Dez filmes de terror para ver no Netflix no Halloween

Dez filmes de terror para ver no Netflix no Halloween

Antes da lista, vamos começar do começo…

Há duas origens para a festa de Halloween. A primeira delas vem de um costume celta, que acabou se fundindo com as festas cristãs centenas de anos depois. Entre o dia 30 de outubro e o dia 2 de novembro, os celtas comemoravam o Dia das Bruxas em um festival chamado Samhain, que também marcava o fim do verão.

No ano de 741 d.C., o Papa Gregório III determinou que a festa de Todos os Santos da igreja católica, em 13 de maio, fosse celebrada em 1º de novembro. Assim, o Papa seguinte, Gregório IV, declarou que esta era uma festa universal e ganharia uma vigília no dia anterior. Tal evento foi chamado de All Hallow’s Eve, que em inglês significa Vigília de Todos os Santos. Como a língua é algo em movimento, que sempre muda e se renova, não tardou para que esta festa fosse batizada no mundo todo de Halloween.

É bom lembrar que no dia 2 de novembro os cristãos homenageiam seus mortos. No Brasil, o costume no Dia de Finados é ir aos cemitérios, levar flores e acender velas diante do túmulo dos familiares. No México, o Dia dos Mortos é celebrado com festas, muita música, comida, bebida e fantasias.

Toda esta mistura entre o Dia das Bruxas celta, os mortos no Dia de Finados e a vigília para o Dia de Todos os Santos se tornou uma grande manifestação popular, celebrada, principalmente, nos países de língua inglesa. Aqui no Brasil ela vem ganhando adeptos ano após ano, porque tudo vira motivo de festa quando se está em território nacional. Agora, se você não tem paciência para sair pedindo doces por aí, praticar travessuras ou não descolou nenhuma festinha à fantasia, a gente tem uma boa dica para você não deixar passar o dia 31 de outubro sem tomar um susto.

Enfim, a lista

Prepare a pipoca e o coração. O Netflix tem uma extensa lista de filmes de terror, dos mais variados: de dar taquicardia, de se divertir, uns mais infantis, outros mais pesados, clássicos e alternativos. Para dar um climinha especial, convide os amigos e apague a luz. Depois, é só apertar o play e…

O Babadook (The Babadook) – Escrito e dirigido pela estreante Jennifer Kent, este filme foi lançado e 2014 e é uma coprodução entre Austrália e Canadá. Na história, Amelia é mãe solteira de Samuel, um menino de 6 anos que não consegue dormir por ter medo de monstros imaginários. Toda noite ela precisa ler para o filho pegar no sono, até que ele encontra um livro misterioso chamado O Senhor Babadook. Enquanto eles precisam enfrentar uma criatura maligna, também têm que cuidar de suas próprias tormentas.

Deixe-me entrar (Let me in) – Nesta mistura de terror com drama baseado em um filme sueco de 2008 chamado Let the Right One In e no livro de contos Deixe ela entrar, o garoto Owen tem 12 anos quando conhece Abby, uma menina da mesma idade. Os dois têm problemas de socialização e se aproximam, ao mesmo tempo em que diversas mortes começam a acontecer na cidade e Owen passa a desconfiar que Abby tem algo a ver com isso. O filme foi lançado em 2010, é dirigido por Matt Reeves e uma coprodução entre Estados Unidos e Reino Unido.

A Hora do Pesadelo (A nightmare on Elm Street) – O filme clássico de Wes Craven, que também dirigiu a série de filmes de muito sucesso Pânico, foi lançado em 1984. Nos anos 1980, por conta desta obra, todo mundo tinha um pouquinho de medo de dormir e sonhar com o temível Freddy Krueger. Ele atormentava o sono de um grupo de adolescentes e os matava um a um de forma sanguinolenta.

Quando criança, Craven leu nos jornais sobre um grupo de refugiados cambojanos nos Estados Unidos. Uma das crianças era atormentada por pesadelos horríveis e se recusava a dormir. Até que, depois de ter mais um pesadelo, ela teve uma morte súbita.

Mama (Mamá) – Lançado em 2013, o filme hispano-canadense conta a história de Victoria e Lilly, que fogem para uma floresta depois que o próprio pai mata a mãe das duas. Depois de 5 anos elas reaparecem na casa de um tio e ninguém entende como as garotinhas podem ter sobrevivido. Até que coisas estranhas começam a acontecer enquanto Victoria e Lilly conversam com alguém invisível a quem chamam de Mama.  

REC (REC) – De 2007, o filme REC utiliza elementos de filmes como a Bruxa de Blair. É uma ficção com estilo documental, quando uma equipe de reportagem espanhola vai conhecer a rotina do corpo de bombeiros durante a madrugada. Tudo parecia normal até serem chamados em um prédio, onde uma senhora parece estar fora de controle. Um filme de sustos e tensão para deixar qualquer um com o coração acelerado.

O sexto sentido (The Sixth Sense) – O filme que prospectou o diretor M. Night Shyamalan aposta em enredo aparentemente óbvio, mas que sempre dá muito certo para assustar todo mundo. Um garotinho que vê fantasma o tempo todo e que agora conta com a ajuda de um psiquiatra para superar seus medos. De 1999, se tornou um clássico para quem gosta de sustos e reviravoltas.

Os outros (The Others) – Depois de O sexto sentido, em 2001 chegou às telas este filme com Nicole Kidman como atriz principal. Ela vive o papel de Grace Stewart se muda com seus dois filhos para uma mansão isolada enquanto espera o marido voltar da 2ª Guerra Mundial. Com fotossensibilidade, as crianças nunca podem ter contato com a luz do sol e a casa vive escura, o que já dá um aspecto sombrio ao filme. Mas é quando Grace contrata três empregados que tudo fica ainda mais bizarro. Prepare-se para não dormir de noite.

Amaldiçoado (Horns) – Este é um filme de terror sem sustos, com elementos de comédia, suspense e religião. Foi lançado em 2013 e é baseado em um livro de Joe Hill, filho de Stephen King. Estrelado por Daniel Radcliffe, conhecido no mundo inteiro por ter interpretado Harry Potter, ele conta a história de Ig Perrish, um jovem apaixonado por Merrin Williams. Ela é encontrada morta na floresta e agora ele precisa provar a sua inocência de um jeito inusitado. Em um belo dia, ele acorda com chifres de belzebu e os mesmos têm um poder diferente sobre as pessoas: fazê-las falar a verdade e a contar os seus segredos mais obscuros.

Zumbilândia (Zombieland) – Depois de um ataque zumbi, Columbus precisa sobreviver em meio a um país destruído e conhece três pessoas que podem ajudá-lo a isso. Entre um susto e outro, este filme de 2009 dirigido por Ruben Fleischer rende excelentes risadas e é uma ótima opção para quem não curte a tensão de filmes de terror, mas quer arriscar a ver alguma obra do gênero.

Gremlins (Gremlins) – Você tem alguma criança em casa e quer apresentar um filme de terror para ela sem causar danos irreversíveis? Comece por Gremlins, um clássico do cinema de 1984. Dirigido por Joe Dante e produzido por ninguém menos que Steven Spielberg, ele conta a história de um mogwai chamado Gizmo. Os mogwais são seres que não podem ser molhados, alimentados depois da meia noite ou expostos a uma forte luz.

Fofinho, Gizmo vai parar na casa de Billy e acidentalmente é molhado. Isso faz com que ele dê origem a outros mogwais, muito mais endiabrados, que vão causar muitos problemas em uma pequena cidade dos Estados Unidos.

Gostaram das dicas assustadoras? Tem mais alguma sugestão? Então conte pra gente nos comentários abaixo.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página