Bicicletas Infantis e Infantojuvenis | Blog eGlu

Pedalar também é brincar

Por

Karina Domingues

crianças pedalar bicicleta turma brincadeira

Pedalar também faz parte da infância

Nos últimos tempos, papais e mamães enfrentam diversos desafios para educar, conduzir e lidar com as crianças. Essa nova geração mal sabe o que é “brincar na rua”, ralar o joelho, entre outras brincadeiras que marcaram a infância dos pais.

As crianças estão cada vez mais conectadas às telinhas do smartphone, tablet, computador, videogames e TV. A interação social diminui cada vez mais, e o lazer geralmente ocorre no ambiente on-line. Por isso, incentivar a garotada a fazer atividades físicas não é uma tarefa tão fácil como se imagina. E, para tirá-las do mundo virtual, é preciso criatividade.

criança tecnologia celular smarphone internet tablet

Crianças high-tech, sempre conectadas.

Uma ótima maneira para estimular a garotada a se exercitar e, ao mesmo tempo, se divertir, é oferecer uma bela bicicleta, para garantir momentos emocionantes de lazer e pura diversão.

Bike: amiga da saúde da criançada

Andar de bicicleta, além de ser muito divertido, traz diversos benefícios à saúde física e emocional das crianças. O ciclismo é uma atividade aeróbica, que proporciona, entre outros ganhos, os seguintes benefícios para o corpo:

• Desenvolve e estimula a coordenação motora e o equilíbrio;
• Melhora as articulações, tonificando principalmente os músculos dos membros inferiores;
• Aumenta o desempenho do sistema circulatório, favorecendo o fluxo de sangue;
• Fortalece o sistema imunológico, aumentando a capacidade respiratória;
• Previne dor nas costas;
• Fortifica os ossos, potencializando a resistência física;
• Combate a obesidade infantil, reduzindo a gordura corporal;

criança turminha andar bicicleta bike criançada

Muitas aventuras de bike com a turma!

Além desses benefícios físicos, pedalar desenvolve de forma saudável a parte cognitiva e afetiva dos pequenos. Nesse sentido, podem ser destacados os seguintes benefícios:

• Confere uma sensação de autonomia e liberdade à criança;
• Estimula a atenção, favorecendo o desenvolvimento intelectual;
• Desenvolve valores sociais, como companheirismo, respeito, tolerância, solidariedade;
• Incentiva o sentimento de superação, segurança e confiança;
• Aumenta a autoestima;
• Proporciona o convívio social e pessoal;
• Reduz a ansiedade e o estresse;
• Gera uma consciência ecológica. Ao andar de bicicleta, as crianças aprendem a utilizá-la como meio de transporte e a respeitar a natureza.

Quando encorajadas a pedalar, as crianças brincam de maneira saudável e desenvolvem bons hábitos que evitam uma série de problemas à saúde.

familia bike criança bebê bicicleta passeio

Passear em família de bike é incrível!

E a melhor maneira de incentivar os pequenos a embarcarem nessa nova aventura é incluindo os pais na brincadeira! Momentos incríveis poderão ser vividos quando pais e filhos pedalam juntos, até mesmo com bebês, que poderão contar com acessórios especiais para garantir passeios especiais com a família. Um exemplo disso são as cadeirinhas para bicicletas, que proporcionam um trajeto seguro e confortável para o bebê.

A primeira “magrela” a gente nunca esquece!

A escolha da primeira bicicleta para as crianças é muito importante. São diversas opções, modelos e temas que deixam todos confusos na hora da compra. Porém, a dúvida de muitos pais é: qual é a melhor bicicleta infantil para meu filho (a)?

Fique tranquilo! Confira algumas dicas que vão facilitar a escolha na hora de comprar aquela “magrela” incrível para a meninada.

Bicicletas de aro 12 a 16, normalmente equipadas com rodinhas auxiliares, são os modelos indicados para o lazer do público infantil.Para os pequeninos que estão começando a dar as primeiras pedaladas, as rodinhas são essenciais até eles se acostumarem com a bike e desenvolverem o equilíbrio. E lembre-se: retire as rodinhas depois que a criança obter a firmeza e o equilíbrio necessários para conduzir a bicicleta, cada uma terá um tempo diferente.

Já os modelos de aro 20 e 24 são bicicletas infanto-juvenis e atendem outra faixa etária, a que já se livrou das rodinhas e possuem equilíbrio. As bicicletas de aro 26 e superiores são indicadas para adultos e classificadas entre bikes de lazer, mountain bikes e speed. Com as indicações da tabela abaixo, fica mais fácil selecionar a bicicleta ideal para as crianças.

infografico bike bicicletas aro

Tabela com indicações de aro

Bicicletas com aro 12 são recomendadas para crianças entre 3 e 5 anos. Uma excelente opção para surpreender os pequenos é a Bicicleta Infantil Venden Rock. Ela possui um design irado, suporte para squeeze de água e rodinhas laterais, que garantem a estabilidade necessária para auxiliar durante as primeiras pedaladas.

Já as bikes com aro 16 são ideais para crianças de 5 até 7 anos. A clássica Bicicleta Caloi Ceci continua encantando gerações.

bike infantil criança bicicleta crianças turminha passeio

Pedalar promove companheirismo entre as crianças!

Agora, se seus filhos têm entre 7 e 9 anos, a melhor opção são as bicicletas com aro 20. Com um visual arrojado, a Bicicleta Monark BMX Ranger é perfeita para a garotada que curte esportes radicais.

E, para garantir muita diversão, conforto e segurança para aquele passeio incrível da turminha entre 9 e 12 anos, as bicicletas com aro 24 são ideais. A Caloi Ceci com 21 marchas garante um percurso confortável em subidas e terrenos irregulares. Todos vão amar a cestinha frontal, perfeita para colocar objetos pessoais.

Segurança na hora de pedalar é imprescindível

Descobrimos que andar de bicicleta, além de proporcionar muita diversão, garante muitos benefícios tanto no âmbito motor e cognitivo quanto no desenvolvimento afetivo e social. Mas, para garantir que a brincadeira seja divertida, todo cuidado é pouco, e a utilização de acessórios de proteção é fundamental para tornar o passeio seguro. Itens, como capacete, cotoveleiras, joelheiras e os devidos calçados, garantem pedaladas mais protegidas e repletas de emoção.

bike criança bicicleta itens segurança capacete joelheira

Itens de segurança garantem um passeio seguro e divertido!

E lembre-se: aproveite as férias da criançada para curtir um belo passeio de bike no parque, na praia ou até mesmo no sítio. Assim, você e seus filhos terão outras formas de diversão que, além de proporcionar muita alegria, geram benefícios à saúde e bons hábitos.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página