De Volta Para o Futuro: 30 anos do filme que marcou as telas do cinema

De Volta Para o Futuro: 30 anos do filme que marcou as telas do cinema

Great Scott! O futuro…. Chegou.

21-outubro-2015
Hoje, 21 de outubro de 2015, Marty McFly, Doc Brown e Jennifer chegam ao futuro. 

Você teria sido amigo do seu pai ou da sua mãe se tivessem estudado juntos no colégio? Foi justamente esta pergunta que levou Robert Zemeckis e Bob Gale a escreverem uma das trilogias mais importantes do cinema: De Volta Para o Futuro.

O primeiro filme da saga completou 30 anos de estreia nesse ano de 2015 e conta a história de Marty McFly, um jovem que volta no tempo e conhece seus pais no ano de 1955. Em um encontro inusitado, sua mãe acaba se apaixonado por ele e Marty precisa convencê-la a sair com seu pai para que ele continue existindo no futuro.

Deu para entender? O enredo, que mistura aventura e comédia, trouxe à tona questões que antes só eram estudadas pelos cientistas e físicos como Stephen Hawking. O que você faria se pudesse voltar no tempo? Será que um dia isso vai ser possível?

Um ponto vinte e um gigawatts?

de-volta-para-o-futuro-doc-brown

No filme, o Dr. Emmett Brown inventa uma máquina do tempo depois de escorregar no banheiro e bater a cabeça. É quando ele idealiza o capacitor de fluxo que funciona com 1.21 gigawatts de energia e é capaz de fazer um carro DeLorean ultrapassar a velocidade da luz quando atinge 88 milhas por hora (o equivalente a 144km/h).

Para gerar tal energia, ele precisa de plutônio ou até mesmo um raio, mas, na vida real, não é bem assim. Um raio tem em média 300 quilowatts e para obter 1.21 gigawatts seria necessário ter, mais ou menos, duas usinas nucleares como Angra dos Reis I em funcionamento.

O futuro é agora!

tenis-nike-de-volta-para-o-futuro

Em 1989 estreou o segundo filme da saga. Em De Volta Para o Futuro 2, Marty McFly tem que ir ao ano de 2015 para resolver problemas com seus filhos. Zemeckis e Gale imaginaram que em 2015 os carros poderiam voar movidos apenas por lixo. Errrr… algumas coisas não deram tão certo, né?

Embora isso não exista, muitas das tecnologias que o filme imaginou realmente existem, como o cinema 3D, óculos de realidade virtual, vídeo-chamadas pela TV, roupas que se secam rapidamente e jogos que dispensam controles.

Marty Eastwood

back-future-3

No último filme da trilogia, o Dr. Emmett Brown vive no Velho Oeste americano, em 1885. Marty McFly precisa voltar no tempo novamente para salvar a vida do cientista sem que isso mude os rumos da história.

Quando chega ao Velho Oeste, Marty adota o nome de Clint Eastwood, para homenagear um dos principais atores americanos e com grandes atuações em filmes do gênero.

Continuação da trilogia?

doc-brown-nao

De Volta Para o Futuro 4? Nunquinha! É o que declarou recentemente Robert Zemeckis, depois de anos de especulação sobre a trilogia receber uma nova continuação. “Só sobre o meu cadáver”, o diretor falou.

Além disso, desde 1991 o ator principal do filme, Michael J. Fox, sofre de Mal de Parkinson. Foi diagnosticada com a doença apenas um ano depois de De Volta Para o Futuro 3 estrear nos cinemas.

Como em time que está ganhando não se mexe, Zemeckis prefere que os fãs se contentem apenas com a saga original, que se tornou um dos filmes mais cultuados entre a geração dos anos 80 e 90.   

Enquanto ainda não surge um Dr. Emmett Brown, continuaremos viajando no tempo apenas por lembranças e sonhos.

back-future-fire

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página