Ficar sentado por longos períodos faz mal à saúde; veja como evitar os riscos - E-glu

Ficar sentado por longos períodos faz mal à saúde; veja como evitar os riscos

Por

Isaura Naffin

Evite Ficar Sentado Longos Períodos

Ficar sentado por longo período é prejudicial à sua saúde – Disponibilizado por Free-Photos no https://pixabay.com/

Se você trabalha em um escritório ou em home office, provavelmente passa grande parte do seu dia sentado diante da tela do computador. Isso, porém, não é nada saudável: estudos indicam que ficar muito tempo na cadeira aumenta as chances de desenvolver doenças do coração, diabetes e até mesmo câncer.

No texto de hoje, o E-glu vai dar algumas sugestões do que fazer para diminuir os riscos. Fique atento!

Faça algumas tarefas em pé!

Tudo que é em excesso faz mal! Isso se aplica até ao ato de ficar sentando. Situação muito comum para pessoas que trabalham em frente ao computador o dia inteiro.

Você trabalha em prédio e sobe os andares pelo elevador? Esqueça isso! Chegue um pouco mais cedo e suba pelas escadas convencionais. Se o escritório estiver em andares mais elevados, desça pelo menos 3 andares usando a escada, isso já vai fazer um diferencial na sua rotina.

Na hora do almoço, não use o carro ou ônibus para se deslocar em percursos rápidos, prefira ir caminhando e aproveite para conversar com os colegas de trabalho. Pause no meio da manhã e da tarde para um cafezinho e bate-papo de 10 minutos.

Levante para esticar os músculos!

Levante-se pelo menos 1 vez a cada hora de trabalho. Ande até a mesa da amiga, vá até o bebedouro encher a garrafinha com água e, ao utilizar o telefone, fique em pé.

Cada pessoa deve avaliar o tipo de trabalho exercido, adaptando para que possa passar alguns minutinhos em pé, sempre que puder, colaborando assim com o bom andamento da saúde e evitando o aparecimento de diversas doenças.

Atenda Telefone Levantada

Levanta-se para atender o telefone – Disponibilizado por nastya_gepp no https://pixabay.com/

Lembre-se de fazer exercícios laborais!

Separe 15 minutos para fazer ginástica laboral, você vai sentir os resultados de imediato. Os exercícios fortalecem e dão flexibilidade à musculatura, evitando lesões futuras, isso se forem realizados diariamente.

Faça a elevação de membros inferiores, junte os pés e eleve o corpo até ficar na ponta dos pés. Na elevação de membros superiores, mantenha os pés unidos, entrelace os dedos e eleve os braços acima da cabeça, alongando a região da coluna. Conte até 20 segundos e volte a posição inicial, faça essa repetição 5 vezes nos 2 exercícios.

Exercícios Durante  Expediente Trabalho

Faça alguns exercícios durante expediente de trabalho – Disponibilizado por rawpixel no https://pixabay.com/

A dica é que você mude seus hábitos, então pode programar notificações no celular para se lembrar, colocar avisos no post-it que fica bem visível na sua mesa ou criar situações para que se levante automaticamente, como manter a garrafa de água com menos líquido, forçando ir buscá-la mais vezes.

As empresas também podem fazer a sua parte, investindo em mesas com ajuste de altura, corredores mais largos e contar com varandas e refeitórios, assim as pessoas se motivam a caminhar. Vale também ter uma área de lazer, com mesas de pingue-pongue ou outra atividade que incentive a movimentação. Movimente-se!

Exercícios que pode fazer enquanto estiver sentado:

1- Estique as pernas para frente e tente pegar as pontas dos pés com as mãos, alongando a coluna;
2- Estenda o braço direito em direção ao lado esquerdo, o máximo que conseguir, então segure com a mão esquerda a dobra do seu cotovelo;
3- Deixe a coluna reta e encostada na cadeira, depois vire o pescoço de um lado para o outro, tudo de forma lenta;
4- Apoie a mão sobre a mesa, deixando os braços esticados e mantendo o tronco reto, repare que as orelhas devem ficar entre os braços;
5- Mexa cada dedo da mão com cuidado, você deve estender, flexionar, abrir e fechar;
6- Sentada, coloque as pontas dos pés no piso, ficando alguns segundos assim, forçando a musculatura das pernas.

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