Quais as diferenças entre Zoom Digital e Zoom Óptico?

Quais as diferenças entre Zoom Digital e Zoom Óptico?

Por vezes, ao tentar tirar uma fotografia nos deparamos com um obstáculo: como fazer para fotografar objetos distantes? Se aproximar do elemento na maior parte das vezes não é uma opção e, quando isso acontece, a solução está no chamado “zoom“.

Zoom é uma tecnologia de aproximação (“zoom in”, o tipo mais comum) e distanciamento (“zoom out”) da cena a partir da lente de uma câmera. Com ela, você pode focar elementos que estão mais distantes em seu alcance visual e trazê-los mais para perto ou, se estiverem muito perto, dar a sensação de distância.

Nas câmeras digitais há dois tipos de tecnologia de zoom: o óptico e o digital. Mas qual a diferença entre eles?

Zoom digital

Quais as diferenças entre zoom digital e zoom óptico?

Quando as câmeras digitais estavam engatinhando, ainda eram muito inferiores às manuais em captura de imagem e lentes. O zoom era inexistente, até que chegaram com uma solução.

E se ele fosse aplicado a partir de um truque digital? E aí surgiu o tipo de zoom que hoje está presente em qualquer câmera. O que o zoom digital faz é selecionar uma área da imagem e ampliá-la via software.

O resultado, então, é uma perda gradual de definição. O efeito do zoom digital poderia ser reproduzido, inclusive, a partir de um software de edição de imagem, bastando, para isso, esticar a imagem proporcionalmente.

Para que a perda de qualidade não seja sentida de forma tão brutal, foram inseridas nas câmeras algumas tecnologias capazes de suavizar essa perda.

Zoom óptico

 Quais as diferenças entre zoom digital e zoom óptico?

Quando o zoom digital foi inserido no mercado, foi para suprir uma ineficiência das lentes super compactas que eram utilizadas nas câmeras. As câmeras manuais eram grandalhonas e usavam lentes super potentes e, nesses casos, o zoom era feito pela lente.

Nesse tipo, a lente se aproxima, sem truques.  É o mesmo princípio existente nos binóculos e telescópios. Dessa forma, não há perda de qualidade no resultado final.

Por isso, ao procurar uma câmera com zoom, o número de vezes aumentadas pelo zoom óptico parece muito menor que o digital.

E então?

É claro que a existência de um zoom digital não é danoso à câmera. É, aliás, um adicional muito bacana para eventualidades. Mas se você pretende tirar muitas fotografias com aproximação, invista em uma câmera com maior capacidade de zoom óptico.

Hoje quase todas as câmeras possuem os dois tipos de zoom, mas o zoom óptico mais potente está nas digitais semiprofissionaisprofissionais, que possuem lentes muito mais poderosas.

No próprio site do Pontofrio, por exemplo, ao procurar uma câmera é possível filtrar os resultados pela capacidade do zoom óptico (de 4x a mais de 15x).

Agora é só escolher a sua e registrar fotos incríveis!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página