Pilhas ou Bateria? Qual a melhor escolha para a sua câmera fotográfica? | Blog eGlu

Pilha ou bateria? Saiba qual a melhor opção para a sua câmera

Por

Edevaldo Figueiredo

Pilha ou Bateria?

Pilha ou Bateria? Entenda primeiro qual a sua necessidade

Para você que ama fotografar, fazer vídeos incríveis e pretende comprar uma câmera bacana, mas não sabe a fonte de energia mais adequada para o equipamento desejado (pilha ou bateria), o blog e-Glu preparou um artigo com dicas maneiras para ajudar você a fazer a melhor escolha. Vamos conhecê-las?

Antes de qualquer decisão, será preciso entender qual é a sua real necessidade. Se o uso será apenas esporádico, para fazer os registros de uma viagem ou passeio com a família; ou se sua câmera será utilizada profissionalmente, em eventos, elaboração de material publicitário ou fotojornalismo, por exemplo.

De posse dessa informação, já será possível tomar uma direção na escolha da câmera cuja alimentação é a mais adequada para suprir suas necessidades. Vamos lá!

Pilha AA AAA

Com pilha é muito mais rápido de recarregar

Que turista não gosta de tirar fotos ou fazer vídeos de um ponto turístico do local que está visitando? Uma câmera que atende muito bem esse perfil é a alimentada por pilhas AA ou AAA. Imagine que você esteja fazendo registros de um belo cenário e a energia da câmera acaba justamente naquele momento. Seria muito frustrante não é?

Ao utilizar uma câmera alimentada por pilhas, você ganhará em termos de agilidade. A razão para isso é bastante simples: elas podem ser encontradas facilmente em qualquer mercadinho, banca de jornal, loja de conveniência, entre outros estabelecimentos. Um modelo bem interessante que requer alimentação por pilhas é a Sony Cyber-shot DSC-H300, pois para entrar em ação basta colocar 4 pilhas AA.

Os comerciantes de regiões que recebem muitos turistas têm pleno conhecimento desse tipo de necessidade e aproveitam para disponibilizar em seus estoques tal suprimento de energia. De posse das pilhas novas, basta substituir as já utilizadas. Pronto, em instantes você voltará a registrar tudo o que desejar.

Em contrapartida, para repor a energia de uma câmera à bateria, é necessário conectá-la à tomada por meio de um carregador. Caso você queira muito registrar um determinado lugar, todo esse processo pode acabar atrapalhando o seu cronograma de passeios, pois o tempo para encontrar uma tomada e recarregar o dispositivo pode ser bastante moroso.

Uma opção de maior durabilidade que as pilhas normais e menor custo, se comparada com uma bateria, é a pilha recarregável. Produzida por diversas marcas e disponível nas mais variadas faixas de preços, ela pode ser encontrada nos modelos AA e AAA. Com ela, é possível realizar mais registros sem a necessidade de ficar comprando novas pilhas com frequência.

Bateria recarregável

A bateria dispõe de maior quantidade de energia

Agora, se o seu interesse é ter uma câmera repleta de recursos para fins profissionais, os modelos mais indicados são os alimentados por bateria. Muitas máquinas movidos à pilha também oferecem diversas soluções e são capazes de fazer excelentes registros, mas o seu tempo de atuação fica bastante limitado, pois o descarregamento das pilhas ocorre bem mais rápido se comparado com as baterias recarregáveis.

Câmeras profissionais, como a Canon EOS Rebel T6 e a Nikon DSLR D3200, entre outras, possuem grande quantidade de mecanismos internos que, para funcionarem por mais tempo, precisam de uma boa fonte de energia. A bateria é que consegue suprir melhor essa necessidade.

Mesmo com vida útil superior à de uma pilha, a bateria também tem suas limitações. Chegado o momento em que apenas recarregá-la não fará mais efeito, será necessário substituí-la por uma nova. Ao comprar, evite adquirir baterias paralelas, pois elas perdem a carga com mais velocidade e podem até danificar a sua câmera.

Baterias originais são mais caras que as alternativas, porém a grande vantagem é que você estará comprando um produto de qualidade, testado, adequado à sua câmera e capaz de oferecer toda a energia necessária para que o seu equipamento possa registrar tudo no mais alto nível.

E aí, já sabe qual opção melhor atende suas expectativas?

Pilha Bateria Pontofrio

Seja qual for a sua escolha opte por comprar no Pontofrio

Esperamos que, com este artigo, tenhamos esclarecido as suas dúvidas sobre câmeras movidas à pilha e à bateria. As vantagens e desvantagens estão presentes em ambas as fontes de energia. Porém, basta entender qual a sua real necessidade para acertar na escolha.

As opções de câmeras, pilhas e baterias aqui apresentadas e muitas outras podem ser encontradas na loja online Pontofrio com excelentes condições de pagamento. Aproveite as nossas ofertas!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página