Com o Smartwatch o pulso ainda pulsa

Por

Edegar Pereira

Estamos na era em que precisamos, cada vez mais, ficar conectados ao mundo digital. Saindo direto dos filmes de ficção à realidade, alguns irão se lembrar dos Jetsons, desenho animado lançado em 1962 que retratava o dia a dia de uma família no futuro. O fato é que esse futuro chegou. O Smartwatch, por exemplo, é um acessório que traz funções muito mais complexas do que um simples relógio, permitindo nos conectar com as pessoas, ter acesso imediato a informações e ainda nos ajuda a monitorar melhor nossa saúde.

smartwatch relógio inteligente conexão mundo digital

Conexão ao mundo digital

Hoje, podemos encontrar vários modelos de grandes marcas, como Samsung, Apple, LG, Garmin, Xiaomi, Huawei, entre outras. Seus recursos vão das mais diversas funcionalidades, desde aceitar ou recusar uma chamada de voz sem sequer precisar tocar na tela do relógio, até medir a quantidade de calorias gastas em uma atividade física. Os Smartwatches podem, inclusive, ajudar na prevenção de doenças.

Esses dispositivos estão cada vez mais populares em nosso dia a dia, com modelos que combinam design sofisticado com tecnologia de ponta, a fim de proporcionar aos usuários a melhor experiência em relação a tecnologia vestível. Há modelos de Smartwatches para todos os perfis, do estilo tradicional aos mais aventureiros, trazendo o melhor custo-benefício para seus consumidores. A seguir, falaremos de alguns aparelhos disponíveis no mercado e destacaremos suas principais funcionalidades, pois aqui é tudo direto ao Ponto!

Experiência de saúde que está em seu pulso

A Samsung conta com uma diversificada linha de Smartwatches para atender seu enorme público. Destacamos os modelos Galaxy Watch3, Gear S3 Frontier ou Classic e o Galaxy Active2, que, em comum, possuem a versatilidade, alta tecnologia e design, possibilitando o uso tanto na academia quanto em uma reunião de negócios. O Galaxy Watch3 traz aprimoradas funções esportivas para diversos estilos de treino. Ele também será um importante aliado para sua saúde, pois, com o aplicativo Samsung Health, você terá acesso a dezenas de ferramentas que permitem o acompanhamento não apenas de sua condição física, mas também do seu bem-estar.

smartwatch relógio inteligente saúde pulso

Tecnologia para uma vida saudável

Para quem busca por um modelo mais robusto e design mais agressivo, o Gear S3 Frontier é uma boa pedida. Já o Gear S3 Classic tem um estilo mais elegante, porém, ambos os aparelhos permitem enviar mensagens, aceitar ou recusar uma chamada de voz e até gravar uma mensagem de voz e convertê-la rapidamente em texto ou áudio. O que também é legal no Gear S3 é o encaixe de 22 milímetros de suas pulseiras, esse é o padrão universal, amplamente utilizado no segmento de relojoaria e que permite mudar a pulseira e ajustar ao estilo de cada perfil de consumidor.

O Galaxy Watch Active2 oferece uma tela touch grande e borda reduzida, garantindo mais espaço para você ver o que realmente precisa. Possui versões com conexão Bluetooth ou LTE e várias opções de aplicativos para baixar e monitorar sua saúde física e mental diretamente do pulso, além de ajudar em seu dia a dia, permitindo visualizar mídias sociais, receber notificações e chamadas, dentre outras.

Apple Watch para uma vida saudável

A Apple também conta com vários modelos, porém, nem todos chegam a ser lançados por aqui. Alguns deles para os brasileiros são: Apple Watch Series 3, Series 6 e SE. Todos possuem os principais recursos para a manutenção da boa forma e saúde, como notificações de frequência e ritmo cardíaco. Umas das diferenças básicas entre eles é a conectividade. O Apple Watch Series 3 não tem conexão com o celular, enquanto que o Watch SE e Series 3, modelos mais avançados, permitem que você faça ligações, envie mensagens, ouça músicas e muito mais, usando apenas seu Apple Watch.

smartwatch relógio inteligente parceiro treinos

Apple Watch seu parceiro nos treinos

Xiaomi chega arrasando

Marca recente no mercado brasileiro, a Xiaomi também oferece modelos bastante atrativos em relação ao custo-benefício e traz smartwatches com ótimos recursos. É o caso do Mi Watch Lite! Como outros modelos já citados, ele possui monitoramento da frequência cardíaca 24 horas por dia, detecção e monitoramento do sono, contagem de passos, timers, cronômetro e alarmes, mas o seu sistema duplo de posicionamento por satélite é um grande diferencial. Perfeito para atividades como corrida ao ar livre, ciclismo, trekking ou trilhas, o Mi Watch Lite é capaz de se posicionar de forma precisa e reconhecer a sua trajetória, velocidade, distância percorrida e até calorias consumidas. Em sua tela colorida de 1.4 polegadas é possível controlar suas músicas, ver ligações, mensagens e notificações.

smartwatch relógio inteligente celular pulso

Smartwatch: o seu celular no pulso

Entenda suas necessidades

Com tantas marcas e modelos disponível no mercado, não é nada fácil escolher. Portanto, a dica para decidir sobre o modelo ideal para você é ter em mente qual a sua necessidade. Lembre-se que um relógio inteligente possui sistema operacional, sendo importante verificar se ele é compatível com o sistema do seu smartphone, pois, o funcionamento de muitas funções dependerá da conexão entre os dois dispositivos.

smartwatch relógio inteligente mundo digital

Um mundo digital de possibilidades

Smartwatch ou Smartband?

Para quem não quer investir em um Smartwatch, uma boa opção são as Smartbands. Porém, vale destacar que, apesar de serem semelhantes, não são a mesma coisa. A começar pela aparência! Enquanto o Smartwatch tem o design parecido com um relógio comum, a Smartband se parece bem mais com uma pulseira.

smartwatch relógio inteligente smartband dúvida

Diferença entre Smartwatch x Smartband

E as diferenças não param por aí. Ainda que uma Smartband possua funções de um relógio tradicional (hora, despertador, cronômetro), sua principal característica está no monitoramento de saúde e atividades físicas. Alguns modelos contam com funções que permitem ver na tela mensagens de texto, chamadas e notificações, mas, para isso, o smartphone e smartband precisam estar sempre conectados, diferente do Smartwatch, que não depende exclusivamente da conexão com o smartphone para realizar algumas de suas funções.

Resumindo: a Smartband é como se fosse seu personal trainer de pulso, auxiliando em sua rotina diária com diferentes modos de treino, a fim de manter um ritmo saudável para o seu corpo e mente. Já o Smartwatch é o seu celular no pulso, com todas as suas funcionalidades + os recursos para o monitoramento da saúde, bem-estar e prática de atividade física.

Veja Também

Comentários

Mais Acessados

curta nossa página