Câmeras para iniciantes em fotografia | Blog eGlu

Migrando para o mundo da fotografia profissional

Por

Amanda Stringueta

Se você já está arrasando nas fotografias com o celular ou com a câmera digital compacta e agora está querendo entrar no universo das câmeras mais profissionais, se ligue nas dicas que o e-Glu vai apresentar a vocês.

Nos dias de hoje, é possível fazer lindas fotos usando um celular; porém, as câmeras profissionais ou semiprofissionais proporcionam uma autonomia e uma liberdade incomparável, sendo possível adaptá-las para variados ambientes com as configurações manuais, alcançando resultados muito mais próximos do assunto a ser fotografado.

O diferencial das câmeras profissionais

câmeras profissionais semiprofissionais amadores iniciantes

As câmeras semiprofissionais e profissionais possuem controles manuais

Existem muitas dúvidas na hora de comprar uma câmera, principalmente para os iniciantes, que não têm conhecimento sobre as diferenças de um modelo para o outro. Uma dúvida frequente é: há diferença entre a semiprofissional e a profissional? Na realidade, esses são termos utilizados para diferenciar uma profissional mais básica de uma mais completa, sendo que as duas categorias possibilitam alcançar ótimos resultados.

Com isso, existem variados preços, que vão de acordo com cada categoria e configuração. Tanto as profissionais como as semiprofissionais possuem corpo robusto, lentes intercambiáveis, visor óptico e configurações manuais, permitindo controlar, por exemplo, a sensibilidade (ISO), o obturador (velocidade), o diafragma (abertura), o balanço de branco e o ajuste de foco. Um dos grandes diferenciais das profissionais é que elas oferecem resposta e conforto mais elevados que as semiprofissionais, com um sensor maior, como os modelos full frame, que possibilitam uma maior captação de luz, entregando fotografias com maior aproveitamento de espaço.

Agora com essas dúvidas esclarecidas, o E-glu vai sugerir alguns modelos de entrada, indicados para quem é iniciante quando se trata de fotografia. Como tudo na vida, o ideal é começar do básico para depois chegar ao avançado. Conforme dito anteriormente, as câmeras de entrada, consideradas como semiprofissionais, entregam ótimas condições para se chegar a fotografias de alta qualidade.

Sugestões de Câmeras Semiprofissionais para iniciantes

As marcas mais queridinhas dos fotógrafos são a Canon e a Nikon, duas grandes fabricantes de diversos modelos e categorias de câmeras. Mas como aqui o assunto são as semiprofissionais para iniciantes, o E-glu não vai fugir do foco para não confundir ainda mais a cabeça de vocês.

Dois modelos da Canon muito indicados são a Canon EOS Rebel T5i e a Canon EOS Rebel T6. As duas possuem as configurações bem parecidas, porém, a T5i conta com recursos de usabilidade mais elevados, como a tela flip touch screen. Ambas são vendidas com a a Lente EF-S 18-55mm e compatíveis com as lentes Canon EF / EF-S. Dessa maneira, caso você sinta uma evolução e necessite de mais recursos, poderá comprar outras lentes que apresentem maiores possibilidades para o que você deseja fotografar.

canon t5i t6 câmera profissional semiprofissional

Câmeras de entrada Canon: EOS Rebel T5i e EOS Rebel T6

O diferencial da T6 é que ela estabelece conexão via Wi-Fi, assim, fica mais fácil compartilhar os cliques instantaneamente nas redes sociais. Já a T5i permite controlar o balanço de branco, que é a função que corrige a coloração das fotos para se chegar com fidelidade nas cores próximas às dos objetos e ambientes clicados sob a iluminação ideal. No caso da T6, esse recurso é automático, sem a opção de configuração. As duas possuem visor óptico e resolução de vídeo Full HD. Outras diferenças estão no ISO (sensibilidade), já que a T5i possui 100-12 800 (extensível até ISO 25 600), e a T6 100-6400, além do disparo contínuo da T5i, que é um pouco mais avançado, com 5fps, contra o disparo contínuo de 3fps da T6. Essa função permite tirar rapidamente várias fotos em sequência, ideal para fotografar esportes.

Conforme citado, a T5i possui alguns recursos superiores que a T6 em relação à usabilidade e alguns controles, mas as duas são ótimas câmeras para se iniciar na fotografia.

Outra famosa marca queridinha dos fotógrafos é a Nikon. São variados modelos encontrados no mercado, para todos os tipos de gostos e necessidades. Dois modelos de entrada, também indicados para amadores, são a Câmera Nikon D3400 e a Nikon D5300.

Câmera Nikon D3400 D5300

Câmeras de entrada Nikon: D3400 e D5300

As duas câmeras também são vendidas com a lente do kit 18-55mm, que é uma versão básica. Ambas gravam vídeos FULL HD, possuem disparo contínuo de 5fps e o ISO (sensibilidade) é 100-25600. O diferencial da Nikon D5300 é a conexão Wi-Fi e a tela móvel.

Bom, esses são alguns modelos de entrada da Canon e Nikon. Não importa qual será sua escolha, com qualquer uma delas você conseguirá praticar bastante, e poderá configurar manualmente o diafragma, o obturador e o ISO, que são os princípios básicos para se chegar à fotografia ideal. Com a prática e a experiência, a evolução acontece gradativamente. O importante é não desistir e sair clicando tudo o que desejar, sem medo de errar, afinal, o mundo das câmeras digitais permite essas tentativas, sem a necessidade de revelar as fotos para enxergar o resultado. Isso facilita muito, não é mesmo?

Outra alternativa: câmeras Superzoom

Os modelos citados acima são câmeras com lentes intercambiáveis e, aos poucos, a necessidade da compra de acessórios vai aparecendo, e os gastos também. Se você está procurando uma câmera que se aproxime do nível profissional, mas não pensa em ter muitos gastos com lentes, existem os modelos conhecidos como Superzoom. São câmeras com um zoom óptico bastante amplo, que permitem fotografar à longa distância, sem precisar trocar as lentes. É claro que com as lentes intercambiáveis as possibilidades e qualidade são maiores e melhores. Porém, se o intuito aqui não for profissional, a Superzoom resolve os seus problemas tranquilamente.

Câmeras Superzoom Fujifilm FinePix S4800 Sony DSC-H400 Canon PowerShot SX540HS

Câmeras Superzoom: Fujifilm FinePix S4800 / Sony DSC-H400 / Canon PowerShot SX540HS

A Câmera Canon PowerShot SX540HS, por exemplo, oferece um zoom óptico 50x. A Sony DSC-H400 conta com zoom óptico incrível de 63x e a mais básica Fujifilm FinePix S4800 tem o zoom óptico de 30x.

Os modelos superzoom também são ideais para quem está querendo aprender a manusear câmeras profissionais, os recursos são menores, mas, para o início, são perfeitas, principalmente para entender os controles manuais básicos.

Enfim, agora que você conheceu alguns modelos de câmeras de entrada, escolha a sua e entre para esse mágico mundo da fotografia.

E não se esqueça: a arte de fotografar é mais que especial, pois, além de desvendar a beleza das imagens utilizando a luz, a fotografia possibilita expressar os seus sentimentos e olhares, eternizando os melhores momentos da sua vida e de quem estiver ao alcance dos seus cliques.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página