Peppa Pig: personagens, bonecos, jogos e muito mais | Blog eGlu

O mundo cor-de-rosa da Peppa Pig

Por

Karina Domingues

peppa pig personagens george desenho familia

Família Pig

Quem tem filhos, sobrinhos ou afilhados pequenos certamente já ouviu falar da PeppaPig, não é mesmo? Sucesso no universo infantil, a porquinha mais famosa do mundo, encanta e diverte a criançada com suas aventuras.

O desenho foi criado em Londres, na Inglaterra, pelos amigos Neville Astley, Phil Daves e Mark Baker. A intenção era produzir uma série que pudesse ser vista também pelos pais, pois as histórias seriam baseadas na vida cotidiana da família Pig. Na criação da personagem Peppa, eles decidiram usar uma porca por ser tratar de um animal mais simples, que não desperta a preocupação com raça ou classe social. Além disso, optaram por uma personagem feminina, devido às poucas protagonistas em programas infantis na ocasião.

A série britânica estreou em 2004 e foi distribuída para diversos países pela E1 Kids e dublado em vários idiomas. O desenho começou a ser exibido no Brasil, por meio do canal a cabo Discovery Kids, em 2011, e desde 2015, pela TV aberta, na TV Cultura.

A animação conta com 54 episódios e mostra a história de uma porquinha cor-de-rosa que vive com sua família e amigos numa cidade fictícia. A criação é marcada por um design bem simplificado, semelhante aos traços feitos por crianças em seus desenhos. Os episódios mostram o cotidiano familiar da PeppaPig e o convívio com os demais personagens em aventuras incríveis.

Essa contextualização certamente cria uma identificação com o dia a dia das crianças, pois a porquinha também vai ao colégio, faz passeios com a família, brinca com os amiguinhos, entre outras atividades, como aprender a andar de bicicleta, por exemplo. Com certeza muitos papais e mamães vão se identificar com a cena do vídeo abaixo.

A animação tem forte influência no desenvolvimento infantil, por utilizar a linguagem lúdica e revelar muita familiaridade com o universo da garotada. E os brinquedos também são grandes aliados no processo de aprendizagem. Falando nisso, a linha de bonecos da turma da Peppa é incrível! Eles vêm com as roupinhas iguais às usadas pelos personagens do desenho e são feitos com materiais super-resistentes. As crianças poderão assistir aos episódios e reproduzir as historinhas em casa! Um ótimo incentivo para estimular a criatividade da criançada.

E se o seu filho ou filha dão trabalho na hora de comer, a Peppa vai te ajudar! Para dar um estímulo para garotada ter uma alimentação mais saudável, conheça a Maleta Chef da PeppaPig e a Table Top Cozinha Multikids. Com a sua ajuda, os pequeninos vão se aventurar no mundo da culinária. Os produtos são confeccionados com materiais resistentes e atóxicos, contam com vários acessórios diferentes que vão inspirar os mini chefs de cozinha.

Conheça um Pouco mais a Família Peppa

A família Pig é muito parecida com a maioria das famílias. A Peppa tem um irmãozinho, o nome dele é George. Ele é o mais novo e ama brincar com ela e com seu brinquedo preferido: o dinossauro.

O patrono da família, Papai Pig, é muito alegre, sempre está sorrindo e se diverte muito com Peppa e George. Afinal, qual pai não gosta de brincar com as crianças? Ele também gosta de ler jornal e tem um apetite arrasador! Sim, Papai Pig come bastante! Alguém aí se identificou?

desenho peppa pig vídeo peppa george

Passeio de carro da família Pig

Já a Mamãe Pig gosta de pular nas poças de lamas! Nada a ver com o cotidiano das mamães da vida real. Apesar de que essa seria ótima opção para aliviar a pressão do dia a dia… rs. Ela também trabalha em casa, no computador e permite, às vezes, que os porquinhos a ajude. Qualquer semelhança talvez não seja mera coincidência!

Para completar a alegria da família, os avós maternos, vovô e vovó Pig, são umas figuras. A vovó é muito alegre e calma; o vovô é agricultor e vive ensinando Peppa e George a lidarem com a terra e respeitarem a natureza, além de gostar muito de navegar.

E os seus filhos? Também gostam da companhia dos avós? Com certeza né? Os netinhos sempre recebem muito carinho, e os bons velhinhos sempre têm muitas lições de vida para passar.

 

Peppa e seus amigos!

desenho peppa pig personagens turma

Turminha da Peppa

Os amigos de Peppa são vários tipos de mamíferos, a maioria tem a mesma idade da porquinha e irmãos na mesma faixa etária de George. Fazem parte da turma Delphine, asno que mora na França; Fred Raposo, que tem um ótimo olfato; Kylie Canguru; Zoe, a zebra que tem duas irmãs gêmeas Zaza e Zuzu; Emily, a elefanta que tem um irmãozinho pequeno. Entre outros superamigos!

Enfim, é um universo parecido com o vivenciado por crianças em fase pré-escolar, com muitas novidades, amiguinhos da escola e vizinhança, priminhos, que juntos brincam e se divertem de montão!

E para garantir que a brincadeira dos pequenos com os amiguinhos fique mais divertida, uma opção para os maiorzinhos é o Patinete PeppaPig da Multibrink. Com ele, as crianças vão queimar muita energia e se aventurar com a porquinha. Ele ajuda a vencer medos, treina o equilíbrio e a coordenação motora. Conta com base mais larga e três rodinhas, que mantêm a estabilidade necessária para que a brincadeira seja segura e muito divertida.

Com riqueza de cores e histórias repetitivas, algo comum em animações infantis, o desenho da Peppa tem forma simples e mensagem direta, com o poder de “hipnotizar” a criançada por meio das músicas, das características dos personagens e, especialmente, pela presença da voz do narrador, que fica sempre descrevendo as cenas. Pode perguntar para qualquer mamãe se a Peppa já não a salvou algum dia e silenciou o bebê, deixando-o quietinho enquanto estava atento ao desenho animado!

Talvez você se pergunte o motivo das repetições, mas na verdade isso se faz necessário para a construção da subjetividade infantil, além disso, contribui no desenvolvimento cognitivo da garotada!

O que a porquinha tem?

porquinha rosa peppa pig personagem

PeppaPig, sucesso no universo infantil

Por se tratar de uma personagem sem superpoderes ou inovações tecnológicas, retratada com traços semelhantes aos desenhos feitos por uma criança, Peppa Pig envolve-se em aventuras nas quais estão presentes histórias similares às da realidade da criançada, criando forte identificação.

A animação foi premiada duas vezes com o BAFTA (Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão) de melhor animação em 2005 e 2012 para crianças em idade pré-escolar.

porquinha rosa peppa pig personagem premio bafta animação

Melhor animação de 2005 e 2012

Quem não quer ter a porquinha mais sapeca e divertida da TV bem pertinho? Os produtos da PeppaPig não ficam para trás no sucesso mundial que a animação alcançou. Com todo o sucesso de Peppa Pig, foi produzida uma infinidade de itens e linhas de produtos, que variam de brinquedos, materiais escolares, vestuário até roupas de cama e banho, entre outras opções. Confira em nosso site a diversidade de itens da PeppaPig!

Rosadinha e divertida? É a PeppaPig!

 

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página