceiro filme da série, Chevy Chase volta a interpretar o pai atrapalhado reunindo os maiores clichês familiares, como a compra da árvore de natal, os familiares estranhos em casa, o bônus da firma e, é claro, a ceia, que não podia ser mais engraçada.

Até o ator durão Arnold Schwarzenegger entra nas confusões de Natal em Um Herói de Brinquedo, quando seu filho Jamie pede um brinquedo dificílimo de conseguir: o Turbo Man. Howard (o personagem de Arnold) poderia negar, se não estivesse carregado de culpa por ter faltado a uma premiação que seu filho recebeu dias antes. Todo o terror de buscar um presente popular na véspera de Natal é apresentado com muito humor nessa comédia de 1996.

Animações e animações!

O Estranho Mundo de Jack

E o fim do ano é época propícia também para fãs de animações e desenhos, é claro! Tim Burton criou um clássico em O Estranho Mundo de Jack. Um ser da Cidade do Halloween atravessa um portal para o Natal. Entusiasmado com o espírito Natalino e sem entender muito bem a situação, monta um plano de sequestro do Papai Noel para levar à terra do dia das bruxas seu próprio Natal.

O clássico de Charles Dickens em que três espíritos visitam o turrão Scrooge é a premissa do filme que mescla atores e animação em Os Fantasmas de Scrooge. O filme lançado em 3D no cinema traz Jim Carrey e uma arte espetacular, para ser vista e revista, e você pode tê-lo em Blu-ray, DVD e Blu-ray 3D! O mesmo tipo de arte foi encaixada em O Expresso Polar, um filme pioneiro com Tom Hanks e que traz a saga de um menino que tenta provar a existência do Papai Noel.

Os Pinguins de Madagascar

E, para os fãs de animações modernas, há ainda filmes que certamente virarão clássicos de gerações futuras e serão muito repetidos na televisão. Operação Presente, Shrek de Natal e Os Pinguins de Madagascar Em Uma Missão de Natal, são complementos importantes para a coleção de quem tem crianças pequenas em casa.

Ufa! Viu quantas opções? Imagine que maratona legal você não poderia fazer na sua casa nos dias 24 e 25 de dezembro? Aproveite, prepare a pipoca e curta os dois dias mais gostosos do ano!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página