Por uma vida mais LEGO™

Por uma vida mais LEGO®: Como tudo começou

Conheça a história e as novidades da empresa de bloquinhos mais amada do mundo!

FLAGRA: Pinguim relaxando na LEGOLAND

Lego é um dos brinquedos mais divertidos e populares em todo o mundo – e que até hoje encanta crianças e adultos de todas as idades com seu formato criativo.

A empresa, que começou na oficina de um marceneiro dinamarquês, completou 80 anos em 2012 com uma animação que conta como toda essa história começou:

Criada em 1932, pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen, a empresa hoje está presente em mais de 130 países. O nome “Lego” vem da junção das palavras “leg godt”, que em dinamarquês significam “brincar bem”.

Ole Kirk Christiansen - O fundador da LEGO

As primeiras peças eram feitas manualmente de madeira, peça por peça – até o fim da década de 40, quando os primeiros blocos encaixáveis de plástico injetado começaram a ser comercializados.

E, segundo o Departamento de Matemática da Universidade de Copenhagen, para seis blocos de 2×4 pinos existem 915 milhões de possibilidades de combinação. Ou seja: não importa o tamanho da criatividade de quem brinca, a diversão não tem limites!

Para você ter uma ideia, quatro mil crianças usaram mais de 50 mil peças de Lego para construir uma torre com cerca de 31,9 metros de altura em Seul, na Coreia do Sul, para comemorar os 80 anos da empresa. Ela superou a última torre, que havia sido construída na França, que tinha 31,6 metros de altura e entrou para o Livro dos Recordes.

O que começou como um simples brinquedo hoje tem diversas atrações e linhas inspiradas em cenas do cotidiano, obras de arte, projetos arquitetônicos, filmes, games e tem até parques temáticos.

Lego da vida real

A Legoland na Califórnia

O famoso brinquedo ganhou seu primeiro parque temático em 1968, na mesma cidade que o viu nascer: Billund, na Dinamarca. O parque foi construído com mais de 55 milhões de peças, que formam estruturas diversas, esculturas e outras figuras. Tudo isso atraiu até hoje mais de 30 milhões de visitantes de todo o mundo desde a sua inauguração.

Existem ainda mais cinco parques em todo o mundo: em Windsor, ao norte de Londres; em Nusajaya, próximo à Singapura, Malásia; em Carlsbad (Califórnia, EUA); em Winter Haven, próximo à Orlando (Flórida, EUA);  e em Ginzburg, na Baviera alemã. Dentre as diversas atrações dos parques, as réplicas de grandes obras arquitetônicas – como a Torre de Pisa, o Big Ben e a Golden Gate Bridge de São Francisco, entre outros, fazem um grande sucesso. Tudo isso acabou se tornando uma nova linha de produtos, a Lego Architecture.

Brincadeira de gente grande!

Mas as famosas pecinhas vão além de divertir: elas também se transformam em obras de arte. Prova são as peças do artista Nathan Sawaya, que recria obras famosas usando apenas peças de Lego – foram 4.332 peças para recriar “O Pensador”, de Auguste Rodin e mais 4.573 para construir sua versão de Mona Lisa. Tanto trabalho compensa: o resultado é idêntico ao original, à moda LEGO é claro =D.

Conheça um pouco mais do trabalho do incrível artista Nathan Sawaya:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além de tudo isso, tem mais uma novidade para os fãs: as pecinhas coloridas estarão nas telas de cinema! Dos mesmos diretores de “Tá Chovendo Hamburguer”, a animação conta as aventuras de Emmet, um bonequinho comum que é confundido com um MasterBuilder – um grande construtor de estruturas Lego. A partir daí ele recebe a missão de evitar que um grande vilão destrua o mundo de LEGO. “Uma Aventura LEGO” (LEGO: The Movie) está com estreia prevista para fevereiro de 2014 e contará com as vozes de Will Ferrell, Elizabeth Banks, Liam Neeson, Morgan Freeman, entre outros.

Confira o trailer:

Escolha um Lego para chamar de seu

A criatividade da Lego vai muito além das milhões de combinações que podemos fazer com os blocos. Sua linha de produtos oferece diversão tanto para crianças quanto para adultos e até colecionadores.

Existem produtos inspirados em desenhos infantis – como Bob Esponja e a animação “Carros”; passa pelo cinema com “Senhor dos Anéis”, “Star Wars” e “Tartaruga Ninja”, entre outros; para os fãs dos gibis, com as séries sobre Super Heróis e vai até os games, com um especial do já conhecido Minecraft.

E chegando mais próximo da vida real, existe a linha LEGO City. Voltada para crianças de cinco a 12 anos, os brinquedos permitem recriar cenas do dia a dia – além de se transformarem em conjuntos decorativos e colecionáveis.

A coleção Lego City

Dentro da linha Lego City você encontra Bombeiros, Polícia (de Elite e Florestal), Porto, Construção, Guarda Costeira, Aeroporto de Carga e muito mais – todas as cenas da rotina de qualquer cidade. Os conjuntos da linha contam ainda com veículos, como carros, caminhões, aviões e helicópteros, que movimentam as brincadeiras e tornam a experiência ainda mais lúdica e divertida.

Agora é só escolher e se jogar no mundo Lego de pura alegria!

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página